Círculo

Conheça o efeito vagonite e sua adaptação para o crochê

Postado por: Círculo em 18/10/2017 Categorias: Artesanato, blog, Bordado, Círculo na TV, Crochê, Data Comemorativa, Decoração, Dicas, Ideias e Inspirações, Internet, Natal, Receitas, Vídeo Aula, Vídeos

Se você é fã de bordado certamente conhece o tradicional efeito vagonite. Esse estilo lembra um pouco o ponto-cruz e os desenhos são geralmente feitos em forma geométrica. A técnica é muito utilizada para embelezar toalhas e panos e também é possível reproduzir o método usando fitas de cetim.

colagem vagonite

Mas, é claro que a imaginação dos artesãos não iria parar por aí e a técnica ganhou uma adaptação para o crochê. Enquanto alguns adotaram o mesmo nome do efeito do bordado, outros preferem de chamar de “falso vagonite”, por se tratarem de técnicas bem diferentes. No crochê, o efeito trata-se de trabalhar os pontos sobre um motivo já crochetado, normalmente utilizando diferentes cores para destacar o detalhe, como você pode observar nas imagens abaixo:

colagem croche

Que tal experimentar esse efeito adaptado para o crochê e confeccionar lindas peças? Separamos duas inspirações para te ajudar. Clique na imagem para conferir a receita completa:

tapete rosa

O Tapete Magia mescla a leveza do tom neutro do Barroco Natural com uma pitada de cor e emoção do Barroco Multicolor. A escolha dos tons deu ainda mais destaque ao efeito do falso vagonite, em uma peça que fica ótima em quase todos os cômodos.

jogo banheiro

Esse jogo de peças vai deixar seu banheiro muito mais colorido e enfeitado. O conjunto também foi confeccionado com Barro Natural e Barroco Multicolor. Não é à toa que essa família de fios é tão popular e queridinha dos artesãos.

Para você ir entrando no espírito do Natal, trazemos essa vídeo-aula onde o artesão Neddy Ghusmam ensina a confeccionar um lindo caminho de mesa natalino com efeito do falso vagonite, usando Barroco Maxcolor e Barroco Maxcolor Brilho Ouro:

Compartilhe suas criações pela #semprecirculo

Comentários
Identifique-se nos campos abaixo para fazer o seu comentário, ou então clique no botão ao lado para efetuar seu login e comentar usando a sua conta do clube círculo.
Logar no clube círculo



Ivenise Gomes Nunes Dos Santos
15/11/2017

Gostaria muito de conhecer a fábrica.


Círculo
16/11/2017

Oi, Ivenise. Tudo bem? Ficaremos felizes em receber você na nossa fábrica. Envie um e-mail para informe@circulo.com.br manifestando seu interesse e nós iremos te dar um retorno para agendar a data. Abraço!


política de privacidade - © círculo 2017 - tag