Círculo

Renovação: a nova onda de bordado em bastidores

Postado por: Círculo em 23/05/2017 Categorias: Artesanato, Bordado, Decoração, Dicas, Ideias e Inspirações, Tendência

A moda artesanal, como a moda em geral, é cíclica. Uma técnica pode cair em desuso por algum tempo e voltar renovada anos depois. Este é o caso do bordado de bastidores. Ele existe há décadas e, entre idas e vindas, já adotou diversas estéticas diferentes. O tecido estendido sobre bastidor, seja ele liso ou para ponto cruz, abre milhões de possibilidades a serem exploradas e o resultado depende não somente da habilidade do artesão, mas também da sua criatividade.

Inspirações bordado

Nessa nova onda dos bastidores, percebe-se a preferência pelo bordado livre. Tecidos estampados como base, mistura de pontos, aquarela, aplicações no bordado: tudo é válido no momento da criação. As linhas produzidas pela Círculo especialmente para o bordado são a Maxi Mouline e a Aquarelle, porém é possível ousar e incluir outros fios para criar peças com efeitos diferentes. Use a sua imaginação!

        

 

As peças de decoração podem marcar momentos importantes para os moradores da casa, como a comemoração de um aniversário de casamento ou a chegada de um bebê, por exemplo.      

 

Frases e imagens de empoderamento feminino também fazem parte da criação das bordadeiras, que mostram que é possível usar o artesanato como meio de expressar posicionamentos políticos.  

     

O bordado livre possibilita que toda a área do bastidor seja preenchida. Desta forma, atividades cotidianas e cenários completos podem ser retratados com linha e agulha.

     

Das flores clássicas com detalhes delicados a uma bela composição surrealista: todo o tipo de ideia e arte cabe em um bastidor.

     

O Clube do Bordado conta com uma série de vídeos no Youtube, onde ensinam diferentes pontos do bordado livre em bastidores. Assista a essa playlist que foi feita em parceria com a Círculo e confira algumas das dicas dadas pelas bordadeiras. Inspire-se e invista no bordado de bastidores para decorar sua casa, confeccionar presentes ou ganhar uma renda extra.

Compartilhe suas criações com a gente através da #semprecirculo

Comentários
Identifique-se nos campos abaixo para fazer o seu comentário, ou então clique no botão ao lado para efetuar seu login e comentar usando a sua conta do clube círculo.
Logar no clube círculo



denize claro
09/06/2017

Amo bordar e tenho visto nas redes sociais bordados livres maravilhosos,parabéns a Circulo por essa matéria amei ,espero que foquem muito no bordado livre.


política de privacidade - © círculo 2017 - tag