Pesquisa

Clube Círculo

Por favor, insira seu e-mail abaixo e enviaremos uma nova senha.
Os campos em vermelho são de preenchimento obrigatório!

Receitas


Material:

1 novelo 400g Barroco Maxcolor 8001 (branco) e 6394 (lilás)

1 novelo 400g Barroco Multicolor 9587 (mescla de branco e lilás)

1 novelo Barroco Multicolor Brilho Ouro 9563 (mescla de roxo e lilás)

Agulha para crochê 4 mm.

 

Tamanho: 148 X 60 cm

Pontos usados:

Correntinha (corr); ponto baixo (p.b.); ponto baixíssimo (p.bxmo); ponto alto (p.a.); ponto palito ( nacarr de ida montar os pontos sobre a agulha e na carr de volta tirar de 2 em 2); 3 pontos palitos tirados juntos.

 

Execução:

 Embora a técnica utilizada seja de crochê tunisiano, trabalha-se com a agulha de crochê.

Com o Maxcolor lilás faça 102corr (101 de base + 1 de virada) e 1 p.b. na 2ª corr a contar da agulha. Trabalhe 1 triângulo na lateral direita, 8 quadrados e mais 1 triângulo na lateral esquerda conforme segue:

Triângulo Lateral direita - De agora em diante faça carr de ida montando os pontos sobre a agulha e  carr de volta tirando de 2 em 2 fios: passe a agulha embaixo do fio do p.b. que está mais próximo da agulha e busque o fio que está passando sobre o dedo indicador mantendo os 2 fios sobre a agulha; entre com a agulha na próxima corr de base e busque novamente o fio (carr de ida) – observe que tem 3  fios sobre a agulha; pegue nova laçada e passe dentro de 2 fios que estão sobre a agulha, pegue outra laçada e retire os últimos 2 fios da agulha (carr de volta).

2ª carr: recomece a montagem dos pontos na agulha – passe a agulha embaixo do fio que está mais próximo da agulha, passe embaixo do fio seguinte e passe a agulha dentro da próxima corr de base (ficaram 4 fios na agulha); volte a carr retirando de 2 em 2.

Alguns fios começam a se destacar na vertical do trabalho e é embaixo destes que se deve entrar com a agulha.

Continue assim e na 5ª carr terá 7 fios sobre a agulha na carr de ida. Volte tirando de 2 em 2 e faça 1 carr de p.bxmo até na corr de base seguinte. Os próximos motivos serão quadrados.

Quadrados- Monte 7 fios sobre a agulha, introduzindo a agulha nas próximas 6 corr de base; volte tirando de 2 em 2. Observe os fios verticais em destaque. É embaixo deles que se entra com a agulha na nova carr de ida – nos quadrados ignore o fio que está mais próximo da agulha; comece a partir do 2º e pegue os fios até na corr seguinte. Nos quadrados, em todas as carr de ida terá 7 fios sobre a agulha. Depois de tirar todos os fios da 5ª carr volte com p.bxmo até na corr de base seguinte e recomece novo quadrado.

Faça 6 quadrados (total) nesta carr e termine com 1 triângulo no lado esquerdo desse modo:

Triângulo Lateral esquerda: monte os 7 pontos sobre a agulha, assim como no quadrado e retire de 2 em 2. Como não tem mais corr de base, em cada carr terá menos 1 fio sobre a agulha. Trabalhe desse modo até ficar com apenas 1 fio na agulha. Corte e arremate o fio.

Trabalhe a próxima carr com o Maxcolor branco e estacarr será toda de quadrados. Comece a montagem dos fios sobre os p.bxmos do triângulo direito, introduzindo a agulha embaixo das corr (não no fio vertical) e o último fio a ser montado será na corr da lateral do quadrado. Nas demais carr de ida a montagem é feita no fio vertical.

Nesta carr serão formados 7 quadrados. No final, corte e arremate o fio.

Trabalhe com o Multicolor lilás claro 1 triângulo no lado direito da peça, iniciando sobreo triângulo lilás escuro e junto com o 1º ponto branco: faça 1 corr e 1 p.b. neste lugar – no p.b. puxe a laçada retirando os fios da agulha e trabalhe o triângulo lilás claro como o escuro, usando as corr da lateral do quadrado como base.

Repita a sequência de cores (lilás escuro/branco/lilás claro/ branco) e carr com e sem triângulos até completar 14carrlilás escuro.

Triângulos de finalização da peça: com o fio branco monte 7 fios sobre a agulha e volte retirando de 2 em 2 até ficar com 3 fios sobre a agulha. Retire estes últimos 3 fios de uma só vez. Monte 6 fios sobre a agulha, retire de 2 em 2 até sobrar 3; retire os 3 juntos. Continue assim até ficar com apenas 3 fios na carr de ida e retire todos de 1 só vez; volte com 2 p.bxmos  e recomece novo triângulo.

Depois de finalizar a peça neste lado, volte ao início e faça os mesmos triângulos de finalização na base do tapete (também com o fio branco).

Passe as voltas de acabamento.

 

 

Artesã: Heloisa Mazzoni

Categoria:

Decoração

Técnica:

Crochê Tunisiano

Tipo:

Tapetes