Pesquisa

Clube Círculo

Por favor, insira seu e-mail abaixo e enviaremos uma nova senha.
Os campos em vermelho são de preenchimento obrigatório!

Receitas


Material:

Fio Círculo Mais Bebê (100g), 2 novelos  na cor 541 (azul); Fio Círculo Cléa (500m), 1 novelo de cada nas cores: 2137 (azul) e 8001 (branco); Agulha para crochê 3mm; Agulhas para tricô Círculo nº 2mm; Agulha para tapeçaria de 16mm;  4 pompons prontos (2x2cm); 1 retrós de látex; 4 botões no formato de joaninha na cor azul (1x1cm);  80cm de fita de cetim dupla face nº 0 na cor azul; 35cm de elástico com 0,5cm de largura; Papel vegetal; Lápis; Tesoura

Abreviaturas - Crochê - Corr. – correntinha, p.bx. – ponto baixíssimo, p.b. – ponto baixo,  p.a. – ponto alto, ponto caranguejo – é o ponto baixo trabalhado da esquerda para a direita, leque – 2 pontos altos, 2 correntinhas, 2 pontos altos, pontos fantasia A  e B – acompanhar os diagramas 1 e 3, casa de botões - acompanhar o diagrama 2.  

Tricô - p.: ponto, m.: meia, t.: tricô, ag.: agulha, tric.: tricote, laç..: laçada, p.j.: ponto junto,  trab..: trabalhe, carr.: carreira, rep.: repita, aum.: aumente,  v.: vez ou vezes. Pontos utilizados:  Cordões de tricô: todas as carr. em m. ou em t.; Passa-fitas: *1 laç., 2 p.j.m.*, rep. de *a*;

Amostra tricô – Um quadrado de 5cm em p.m., na ag. de tricô nº 2mm = 17p. x 20 carr.

Execução: 

Transfira os moldes para o papel vegetal para usar como referência na execução da peça.

Casaco - inicie a peça pela barra  executando frentes e costas de uma só vez. Com o fio Mais Bebê na cor azul e agulha de crochê de 3mm, inicie a peça com um cordão de 84 correntinhas,  trabalhe sobre este cordão acompanhando o diagrama 1 e os pontos de repetições. Á 12 cm de comprimento desde o inicio trabalhe frentes e costas separadamente. Na parte da frente esquerda para formar o decote à 15cm de comprimento arremate do lado do decote a cada carreira 2 pontos (7 v.). À 22cm de comprimento desde o inicio arremate o fio. Faça a frente direita da mesma maneira invertendo o lado do arremate para formar o decote.  Reserve a peça. Manga- inicie a peça pelo punho com o fio Mais Bebê na cor azul e agulha de crochê de 3mm, inicie a peça com um cordão de 28 correntinhas,  trabalhe sobre este cordão acompanhando o diagrama 1 e os pontos de repetições. A partir da 2ª carreira aumente de cada lado da manga a cada 2 carreiras 1 ponto (7 v.). À 14cm de comprimento desde o inicio arremate o fio. Faça a outra manga igual e reserve-as. Montagem e acabamento – use a ag. de tapeçaria  e o fio Mais Bebê na cor azul e costure os ombros (7cm), feche as mangas e costure-as ao redor das cavas. Retorne para o fio Mais Bebê na cor azul e agulha de crochê de 3mm e trabalhe ao redor da barra, pala das frentes direita e esquerda, decote e punhos faça 3 carreiras de ponto baixo. Na pala direita trabalhe acompanhando o diagrama 2 e o ponto de repetição para formar as casas de botões. Finalize a peça com uma carreira de ponto caranguejo. Trabalhe em carreiras circulares e feche cada carreira com 1 ponto baixíssimo. Na pala esquerda pregue o botões.

Calça - inicie a peça pela perna esquerda faça um cordão de 29cm em correntinhas e prossiga acompanhando o diagrama 3 e os pontos de repetições. À 26cm de comprimento desde o inicio  faça uma carreira de ponto baixo (15cm) para  formar o entremeio ao finalizar a carreira de entremeio desça com um cordão de 14cm para dar inicio à outra perna. Trabalhe em carreiras de ida e volta. À 52cm de comprimento desde o inicio arremate o fio. Acabamento e montagem - use a ag. de tapeçaria  e o fio Mais Bebê na cor azul e costure a entrepernas e parte detrás da calça. Mude para a ag. de crochê de 3mm e trab. ao redor do cós uma carr. de ponto baixo. Ao fazer este acabamento vá prendendo o elástico. Faça os punhos de cada perna da calça fazendo 3 carreiras de ponto baixo. Trabalhe em carreiras circulares e feche cada carreira com 1 ponto baixíssimo.

Sapatinho - Com o fio Cléa (duplo) na cor azul monte 49 p. na ag. de tricô nº2mm da seguinte maneira: 1ª, 3ª, 5ª e 7ª carr.: em t.; 2ª carr.: 1 m., 1 laç., 22 m., 1 laç., 1 m., 1 laç., 1 m., 1 laç., 1 m., 1 laç., 22 m., 1 laç., 1 m.;  4 ª carr.: 2 m., 1 laç., 22 m., 1 laç., 2 m., 1 laç., 3 m., 1 laç., 2 m., 1 laç., 22 m., 1 laç., 2 m.; 6 ª carr.: 3 m., 1 laç., 22 m., 1 laç., 3 m., 1 laç., 5 m., 1 laç., 3 m., 1 laç. 22 m., 1 laç., 3 m.; 8 ª carr.: 4 m., 1 laç., 22 m., 1 laç., 4 m., 1 laç., 7 m., 1 laç., 4 m., 1 laç. 22 m., 1 laç., 4 m.; 9ª carr.: 2 p.j.t., 71 t.; 10ª carr.: 72 m.; 11ª, 15ª e 19ª carr.: * no 1º p. fazer (1 m., 1 t., 1 m.), 3 p.j.t.*, rep. de *a* ; 12ª, 14ª, 16ª, 18ª e 20ª carr.: em t.; 13ª e 17ª carr.: *3 p.j.t.,  no 1º p. fazer (1 m., 1 t., 1 m.); 3 p.j. no p. seguinte (1 m., 1 t., 1 m.)*, rep. de *a*. Peito do pé – dividir 30 p. para a lateral direita, 12 p. para o peito do pé e 30 p. para a lateral esquerda. Mude para o fio Cléa (duplo) branco e tric.sobre os 13 p. centrais em cordões de tricô da 21ª até a 35ª carr., sempre pegando de cada lado dos 30 p. laterais esquerda e direita no inicio e final de cada carr. (1 p.)., até restarem na ag. 42 p.. Na 36ª carr. com o fio Cléa na branco tric. uma carr. de passa fitas. Finalize o sapatinho fazendo 4 cordões de tricô, 1º e 3º cordões com o fio Cléa na cor azul, 2º e 4º cordões com o fio Cléa branco. Arremate todos os p. da ag. Detalhe branco na borda do sapatinho – use o fio Cléa (duplo) branco no direito do sapatinho na 8ª carr., levante na ag. de tricô 72 p., tric. em ponto meia por 6 carr. Arremate todos os p. da ag. Montagem e acabamento – use a ag. de tapearia e o látex e passe um alinhavo na borda do sapatinho. Mude para o fio Cléa na cor azul e costure a sola  e calcanhar do sapatinho. No calcanhar costure o detalhe branco com  fio Cléa branco. Transpasse a fita de cetim no passa-fitas.  Prenda dois pompons no centro do sapatinho. Faça o outro sapatinho igual.

Artesã: Vilma Maurer

Categoria:

Moda Infantil e Bebê

Técnica:

Tricô

Tipo:

Casacos