: : : para nossos 80 anos

Blog

18 de julho de 2019 |

5 MINUTOS DE LEITURA

Agulha é tudo igual? Conheça as diferenças

Que todas as agulhas são uma parte importante do trabalho com artes manuais, isso com certeza você já sabe. Agora, quais serão as diferenças entre um tipo de agulha e outra?

 

Continue a leitura de nosso post para descobrir.

 

Tipos de agulha

 

Comprida? Curta? De Bambu? De Plástico? Essas questões com certeza já passaram pela sua cabeça se você é artesão.

 

O mais importante a destacar neste momento do nosso post é que não há regras! Isso mesmo. Cada artesão tem um gosto particular por um determinado tamanho de agulha, assim como pelo material com o qual ela é feita.

 

Há uma infinidade de opções no mercado e, só trabalhando com elas para saber a qual você irá se adaptar mais.

 

Materiais de cada agulha

 

Apesar de não parecer, o material com o qual uma agulha é feita influencia, e muito, no resultado do trabalho. Veja os tipos mais comuns e escolha o que for melhor para você.

 

Acrílico

 

São bem parecidas com as de plástico, mas, costumam ser um pouco mais caras porque são fabricadas de modo que ficam mais bonitas e coloridas. Assim como as de plástico, costumam cansar menos as mãos.

 

Bambu

 

Uma opção diferenciada disponível no mercado, essas agulhas são duráveis e muito bonitas. Não agarram o fio demais, e nem deixam que ele escorregue, deixando o ponto no lugar. Vale a pena fazer o teste se você é iniciante.

 

diferenças-agulha

Madeira

 

São bastante parecidas com as de bambu, inclusive esteticamente. A única grande diferença é que elas são um pouquinho mais delicadas.

 

Metal

 

São muito resistentes, duráveis e escorregadias. Indicadas para trabalhos mais leves, em que as tramas possam ser um pouco mais abertas. Não é todo mundo que gosta de trabalhar com agulhas desse material, mas os mais experientes costumam preferir, pois os pontos escorregam com mais facilidade.

Plástico

 

Costumam ser as mais comuns, baratas e possuem bastante aderência ao fio, o que evita que ele deslize pela agulha. Duram muito!

 

diferenças-agulha

Tamanhos

 

Geralmente, as agulhas têm um padrão de cores que estão relacionadas ao seu tamanho. Os tamanhos são medidos em milímetros, e costumam variar de 0,5 mm a 15 mm.

 

Quando você compra um novelo, é bem comum que ele indique no rótulo as melhores agulhas que devem ser utilizadas. Sempre uma de número menor, e outra de número maior.

 

Quanto menor o número da agulha, menor e mais justinho ficará o ponto. Quanto maior a agulha, mais largo ficará o ponto, e mais elástica será a sua peça.

 

Por isso, até mesmo neste caso, em que há indicação de tamanho pelo fabricante da linha, vai também do gosto pessoal do artesão utilizar determinado tamanho de agulha ou não.

 

Projetos grandes geralmente são trabalhados com agulhas mais compridas, que permitem um livre manuseio da linha na agulha, sem “aperto”, enquanto trabalho menores podem ser feitos com agulhas menores também. Neste caso, a relação é bastante proporcional.

 

Para arrematar

 

Resumindo, cada agulha possui um tamanho diferente, que vai influenciar na sua peça final, se ela será mais justa ou mais larga, e se a trama será mais tensa ou não.

 

Já o material da agulha é um grande influenciador da velocidade com que a sua peça ficará pronta. Levando em conta que você poderá se sentir mais confortável com determinado material e, com isso, tricotar ou crochetar melhor ou mais rápido.

 

O material por si só também pode ser um facilitador da execução de seu trabalho, se você já for mais experiente. É o caso das agulhas de metal por exemplo, que fazem os fios deslizarem.

 

Porém, para descobrir qual é o seu tipo e ter uma agulha para chamar de sua, você deve praticar e treinar um pouco com cada tipo, sempre que for possível.

 

Assim, vai ser possível manter um padrão, se for o seu desejo, ou alterar esse padrão para algo diferenciado, se for de sua vontade também.

 

Utilize a #

 

Você consegue encontrar nossas agulhas em armarinhos e lojas on-line de todo o Brasil. Dê uma olhada em nosso site, e conheça nossos modelos.

 

Experimente produzir o mesmo trabalho com agulhas de materiais e tamanhos diferentes. E lembre-se: compartilhe suas criações com a gente usando a #semprecirculo!

 

Até a próxima!

Acesse agora

Organize e encontre de forma fácil todas as suas receitas favoritas

Primeiro acesso?

Ainda não tem uma conta no nosso site?
Digite seu email e crie uma agora mesmo.

Acesse sua conta

Perdeu a senha?

Preencha seus dados para finalizar o cadastro:

Quais assuntos você tem mais interesse?*





« Fazer login