: : : para nossos 80 anos

Blog

09 de abril de 2019 |

3 MINUTOS DE LEITURA

Crochê Tunisiano: conheça a riqueza da técnica

Muitas vezes, conseguimos identificar de longe com que técnica uma peça foi confeccionada, só de olhar para ela. Assim acontece com o crochê Tunisiano. Também conhecido como crochê Afegão, ele é um pouco mais complexo do que o crochê comum e exige bastante técnica e atenção do artesão.

A agulha

Bastante parecida com o tricô, a técnica de Crochê Tunisiano requer até uma agulha diferente, chamada de agulha afegã. Ela é bem comprida, e tem um ganchinho nas pontas, como no caso das agulhas tradicionais de crochê. A agulha afegã leva vários pontos presos a ela ao invés de um só, como no crochê tradicional. crochê tunisiano

A técnica

No Crochê Tunisiano as carreiras são compostas de duas partes: linha de ida, e linha de volta. Você deve fazer voltas com toda a carreira na agulha. Quando terminar uma linha, ao invés de virar o trabalho, você deve iniciar uma nova linha de volta. A carreira de ida é feita da direita para a esquerda, e a de volta, da esquerda para a direita. Os pontos do Crochê Tunisiano são diferentes, mais fechados, e o resultado é sempre uma peça com pontos mais grossos (em relação aos demais pontos do crochê comum), o que facilita a formação de uma espécie de relevo na peça. crochê tunisiano Existem vários pontos na técnica, os mais usados são o Ponto Alto Duplo, o Ponto Palito e o Ponto Simples Tunisiano. A peça criada com o Crochê Tunisiano é menos elástica do que o crochê comum e também mais grossa, por isso, acaba sendo mais rápida de ser produzida. Essa técnica é superadequada para tapetes, cobertores e malhas de inverno.

Inspire-se!

Para você se inspirar e começar a criar suas peças em Crochê Tunisiano, que tal um lindo tapete para trazer mais charme aos ambientes de sua casa? Experimente criar vários modelos com diversas cores! A receita para confeccionar esta peça está em nosso site. Clique em cima da imagem para ser redirecionado à seção de receitas do site da Círculo. crochê tunisiano Se você gostou do tapete na cor azul que também está neste post, veja o vídeo do passo a passo comandado pela artesã Luciana Ponzo em nosso canal do Youtube:

Utilize a #

Compartilhe suas criações em Crochê Tunisiano com a gente. Lembre-se de utilizar a #semprecirculo.

Acesse agora

Organize e encontre de forma fácil todas as suas receitas favoritas

Primeiro acesso?

Ainda não tem uma conta no nosso site?
Digite seu email e crie uma agora mesmo.

Acesse sua conta

Perdeu a senha?

Preencha seus dados para finalizar o cadastro:

Quais assuntos você tem mais interesse?*





« Fazer login