: : : para nossos 80 anos

Blog

20 de agosto de 2020 |

11 MINUTOS DE LEITURA

Higienização de novelos e peças: saiba como fazer!

A higienização de novelos e peças feitas à mão são questões que sempre motivam muitas discussões, já que muitos ainda têm dúvidas, sejam artesãos iniciantes ou consumidores de peças handmade.

 

Lavar à mão? Na máquina? Sabão neutro? Água morna? Secar no varal? Pendurar no cabide? Pode passar? Essas são apenas algumas das perguntas que a maior parte das pessoas têm. Vamos procurar esclarecer todas elas no post de hoje.

 

Higienização de novelos

 

Diante do período em que estamos vivendo, no qual é muito importante higienizar as nossas mãos adotar o uso constante do álcool em gel, também é essencial garantir a limpeza de tudo o que colocamos dentro de casa, inclusive, novelos para criações de peças em crochê e tricô.

 

Dicas de quem entende do assunto

 

A artesã Bruna Szpisjak, do Time de Artesãos da Círculo, além de ser expert em crochê, também guarda muitos novelos em casa e tem algumas dicas para conservar todos eles muito bem:

 

1 – Quando chegar do armarinho, ou receber sua encomenda em casa, higienize todas as embalagens, passando um pano umedecido com álcool líquido 70%.

 

2 – Mantenha o fio dentro da embalagem até que precise utilizá-lo.

 

3 – Limpe também o seu armário, ou local em que for guardar os novelos.

 

4 – Quando for usar um novelo, mantenha a embalagem plástica. Fure-a e retire o fio do meio do novelo para tecer. A embalagem protege seu novelo da poeira e traças.

 

5 – Caso o seu novelo não venha em nenhuma embalagem, envolva-o em um saquinho plástico higienizado ou sacolinha de TNT.

 

6 – Evite guardar novelos em ambientes úmidos, já que eles costumam ser propícios para o surgimento de mofo e fungos.

 

7 – Não coloque seus novelos para “tomar um Sol”. A exposição contínua e direta ao Sol faz com que a linha perca cor nas partes expostas e cria trechos desbotados que nenhum artesão deseja ter em sua peça.

 

8 – Utilize produtos antimofo. Existem no mercado alguns produtos que evitam o mofo em roupas. Essa é uma ótima opção para deixar próximo de seus novelos.

 

Ah, se você comprar um novelo individual, que não vem em embalagem plástica, pode fazer o seguinte antes de usar: borrife nele, de longe, álcool 70% e deixe-o separado de um dia para o outro, para eliminar qualquer vírus ou bactéria, caso haja.

 

Gostou das dicas? Elas, com certeza, são muito importantes para a conservação de seus fios, sejam eles de algodão ou acrílico. Mas nosso post ainda não acabou!

 

Depois de utilizar seu fio e criar uma linda peça, chegou a hora de aprender como lavá-la para mantê-la linda por muito mais tempo.

 

Lavagem de peças handmade

 

Muitas vezes, a lavagem da roupa handmade contribui mais para o seu desgaste do que o próprio uso. Por questão de pressa ou praticidade, podemos esquecer de tomar alguns cuidados essenciais e, ao invés de evitar, contribuímos para o maltrato de uma linda peça.

 

Por isso, temos algumas dicas importantes que podem te ajudar a ficar mais atento no momento da lavagem. Atenção:

 

1 – Prefira lavagens manuais

Higienizar suas roupas artesanais à mão é a melhor forma de garantir que elas vão durar mais tempo. Até mesmo o modo mais delicado da máquina de lavar pode prejudicar as fibras do fio e distorcer o modelo de sua peça. Mas, lembre-se: não deixe de molho e nem torça. Lave delicadamente, enxágue, esprema o excesso de água com delicadeza e coloque para secar.

 

2 – Não pendure no varal

Estenda as peças sobre toalhas em mesas ou varais de chão, caso contrário elas podem esticar demais no varal convencional e ficarem distorcidas. Não use prendedores de roupa, eles vão deixar marcas.

 

3 – Evite deixar secar ao Sol

O Sol irá desbotar suas peças e danificar as fibras delas. Por isso, além de não pendurar, você deve deixá-las secar à sombra. Isso vale também para as secadoras de roupas: evite.

 

4 – Use água fria

Essa talvez seja uma dica um pouco óbvia, já que a água que sai da torneira e a que é usada na máquina de lavar são frias. Mas, caso pense em esquentar água para lavar sua peça handmade, já vá desistindo dessa ideia. A água até 40 graus, no máximo morna, é a ideal para as lavagens. Mais quente do que isso, pode fazer com que sua peça encolha e perca o brilho. Principalmente, as feitas com acrílico.

 

5 – Utilize sabão neutro

Você pode pensar que o sabão em pó mais cheiroso é a melhor opção para suas peças. Mas ele é considerado agressivo para as fibras delicadas do crochê e do tricô. Por isso, nada melhor do que o sabão neutro para lavá-las perfeitamente e garantir durabilidade por muito tempo. Também não use alvejantes, tá?

 

6 – Cuidado na hora de passar

Se precisar passar suas roupas, muito cuidado. Use o ferro nas temperaturas mais baixas, no máximo 110 graus. Coloque um pano em cima da peça, pode ser um pano de prato mesmo. Só evite colocar o ferro em contato com os fios, isso pode estragar as fibras da sua roupa e ela pode ficar esticada demais.

 

7 – Não use cabides

Peças feitas à mão não devem ser penduradas em cabides, mesmo depois de secas. Os pontos ficarão distendidos, e sua peça deformada. Deixe-as dobradinhas em alguma gaveta ou prateleira.

 

8 – Se for armazenar, proteja

Caso tenha uma encomenda que vá guardar por um tempo antes de entregar ou, na chegada do fim do inverno, quando você vai precisar guardar suas peças mais quentes por muito tempo, deixe-as protegidas de poeira e com todas as fibras preservadas. Para fazer isso, você pode envolvê-las em papel de seda.

 

9 – Sempre guarde roupas limpas

Algumas pessoas têm o hábito de lavar suas roupas a cada uso, outras não. Usam até sentir que a peça realmente está suja e precisa ser lavada. Porém, cuidado, evite guardar peças sujas no guarda-roupas. Dessa forma, pode fazer com que possíveis sujeiras e eventuais peças fiquem fixadas nas fibras do fio. E aí, mesmo quando você lavar sua roupa, ela não ficará completamente limpa.

 

Fios naturais

linha natural higienização de novelos e peças

 

Você sabe que nós temos uma linha de fios naturais, né?

 

Esses fios, 100% algodão, têm a mesma qualidade dos fios comuns, mas são produzidos de forma ecológica.

 

A família natural da Círculo possui os fios Charme, Anne, Cléa, Cléa 5 e Barroco Natural e Barroco Natural Brilho 4/4.

 

Todos os fios são de algodão cru, não tingido e nem alvejado. Isso significa que o processo de fabricação economiza água, produtos químicos, energia e torna a quantidade de resíduos da produção praticamente inexistente. Além de fazer bem ao meio ambiente, os fios naturais proporcionam um lindo resultado às peças confeccionadas, seja em moda ou decoração.

 

Higienização de novelos e peças com fios naturais

 

Para fazer a higienização de novelos e peças feitos com fios naturais, você não precisa se preocupar em seguir nenhum protocolo especial, baste seguir as dicas que nós acabamos de te passar no tópico acima.

 

Fique atento somente aos fios da linha Barroco Natural. Nas primeiras lavagens, eles podem soltar resíduos, mas isso é perfeitamente normal. Essa situação acontece porque ele não passa por processos químicos em sua produção.

 

Cartilha Dicas de Lavação para Peças Artesanais

 

Para complementar ainda mais essas informações, temos um material bem legal que você pode baixar gratuitamente de nosso site e conferir ainda mais dicas.

 

É só clicar na imagem abaixo e aproveitar!

 

cartilha dicas de lavação para peças artesanais higienização de novelos e peças

Onde encontrar produtos para criar suas peças?

 

Nós temos diversos acessórios e fios lindos para você criar todos os seus trabalhos handmade e começar a vender ou presentear agora mesmo! Você encontra tudo nos melhores armarinhos e lojas on-line do Brasil.

 

Lembre-se de fazer a higienização de novelos e peças da forma como aprendeu neste post!

 

Ah, algumas lojas estão realizando serviços de entrega, verifique se é o caso da sua cidade. Se não for, opte pelas lojas on-line! Você escolhe e compra da sua casa e recebe todo o material em segurança, sem precisar sair.

 

Utilize a #semprecirculo!

 

Agora, você já sabe como fazer a higienização de novelos e peças. Então, chegou a hora de colocar todas as dicas em prática.

 

Sempre que finalizar suas criações utilizando nossos produtos, compartilhe o resultado com a gente nas redes sociais! É só publicar suas fotos no Facebook ou no Instagram com a #semprecirculo!

 

Gostou das dicas? Conte pra nós aqui nos comentários!

 

Até a próxima!

Acesse agora

Organize e encontre de forma fácil todas as suas receitas favoritas

Primeiro acesso?

Ainda não tem uma conta no nosso site?
Digite seu email e crie uma agora mesmo.

Acesse sua conta

Perdeu a senha?

Preencha seus dados para finalizar o cadastro:

Quais assuntos você tem mais interesse?*





« Fazer login