É arte, é história, é feito à mão! Saiba a importância da técnica que carrega fãs por todo o mundo!
Para começar responda a seguinte pergunta: o que o crochê significa para você? Enquanto você pensa, veja as respostas dos artesãos do nosso time:
Simone Eleotério
Renata Vieira
Cláudia Maria
Luana Jaworski
Cintia Nicolau
Mateus Moraes
Bruna Szpisjak
Cláudia Stolf
Vitória Quintal
Neddy Ghusman
Elá Camarena
Oscar Menezes
Cristina Luriko
Marie Castro
Viu? Acima, podemos observar algumas palavras de nossos artesãos que definiram o significado do crochê em suas vidas. Afinal, uma arte que ultrapassa fronteiras e gerações só poderia ter um lugar muito especial no coração de cada um, não é mesmo?
Dessa forma, não temos dúvidas que a técnica é amada aqui e no mundo inteiro! Mas, você já se perguntou o porquê da sua importância no universo do artesanato, ou qual foi a sua origem?
Confira tudo isso, no post de hoje, que preparamos em homenagem ao Dia Mundial do Crochê!
Antes de mais nada, saiba que a palavra Crochê vêm do francês “croc”, que significa gancho. Alguns historiadores, apostam que o crochê existe desde a pré-história e foi desenvolvida no século 16.
Porém, também há indícios que o crochê existia para o vestuário masculino, sendo usado para caça e pesca, e acredita-se que a técnica era feita apenas com os dedos.
A partir de 1800, a arte ganhou espaço, por conta da francesa Riego de La Branchardiere, que desenhou padrões que podiam ser facilmente copiados e também publicou um livro para que as pessoas pudessem reproduzir seus desenhos.
Ainda em sua origem, a técnica era realizada por pessoas mais simples, gerando certa desvalorização, pois o crochê era uma forma mais barata de recriar as rendas e bilros, que eram itens de alta classe, muito caros e luxuosos.
Foi só quando a rainha Vitória, da Inglaterra, passou a comprar as peças e também aprendeu a produzi-las, que o crochê ganhou o mundo, transformando a visão das pessoas e elevando seu grau de elegância.
Com a chegada da Revolução Francesa, a arte passou de vez a ser difundida para a nobreza, tornando-se um passatempo e abraçando toda a elite da época.
Na Irlanda, o crochê conquistou um espaço marcante durante a Grande Fome, quando a população vivia em condições precárias de vida e pouco trabalho, pois não se podia mais plantar devido à doença das batatas. O que resultou em milhares de pessoas morrendo de fome.
Dessa forma, a propagação da técnica foi a grande salvação de diversas famílias. O sustento vinha através do “crochetar”, realizado por homens, mulheres e crianças.
Até mesmo escolas foram criadas e professores foram treinados para ensinar a arte por toda a Irlanda.
Curiosamente, a técnica era chamada de crochê irlandês, mas foi criada na Inglaterra.
A artesã que criou, porém, era francesa e se inspirou nos crochês da Espanha.
A importância do crochê
O fazer manual nunca foi tão presente na vida das pessoas. Hoje, os estilos abraçam ainda mais o crochê e a arte volta a ser tendência devido ao destaque nas passarelas e sua presença marcante nas decorações de casa.
Desde 2017 a 2019, o crochê esteve em alta, mas a partir do aumento pelas práticas manuais durante o período de pandemia, a técnica ganhou uma notoriedade jamais vista antes. De forma que se tornou uma técnica contemporânea e moderna.
Além disso, se transformou em renda extra ou fonte de renda para muitas pessoas. Artesãos Brasil afora abrilhantam o universo handmade dando vida a peças espetaculares.
Compondo looks versáteis com a qualidade de fios que entregam maior durabilidade ao guarda-roupas, o crochê dá vida a peças lindas e únicas. Passeando pela moda feminina, masculina e infantil, a arte dá um show de beleza em cada ponto. Confira as peças a seguir, inspire-se e faça você mesmo. Basta clicar na foto para ser direcionado a página com o passo a passo completo.
Apostar em peças com a arte do crochê pode agregar modernidade, charme e beleza a qualquer ambiente da casa. São inúmeras as opções, desde as almofadas na sala até as peseiras no quarto. A verdade é que as peças em crochê podem realçar, destacar e abraçar muito bem a decoração, casando perfeitamente com qualquer estilo. Além de serem ótimas para passarem a sensação de conforto e bem-estar aos cômodos.
Confira alguns exemplos que deixamos abaixo:
Ficou inspirado para colocar em prática as receitas que viu aqui neste post? Nós temos os materiais certos para isso! Além dos fios para estruturar seus projetos, temos também outros acessórios incríveis para te ajudar na confecção de lindas peças! Encontre tudo nos melhores armarinhos e lojas on-line do Brasil! Pegue seus fios e agulhas e divirta-se dando vida as suas peças favoritas!
Agora que você já sabe a importância do crochê na moda e na decoração, é hora de escolher sua receita favorita e começar a confeccionar! Lembre-se: assim que finalizar suas peças, compartilhe com a gente nas redes sociais!
É só publicar suas fotos no Facebook ou no Instagram com a #semprecirculo.
Nós amamos acompanhar de pertinho tudo o que você faz! Por último, mas não menos importante, conta pra gente: o que o crochê significa para você? Comente aqui embaixo! Até a próxima!
Confira o E-book Summer 22 e leve mais autenticidade e beleza para o seu guarda-roupa. São 5 receitas incríveis para vestir-se do feito à mão em grande estilo!
Leia maisConheça as tendências da maior mostra de arquitetura das américas!
Leia maisO produto, que já era sucesso, agora oferece ainda mais possibilidades para soltar a imaginação e criar peças únicas. Confira!
Leia maisExercícios de alongamentos para as mãos são muito importantes para quem trabalha com artesanato, sabia? Confira a entrevista com a nossa médica do trabalho e descubra como se cuidar!
Leia mais