A tendência do feito à mão está mais forte do que nunca e deve ser predominante em lojas de decoração. Veja quais itens aproveitar para a sua casa!
Os ambientes que habitamos podem ser mais personalizados com peças feitas à mão. Elas expressam melhor as práticas e a história de uma cultura e são capazes de gerar cenários únicos. E, em uma boa
loja de decoração, é possível encontrar muitos itens nessa linha. É que os comerciantes perceberam que os clientes buscam por coisas diferentes. Eles querem adquirir produtos autênticos e que sejam produzidos considerando o meio ambiente e processos sustentáveis. Isso fez com que artigos handmade tivessem mais espaço nas prateleiras das lojas. Quer conhecer alguns exemplos e ideias de como usá-los dentro de casa? Então, leia o texto a seguir.
Loja de decoração com peças handmade: conheça os diferentes estilos!
Boho chic
A primeira opção de decoração que você pode compor com peças feitas à mão adquiridas em lojas de decoração é a decoração em estilo boho chic. Mas o que é isso? É um modelo de composição de ambientes que tem como base a vida boêmia, nômade e livre. É a mistura de influências de vários estilos. E no fim das contas, acaba criando cenários de grande personalidade, únicos e bastante inusitados. Difícil não se apaixonar! Algo que não pode faltar nas decorações boho são os artigos com bastante textura. Isso inclui peças com tramado de cordas, como o macramê. Também capas de almofadas e tapetes bordados com bastante cor, em estampas bem marcantes. E até mesmo aquelas plaquetas personalizadas com tintas ou bastidores bordados formando mensagens positivas para a vida, numa pegada mais hippie, por exemplo.
Vintage
O estilo vintage faz referência aos tempos mais antigos, especialmente os anos entre 1910 e 1930. Decorações modernas montadas sob este conceito costumam ser mais sóbrias e delicadas, parecendo um tanto quanto envelhecidas. Combina demais com o estilo peças de visual mais clássico e em tons de marrom, verde-escuro e bege. E é nos brechós onde você encontrará mais facilmente itens assim, como trabalhos em crochê e fitas.
Retrô
A tendência da decoração retrô também é baseada no passado. Porém, ela faz mais referência à moda dos anos 1940 a 1970. Utiliza elementos em cores mais vivas, muita textura e traços mais dinâmicos, que criam ambientes mais alegres e cheios de movimento. E, mais uma vez, combina usar itens feitos ou customizados à mão. Por exemplo, tapetinhos de crochê, almofadas com desenhos bordados e muito mais. Vale destacar que, recentemente, a moda anos 60 voltou com tudo. E que lá, naquela época, o design de móveis apresentava linhas arredondadas que também podem inspirar as peças criadas atualmente. Um exemplo são as bases de cadeiras e capas para bancos em maxi tricô, que também está bastante em alta na decoração de interiores nos últimos anos.
Rústico
De todos os estilos de decoração, o rústico é, talvez, o que mais valoriza os trabalhos feitos manualmente. Ele remete à vida simples no campo, matas e florestas. Por isso, agrada demais quem vive em grandes centros urbanos e deseja transformar a sua casa em um refúgio de paz e tranquilidade. Nessa linha, combinam os artigos esculpidos em madeira ou feitos de barro. E não podemos nos esquecer dos trabalhos em materiais crus, como algodão.
Escandinavo
A decoração escandinava surgiu bem distante de nós, brasileiros. Foi nos países nórdicos. Contudo, é possível adaptar soluções encontradas aqui para recriar o estilo - que possui características de minimalismo, simplicidade e funcionalidade. A ideia é criar ambientes de atmosfera tranquila, onde as pessoas possam permanecer o máximo de tempo se sentindo confortáveis. Vale apostar em peças artesanais delicadas e em cores suaves para garantir o efeito!
Romântico
Para finalizar, um modelo de decoração bem delicado, o romântico. É bastante utilizado para compor ambientes femininos e infantis. Apresenta visual suave, em tons neutros ou pastéis. E é comum que, para ambientes assim, seja utilizado - e aqui fica a nossa dica de compra - artesanato de inspiração clássica, com estampas floridas, degradês, xadrez e listrados em linhas finas. A exemplo das bandeirolas, amigurumis e outros.
Então, gostou das dicas? Use alguns dos estilos de decoração que listamos como inspiração para escolha de peças feitas à mão para a sua loja de decoração, oferecendo um estilo único para os seus clientes. Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe
Viva Decora.