1 novelo de Fio de Malha Premium – Cor: 2972 (Maré Cheia);
1 novelo de Barroco 6 (200 g) – Cor: 5583 (Verde Limão);
Agulha para crochê – nº 10,0 mm e 5,0 mm;
1 alça acrílica corrente colorida - 45 cm.
2 mosquetões redondos – Cor: 10 (Prata);
1 fecho de metal retangular prata.
Pontos utilizados: Correntinha (corr.); Ponto baixíssimo (p. bxmo.): introduza a ag., laç., puxe o p. e passe diretamente no p. da ag. Ponto baixo (p. b.): introduza a ag. laç., puxe o p. e com outra laç., rem. todos os p. Ponto canelado: 1ª carr.: em p. b. 2ª carr. e seguinte: trabalhe em p. b. pegando somente a alça de trás do p. b. da carr. anterior. Ponto de acabamento: deixe o fio no avesso do trabalho e introduza a ag. do direito para o avesso entre os p. da última carr. do trabalho, laç. o fio e puxe o p. para o direito, conserve o p. na ag., * introduza a ag. entre os dois p. seguintes, laç. o fio e puxe para a frente, rem. com o p. da ag.*. Lateral: siga o gráfico. Ponto de união: siga o gráfico.
Amostra: um quadrado de 10 cm em p. canelado com o Fio de Malha com a ag. nº 10,0 mm = 12 p. x 10 carr. Em p. b. com o fio Barroco com a ag. nº 5,0 mm = 16 p. x 15 carr.
Tamanho: Único
Execução
Bolsa – Comece pelas laterais. Com o Fio de malha, faça uma corr. de 6 p. feche em círculo e trabalhe a lateral seguindo o gráfico. Terminado o gráfico rem. e deixe à espera. Faça 2 laterais iguais. Bolsa – Com o Fio de Malha, faça uma corr. de 22 p. mais 1 corr. para virar e trabalhe em p. canelado. A 34 cm do início do trabalho rem. Com o fio Barroco trabalhe 7 carr. em p. b. ao longo de uma das bordas menores (sentido das carr.). Faça a 1ª carr. com 42 p. b. Deixe de fazer de cada lado em todas as carr.: 1 p. (7 v.), ficam 28 p. Faça o mesmo trabalho na borda do outro lado. Porém faça uma abertura (2 corr., pule 2 p. da carr. anterior e na outra carr. faça 2 p. b. na corr). Faça essa abertura na 3ª carr. no centro do trabalho.
Acabamento – Com o fio Barroco faça a união das laterais com a frente e atrás da bolsa com uma carr. do ponto de união. Faça essa união somente na base trabalhada com o Fio de malhas e a toda a volta da lateral. Costure as bordas trabalhadas com o fio Barroco. Faça a toda a volta da abertura da bolsa uma carr. em ponto de acabamento e rem. Prenda o feche na parte trabalhada com o fio Barroco (veja foto). Tire os mosquetões das pontas da correm e coloque os mosquetões pedido no material. Prenda um mosquetão de cada lado da abertura da bolsa sobre a costura das laterais do fio Barroco.
Artesã: Bruna Szpisjak