Saia com franjas:
1 passo:
Fazer um cordão de correntinhas na medida do quadril, esticar bastante e fechar com baixíssimo para trabalhar em carreiras circulares.
2 passo:
Fazer pontos altos por todas as correntinhas e fechar com baixíssimo no primeiro ponto ao final da carreira. Para a cicatriz subir mais retinha intercale 2 tipos de fechamento de carreiras:
em uma carreira faça 2 pontos altos juntos no mesmo ponto de base para iniciar, siga a carreira normalmente e finalize com ponto baixíssimo; para iniciar a próxima carreira ande
com um ponto baixíssimo para o próximo ponto de base e aí sim suba 2 correntinhas e faça ponto alto em cima de ponto alto por toda essa carreira.
Intercale essas duas carreiras até o final da saia. Faça carreiras de ponto alto em cima de ponto alto até chegar no comprimento desejado (lembrando que as franjas vão fazer a peça aumentar de 2 a 5cm de comprimento aproximadamente)
No meu caso (quadril de 100cm e altura de 1,60) eu fiz 35 carreiras de ponto ato em cima de ponto alto. Finalizadas as carreiras do comprimento da saia corte e arremate o fio.
3 passo:
Para acinturar a peça: corte um pedaço de elástico roliço da medida da sua cintura menos 15 a 20 cm. Faça um nó de tecelão nas pontas desse pedaço de elástico (formando um círculo bem menor que a medida da saia) Agora é só engatar um novo fio lá no início da peça e prender o elástico com pontos baixíssimos por todo o cós da saia.
4 passo:
Para fazer as franjas tire a medida da base da saia até o comprimento que você desejar (no meu caso fiz até o meu tornozelo).
Use duas carreias de costas uma para outra e vá ajustando a distância entre elas até dar a medida na fita métrica do comprimento escolhido. Feito isso é só pegar o Encanto Slim e dar várias voltas nas cadeiras, cortar, passar cola T6000 nas pontinhas e aplicar 3 fios juntos em cada um dos pontos da barra da saia.
Para franzir a saia basta pegar um pedaço de Encanto Slim e alinhavar os pontos da saia, franzir e dar um nó nas pontas do fio.
body com recortes
1ª carreira: Fazer 5 correntinhas e pontos altos em cada uma das
5 correntinhas.
2ª carreira: Nessa 2ª carreira faça 1 aumento em cada ponta
(totalizando 7 pontos altos ao final dessa carreira)
3ª carreira: Repita a mesma quantidade de pontos altos nessa carreira (7 pontos altos).
Ou seja, vamos intercalar uma carreira com aumentos nas pontas e outra sem aumentos até o final da cava do braço.
4ª e 5ª carreiras: Nessas carreiras teremos 9 pontos altos. (na 4ª carreira faça 1 aumento em cada ponta e na 5ª apenas refaça ponto alto em cima de ponto alto)
6ª e 7ª carreiras: Nessas carreiras teremos 11 pontos altos.
8ª e 9ª carreiras:Nessas carreiras teremos 13 pontos altos.
10 e 11ª carreiras: Nessas carreiras teremos 15 pontos altos.
12ª e 13ª carreiras: Nessas carreiras teremos 17 pontos altos.
14ª e 15ª carreiras: Nessas carreiras teremos 19 pontos altos.
16ª e 17ª carreiras: Nessas carreiras teremos 21 pontos altos.
18ª e 19ª carreiras: Nessas carreiras teremos 23 pontos altos.
20 e 21ª carreiras:Nessas carreiras teremos 25 pontos altos.
22ª e 23ª carreiras: Nessas carreiras teremos 27 pontos altos.
24ª e 25ª carreiras: Nessas carreiras teremos 29 pontos altos.
26ª e 27ª carreiras:Nessas carreiras teremos 31 pontos altos.
28ª e 29ª carreiras: Nessas carreiras teremos 33 pontos altos.
A partir de agora fica aumentos apenas de um lado e o outro segui reto (o lado reto é o da lateral do corpo e o lado do aumento é o do decote)
30 e 31ª carreiras: Nessas carreiras teremos 34 pontos altos, já que o aumento da 30 carreira será feito apenas do lado do decote)
32ª e 33ª carreiras: Nessas carreiras teremos 35 pontos altos.
34ª e 35ª carreiras: Nessas carreiras teremos 36 pontos altos.
36ª / 37ª e 38ªcarreiras: Nessas carreiras teremos 37 pontos altos.
Finalizado um dos lados da parte da frente do body, REPITA a mesma coisa para o outro lado.
Com as duas partes prontas vamos unir o meio dos decotes (os lados com mais aumentos)
Pule 18 pontos altos de cada lado e vamos trabalhar apenas no meio agora
Engate o fio no 18º ponto de um dos lados e já faça uma diminuição aí mesmo (faça um ponto baixo com dois pontos altos de base juntos e suba mais uma correntinha para formar o nosso primeiro ponto alto dessa 1ª carreira do meio do body) siga fazendo ponto alto em cima de ponto alto até chegar no meio (na junção dos decotes) faça uma diminuição no
meio e depois siga até o final onde terá mais uma diminuição (ao final dessa carreira vc deverá ter 35 pontos altos)
Faça mais 2 carreiras com diminuições apenas nas pontas (essa 2ª carreira deverá ter 33 pontos altos e a 3ª carreira deverá ter 31 pontos altos).
Nas próximas 6 carreias faça diminuições nas pontas e no meio. (4ª carr.: 28pts; 5ª carr.: 25pts; 6ª carr.: 22pts; 7ª carr.: 19pts; 8ª carr.: 16pts e na 9ª carr.: 13pts.)
REPITA O MESMO PROCESSO PARA AS COSTAS DO BODY!
Com as duas partes prontas costure as laterais retasdas cavas e costure também as alças dos ombros. Depois de finalizadas as costuras chegou a hora dos ajustes com elástico roliço.
Corte dois pedaços de elástico roliço com a medida da cava dos braços menos 6cm a 10cm.
Pegue um dos pedaço faça o nó de tecelão nas pontas para transformar em um elástico circular e prenda com pontos baixos ao redor da cava do braço do body. Faça a mesma coisa para o outro braço.
Agora vamos para os acabamentos do decote dobody. Engate o fio na parte de cima do body (no ombro) e faça 2 a 3 carreiras de pontos meio altos por toda a volta do decote tanto da frente quanto das costas, fiz algumas diminuições para ajustar o decote (5 pontos e 1 diminuição por toda a volta de uma das carreiras de acabamentos).
Para finalizar o decote, cortei mais um pedaço com a medida do decote da frente do body costurei cada ponta do elástico em cada um dos ombros da peça e fui prendendo o elástico com pontos baixos por toda a volta do decote.
Depois disso cortei e arrematei o fio.
Para finalizar a peça você tem duas opções:
1. Pegar uma hot pant cor de pele ou uma calcinha que tenha uma cor semelhante a do fio utilizado e costurar a parte da frente e das costas do body (aqueles 13 pontos finais) nas respectivas partes da frente e das costas da hot pant com agulha de costura e linha de costura invisível.
2. Costurar no meio e nas costas da própria saia para transformar em um vestido mesmo!
Fiz uma chocker de pontos altos para completar o look e é isso!!!
CONJUNTO LOLITA PRONTINHO PARA BRILHAR!!!
Artesã: Ju - Matre Crochê