3 novelos Verano – Cor: 615 (Azul-Bic);
3 novelos 6118 (Acqua);
Agulha para crochê Círculo – nº 3,0 mm;
Elástico – 65 cm de elástico redondo.
Pontos utilizados: Correntina (corr.). Ponto baixo (p. b.): introduza a ag. laç., puxe o p. e com outra laç., rem. todos os p.. Ponto alto (p. a.): laç., introduza a ag., laç., puxe o p. laç., rem., 2 p. e com outra laç., rem. todos os p.. Ponto alto em relevo avesso (p. a. em relevo): laç., introduza a ag., horizontalmente por trás do p. a. da carr. anterior, laç., puxe o p. laç., rem., 2 p. e com outra laç., rem. todos os p.. Ponto alto em relevo direito (p. a. em relevo): laç., introduza a ag., horizontalmente pela frente do p. a. da carr. anterior, laç., puxe o p. laç., rem., 2 p. e com outra laç., rem. todos os p.. Motivo das laterais: siga o gráfico. Ponto fantasia: siga o gráfico.
Amostra: Um quadrado de 10 cm em p. a. com a ag. nº 1,75mm = 24 p. x 13 carr..
Tamanho: 38
Execução: A saia é trabalhada em 4 partes, sendo 2 laterais e 2 partes centrais. Para iniciar as carr. faça 3 corr.. Lateral – Com o fio Azul-Bic, faça uma corr. de 88 p. mais 3 corr. para virar e trabalhe o motivo das laterais seguindo o gráfico, repita de * a * no sentido dos p. de cada lado da corr. 10 vezes mais a parte arredondada. Terminado o gráfico trabalhe na parte arredondada, em p. fantasia seguindo o gráfico, repita de * a * no sentido dos p. (10 v.), siga os p. em vermelho para trabalhar o p. fantasia. Faça 10 carr. iguais, trabalhe mais 3 carr. dim. os p. para 8 vezes de * a * e rem.. Parte central – Com o fio Acqua, faça uma corr. de 21 p. mais 3 corr. para virar e trabalhe em p. fantasia seguindo o gráfico, repita de * a * no sentido dos p. (3 v.), mais 1 p. de borda. Aum. de cada lado cada 4 carr.: 1 p. (10 v.). A 36 cm do início do trabalho, deixe de fazer de cada lado em cada carr.: 1 p. (10 v.). A 46 cm do início do trabalho rem.. Faça 2 partes iguais.
Acabamento: Costure as laterais nas partes centrais. Costure as duas pontas do elástico, bem firme para não soltar. Faça a toda volta do cós uma carr. em p. b., deixe entre os p. o elástico.
Artesã: Milla Vieira