EXECUÇÃO
Pontos utilizados no crochê de grampo:
Corr.: corrrentinha, p.bx.: ponto baixíssimo, p.b.: ponto baixo, p.a.: ponto alto,alças crochê de grampo (A e B) diag. 1: siga a ilustração com o números de alças para cada tira presas ao centro do grampo com p.b., bico de acabamento: siga o diag. 3, união das tiras: entrelace de de 3 em 3 alças. Ponto utilizado no tricô: m.: meia, t.: tricô, barra 1/1: siga o diag. 2.
Abreviaturas:
P.: ponto, pts.: pontos, nov.: novelo, carr.: carreira, rem.: rematar, ag.: agulha, trab.: trabalhe, tric.: tricote, diag.: diagrama, rep.: repetição, acomp.: acompanhando, comp.: comprimento.
Amostra:
10x10cm na ag. de 2,5mm = 1 tira x 23 alças.
Execução:
Transfira os moldes para o papel vegetal para usar como referência na execução da peça. Observe as setas no esquema de medidas com a indicação do sentido do trabalho.
Tiras de grampo: Com o fio Chic na cor rosê, a ag. de grampo e ag. de crochê de 2,5mm, faça para cada tira: (A - 210 alças) e (B - 105 alças), prendendo as alças no centro do grampo com p.b. para compor a peça serão necessários 15 tiras (A) e 6 tiras (B). Vestido: Para compor frente e costas da peça iniciando pela barra serão necessárias 15 tiras (A) montadas na horizontal e entrelaçadas as alças de 3 em 3. À 120cm de comp. do início, trab. frente e costas separadamente unindo 3 tiras (B) para cada lado, deixando a abertura da cava de (20cm). Com a a ag. de crochê de 2,5mm, una a última fileira das alças do decote pegando de 3 em 3 alças com carr. de p.b., dê início à gola tric. um lado de cada vez. Gola - parte das costas: Monte ao redor do decote parte das costas 52 pts. na ag. de tricô de 3,0mm, e tric. em p. de barra 1/1 acomp. o diag. 2 e os pts. de rep. por (5cm), rem. todos os pts.. Gola - parte da frente: Igual à das costas. Mude para a ag. de tapeçaria e feche as laterais da gola unindo frente e costas (5cm). Bico de acabamento: Retorne para a ag. de crochê de 2,5mm, e trab. ao redor das cavas o bico de acabamento acomp. o diag. 3 e o p. de rep.. Forro do vestido: Sugestão do forro vestido avulso tomara que caia até a altura dos tornozelos.
Artesã: Ateliê Círculo (1713)