Círculo

Por um mundo sustentável

Postado por: Círculo em 05/06/2017 Categorias: Data Comemorativa

A preocupação com a preservação ambiental faz parte do nosso cotidiano. Por acreditarmos que precisamos caminhar na direção de um mundo mais sustentável, mantemos um trabalho constante de pesquisa no mercado de novas tecnologias e de desenvolvimento de soluções internas para tornar os produtos cada dia mais sustentáveis. Embora tenhamos sempre trabalhado de acordo com a legislação ambiental, por volta de 2012, a passamos a focar em questões de água, químicos e energia de forma mais estruturada.

Hoje, no Dia Mundial do Meio Ambiente, mostramos a você, consumidor, um pouco do que fazemos para que nossa produção tenha o menor impacto ambiental possível. O engajamento e a evolução são diários para que possamos estar cada dia mais em linha com uma realidade sustentável.

Dye Clean 1

O maior investimento que fizemos na questão ambiental nos últimos anos foi a implantação da tecnologia Dye Clean (tingimento limpo) no tingimento de algumas cores dos nossos fios. Desenvolvida pela Universidade da Catalunha (Espanha), ela permite que a água do mesmo banho possa ser utilizada para vários tingimentos sem necessidade de ser totalmente trocada. A cada tintura, há uma perda de apenas 10% de água, que é reposta para que um novo processo de tingimento possa se iniciar. Assim, há uma economia de 90,92% de água nos fios em que o processo foi implementado. Na ilustração é, possível ver toda economia que a implantação do Dye Clean trouxe como resultado.

blogArtboard 2 - Copia

blogArtboard 4 - Copia

blogArtboard 3 - Copia

blogArtboard 5 - Copia

O Dye Clean foi criado para tingir tecidos. Fomos pioneiros na adaptação desse processo para fios e continuamos a ser a única empresa de linhas do Brasil a utilizar a tecnologia. A adaptação foi muito complexa, durou quase dois anos, porém hoje o Dye Clean já está totalmente integrado à produção dos fios. Com isso, conseguimos:

- reduzir a salinização do efluente enviado ao rio Itajaí-Açu

- reduzir o volume de água captado da água do rio Itajaí-Açu

- reduzir a geração e transporte de lodo (resultado do tratamento de efluentes) para o aterro sanitário

- reduzir o consumo de produtos químicos

- reduzir do consumo de energia, água e vapor

tratamento de agua

A água é o bem mais precioso para a vida humana. Por isso, temos um cuidado muito grande com o volume que captamos e devolvemos à natureza. A água resultante do processo de produção sai da fábrica com corantes e outros produtos químicos. Toda a água passa por um processo de tratamento realizado na Estação de Tratamento de Efluentes para garantir que ela esteja limpa no momento em que for devolvida ao Rio Itajaí-Açu.

reaproveitamento

Buscando uma solução para o resíduo da produção da linha de polipropileno, nossa equipe de engenharia percebeu que era possível incorporar este resíduo à matéria-prima de cones. Com o reaproveitamento que estamos implantando, deixamos de produzir mais de 2 toneladas de lixo por mês, que viram parte de 240 mil cones.

reflorestamento

Localizada às margens do rio Itajaí-Açu, nossa fábrica é ladeada por uma área de mata ciliar. Ao perceber o estado das margens após o desastre ambiental que aconteceu em Santa Catarina em 2008, promovemos o reflorestamento de toda a área, plantando mais de 300 árvores nativas para recuperar a mata ciliar. Além de promoverem a melhoria na qualidade do ar, as plantas são importantes para toda a biodiversidade da área e ainda cumprem o importante papel de dar mais sustentação às margens, evitando erosão e deslizamentos. A reavaliação e recuperação da área é constante, devido aos períodos de cheia do rio.

fios ecologicos

Nossos fios de algodão são conhecidos por todo o país por sua qualidade na criação de peças artesanais. O maior destaque vai para o Barroco, que é o preferido para a confecção de tapetes, passadeiras, almofadas, outros itens de decoração e peças de moda.

Os fios ecológicos que comercializamos também são de algodão, porém se diferenciam dos demais por não passarem por qualquer tipo de processo químico em sua produção. Eles são os fios Barroco Natural, Barroco Natural Brilho e barbante Apolo, que podem ser encontrados nos melhores armarinhos. Já trabalhamos para que essa família cresça e mais fios ganhem sua versão ecológica.

OUTRAS CONDUTAS

Além de todas essas iniciativas, mantemos outras condutas ambientais em nosso cotidiano:

- Desenvolvimento de argila para reduzir a quantidade de produtos químicos utilizada na Estação de Tratamento de Efluentes;

- Desenvolvimento de um processo para a recuperação de resíduos de fios de algodão e acrílico;

- Reciclagem de resíduos industriais;

- Redução dos descartes de produtos orgânicos e inorgânicos;

- Política de eficiência energética, com constante aperfeiçoamento de tecnologias para a redução do uso de água, vapor e energia

- Substituição da queima de lenha por cavaco (resíduos de madeira) para alimentar a caldeira.

Comentários
Identifique-se nos campos abaixo para fazer o seu comentário, ou então clique no botão ao lado para efetuar seu login e comentar usando a sua conta do clube círculo.
Logar no clube círculo



Vanessa Lovatel Basso
05/06/2017

Parabénssss Círculo, muito orgulho de usar seus produtos.


Carolina Moro
06/06/2017

Muito bacana! Vocês poderiam ter também uma linha de fios de algodão orgânico!


Lucilene Ramos da Cruz silva
19/08/2017

Por favor,gostaria de comprar. Qual é a quantidade mínima?


laryssa rosas
20/08/2017

muito bom saber que existe uma empresa assim, parabéns a todos que trabalham nessa empresa.


Círculo
21/08/2017

Oi, Lucilene! Tudo bem? A Círculo não comercializa produtos para pessoa física, apenas para lojistas. Caso você seja lojista, entre em contato conosco através do telefone: 0800-648-2955. Caso contrário, você encontra nossos produtos em armarinhos e lojas online, indicadas em nosso site: http://www.circulo.com.br/pt/lojas-online
Abraço


Círculo
21/08/2017

Muito obrigada, Laryssa! Um beijo


política de privacidade - © círculo 2017 - tag