: : : para nossos 80 anos

Blog

22 de abril de 2020 |

9 MINUTOS DE LEITURA

Amigurumis: 10 dicas para criar lindas peças!

Este post é especial para quem ama amigurumis: são 10 dicas incríveis para você que é fã da técnica! Seus trabalhos poderão ficar ainda melhores!

 

Caso ainda esteja sem iniciativa para embarcar nessa viagem rumo ao universo lúdico dos amigurumis, encontrará a coragem que estava faltando! Vamos lá?

 

Mas antes…

 

O que são amigurumis?

 

Amigurumis (ami = malha e nuigurumi = boneco de pelúcia) são como bichinhos de pelúcia, mas feitos de crochê ou tricô. Eles são tridimensionais, fofinhos e uma graça! Existem versões de amigurumis para quase tudo o que você imaginar, já que essa moda é muito antiga e começou com a famosa Hello Kitty! Nós, que somos os maiores fãs dessa técnica japonesa, criamos aqui no Brasil o primeiro fio exclusivo para essa prática!

 

amigurumis: 10 dicas lhama

Amigurumis: 10 dicas para criar lindos trabalhos!

 

Agora que você já sabe o que são amigurumis, confira abaixo 10 dicas essenciais para criar sempre lindas peças.

 

Anel Mágico

 

Essa é uma das etapas mais importante para a confecção dos amigurumis, já que por eles serem tecidos de forma circular, acabam tendo por base o anel mágico. No entanto, pode ser difícil para quem está começando acertá-lo de primeira.

 

Por isso, essa é a nossa primeira dica: domine como fazer o anel mágico e colocar pontos dentro dele. Depois disso, vai ser muito mais fácil começar o trabalho com amigurumis.

 

Confira esse vídeo aqui com uma superdica da artesã Simoni Figueiredo para te ajudar:

 

Fios

 

Como já dissemos no início do post, nós somos grandes fãs de amigurumis! Por isso, desenvolvemos não só o primeiro fio do Brasil exclusivo para essa técnica, mas uma família inteira com três exemplares únicos e maravilhosos para os trabalhos com amigurumis. Olha só:

 

Amigurumi

 

O fio Amigurumi é ideal para a técnica de crochetar ou tricotar pequenos bonecos tridimensionais. Com uma cartela completa de cores, você pode usar a sua criatividade e criar divertidos bichinhos, personagens infantis e bonecos. O fio é composto por 100% algodão mercerizado, tem espessura média e alia rendimento com delicadeza.

 

Amigurumi Maxi

 

O fio Amigurumi Maxi é recomendado para a técnica amigurumi, que permite confeccionar bonecos tridimensionais. Ele é composto por 100% algodão mercerizado e tem mais que o dobro da espessura do fio Amigurumi tradicional, proporcionando peças maiores e mais estruturadas. O Amigurumi Maxi tem uma cartela completa de cores, desenvolvidas especialmente para a técnica.

 

Amigurumi Soft

 

O Amigurumi Soft é um fio que veio para tornar a família da linha Amigurumi ainda mais completa. Com uma composição diferenciada, 55% acrílico, 45% algodão e 434 tex, ele garante peças diferenciadas e com um toque macio sem igual. As cores diversificadas da cartela foram especialmente desenvolvidas para esse fio.

 

Quer conhecer melhor cada fio? Então, confira abaixo um vídeo bem legal com a artesã Cláudia Stolf!

 

Atenção às agulhas

 

Esse ponto tão importante para os trabalhos tradicionais em crochê também serve para os amigurumis. Fique de olho dos tamanhos das agulhas que você irá utilizar para trabalhar com cada um dos fios acima.

 

Siga sempre as indicações dos rótulos e escolha a agulha que melhor se adequar ao seu ponto. Mas lembre-se: no trabalho com amigurumis é importante que os pontos fiquem bem fechadinhos.

 

amigurumis: 10 dicas agulhas

Focinhos e olhos

 

É uma questão de estilo da técnica: grande parte dos amigurumis não possui boca. No entanto, olhos e focinhos são características que vão deixar seus amigurumis com muito mais personalidade.

 

Enquanto alguns artesãos preferem bordar os rostinhos de seus bichinhos, a grande maioria adere aos acessórios plásticos e coloridos para compor seus trabalhos. As duas opções são lindas! Escolha a que mais combina com você.

 

Caso opte por olhos e focinhos de plástico, meça bem o seu bichinho antes de fixas as peças com as travas de segurança: centralize bem o focinho e coloque os olhos com um espaçamento harmonioso. Quando mais juntos, mais infantis ficam os bichinhos, quando mais distantes, mais adultos seus amigurumis vão parecer.

 

amigurumis: 10 dicas para lindas peças

Costura

 

A costura dos amigurumis é uma das partes principais do trabalho. Uma costura bem feita deve ser resistente, ficar pouco aparente e pegar nos pontos certos.

 

Com a costura, muitas vezes você consegue criar efeitos únicos, como por exemplo, o de articulação. Olha só essa dica abaixo da artesã Karla Barbosa:

 

Enchimento

 

A parte do enchimento parece fácil, mas também precisa de atenção. Você deve abrir a fibra antes de colocá-la dentro de seus bichinhos e, conforme for colocando, precisa ir moldando seu trabalho com as mãos.

 

Coloque fibra o suficiente para que a peça fique fofinha e firme. Nem demais, nem de menos. Preste atenção aos vídeos de passo a passo de amigurumis aqui deste post e em nosso canal, as artesãs são experimentes e executam essa parte com muito domínio!

 

Higienização 

 

A limpeza dos amigurumis é um ponto que merece atenção e cuidados, especialmente hoje em dia, durante o enfrentamento da pandemia da covid-19.

 

Confira o vídeo abaixo da artesã Karla Barbosa e aprenda a higienizar seus amigurumis de forma eficiente e segura para você e toda a família.

 

Pontos

 

Diferentemente do crochê, o trabalho com amigurumis é um pouco mais fácil porque usa de uma variedade menor de pontos.

 

Além do anel mágico do início, você precisa dominar o ponto baixo, os aumentos e diminuições. Confira nesses vídeos aqui embaixo das artesãs Marie Castro, Simoni Figueiredo e Bruna Szpisjak alguns pontos que você pode precisar utilizar no trabalho com amigurumis:

 

Pratique

 

Você só atingirá a perfeição se praticar muito! Não desista!

 

Seus primeiros amigurumis podem não ficar do jeito que você gostaria, mas a cada trabalho você ficará ainda melhor no anel mágico, na costura e no trabalho inteiro!

 

Reproduza a mesma peça mais de uma vez com fios e agulhas diferentes, entenda como é que seu ponto fica melhor e mais bonito.

 

Pratique a técnica e o autoconhecimento, você vai ver como tudo isso irá fazer a diferença.

 

Receitas

 

Para criar amigurumis incríveis, você precisa de boas receitas. Além de nossos produtos especialmente desenvolvidos com esse objetivo, como o Kit Amigurumi e a Apostila Amigurumis, você conta com receitas gratuitas em nosso site e passo a passos em vídeo em nosso canal no YouTube, tudo gratuito.

 

Confira algumas ideias!

 

Onde encontrar nossos produtos para amigurumis?

 

Você encontra todos os nossos produtos para a confecção de amigurumis (fios, agulhas e acessórios) disponíveis nos melhores armarinhos do Brasil.

 

Se estiver com dificuldades de encontrar lojas abertas em sua cidade, lembre-se de que nós comercializamos nossos produtos também em lojas on-line.

 

Verifique em sua cidade se os armarinhos estão trabalhando com serviços de entrega. Assim, você compra em segurança, sem precisar sair, e recebe tudo em casa.

 

Utilize a #

 

Sempre que confeccionar peças com nossos produtos e receitas, compartilhe o resultado com a gente nas redes sociais. Nós amamos ficar por dentro de tudo o que você cria!

 

É só usar a #semprecirculo no Facebook ou no Instagram.

 

Gostou das nossas dicas 10 dicas para amigurumis? Comente aqui embaixo!

 

Até a próxima!

Acesse agora

Organize e encontre de forma fácil todas as suas receitas favoritas

Primeiro acesso?

Ainda não tem uma conta no nosso site?
Digite seu email e crie uma agora mesmo.

Acesse sua conta

Perdeu a senha?

Preencha seus dados para finalizar o cadastro:

Quais assuntos você tem mais interesse?*





« Fazer login