: : : para nossos 80 anos

Blog

20 de outubro de 2020 |

12 MINUTOS DE LEITURA

Artesanato: confira as principais técnicas!

Você sabe o que é artesanato?

 

De acordo com o dicionário, artesanato é uma arte útil criada por meio de uma técnica manual, feita por um artesão. Mas essa descrição é um tanto quando vaga, você não acha? Pois é, nós também.

 

Para te ajudar a entender um pouco melhor o que é artesanato, vamos reunir neste post um conjunto das técnicas mais utilizadas para criar arte útil para moda, decoração, acessórios, com o propósito de venda e até mesmo de doação.

 

Vamos lá? Então, veja só:

 

Amigurumi

 

Milenar, a técnica oriental Amigurumi (ami=malha e nuigurumi=boneco de pelúcia) consiste em confeccionar bichinhos tridimensionais com pontos de tricô ou crochê. Geralmente, esses bichinhos não têm boca e medem até 30 cm.

 

Mesmo muito antiga, foi apenas na década de 1980 que ela ganhou fama, graças à Hello Kitty, que se tornou uma febre mundial. O mercado precisava criar opções alternativas de bichinhos meigos e tão legais quanto a boneca japonesa, e com isso surgiram os amigurumis. A prática ficou tão popular, que em 2002 foi criada a Associação Japonesa de Amigurumi.

 

Amigurumis no Brasil 

 

A moda dos amigurumis começou a fazer sucesso no Brasil junto com a difusão da cultura japonesa, e quando menos se viu, havia objetivos decorativos e brinquedos sendo confeccionados com a técnica.

 

Aqui, os amigurumis revolucionaram o mercado artesanal, pois trouxeram muito mais possibilidades, diversidade e público interessado em adquirir as linhas, agulhas e revistas especiais sobre os bichinhos. Com isso, além de lindos presentes, os amigurumis representam para os artesãos mais uma possibilidade de garantir renda extra.

 

Em nosso site e canal do YouTube, você encontra diversas receitas para criar amigurumis lindos, como essas aqui embaixo:

 

Amigurumi Lhama Juanita Baby

 

lhama amigurumi artesanato

 

Para saber muito mais sobre amigurumis, confira nosso post completo aqui.

 

Bordado

 

O bordado, em resumo, é uma forma de decorar tecidos variados com desenhos, símbolos, letras, palavras e frases.

 

Essa arte é uma representação da cultura humana. Isso quer dizer que não podemos atribuir sua origem a uma determinada região, apenas.

 

Na história do bordado, várias partes do mundo têm sua participação e contribuíram grandemente com o aprimoramento dessa técnica antes de ela chegar até nós, aqui no Brasil.

 

Por isso, ela é considerada uma arte universal que tem tudo a ver com delicadeza, beleza, carinho, e que trata também da personalização de itens diversos, principalmente de peças que temos casa. Seja para uso pessoal ou com a intenção de presentear outras pessoas especiais.

 

Como é feito o bordado?  

 

Para bordar, é preciso, basicamente, de três coisas: tecido, agulha e linha. Depois, é só utilizar a imaginação e dar vida aos trabalhos.

 

Além de diversos materiais, o bordado pode ser feito com fios de algodão, seda, lã e linho. Há também várias técnicas, pontos, motivos e formas de aplicar os bordados às peças.

 

Quanto às formas de fazer, existem duas: à mão ou à máquina. Apesar de a forma manual ser a mais conhecida, a arte do bordado também pode ficar por conta da tecnologia.

 

Assim, existem maquinários supermodernos que bordam lindos desenhos em tecidos variados de uma forma bastante rápida, precisa e eficaz.

 

Origem do bordado  

 

A origem do bordado é muito mais antiga do que se imagina. Ela caminha junto à origem do ponto cruz, que também é uma espécie de bordado.

 

Além disso, pesquisadores da nossa época já chegaram a encontrar fósseis vestidos com peças adornadas. E os primeiros registros de bordado que existem no mundo datam da pré-história, no período paleolítico, há cerca de 2,7 milhões de anos atrás.

 

Você pode estar surpreso, mas lembre-se: naquela época, os serem humanos precisavam se proteger do frio. E, para isso, contavam apenas com as peles dos animais que caçavam.

 

Assim, precisavam uni-las de uma forma que se encaixassem ao corpo. E, dessa forma, surgiram as primeiras formas de costura.

 

Naquela época, as agulhas eram feitas de ossos e as linhas eram de fibras vegetais ou partes do intestino de animais abatidos durante a caça.

 

Há registros também de bordados à mão no Egito, durante a Idade do Bronze, um período que foi de 3.000 a 1.200 anos antes de Cristo.

 

Na China, havia bordados em seda já no século IV (4) antes de Cristo.

 

E, atualmente, mas ainda bastante longevo, há o registro de um dos maiores e mais antigos bordados de que sabemos que existe: o Bordado de Bayeux.

 

Com 70 metros de comprimento, essa peça foi feita por diversas pessoas, bordadeiras, que habitaram a região da Normandia, na França, entre os anos 1.070 e 1.166.

 

Esse bordado foi feito com fios de lã e algodão, em um único pedaço de tecido, nas cores que existiam na época: branco, marrom e ocre.

 

Sobre a temática, os acontecimentos representados no bordado são algumas cenas da Batalha de Hasting, que tratou da invasão dos normandos à Inglaterra, em 1.066.

 

Temos um post completo com muitas outras informações sobre bordado, para acessá-lo clique aqui.

 

E se quiser conferir receitas para se inspirar, confira um dos projetos de nosso site, como esse aqui embaixo:

 

Bolsa Jardim

 

bolsa jardim bordado artesanato

Crochê

 

Uma das técnicas mais populares, se não a mais famosa no artesanato, o crochê é uma arte muito antiga e tradicional entre os artesãos. Mas, mesmo assim, sempre há novos interessados em aprender como fazer esse trabalho manual maravilhoso!

 

Apesar de parecer complicado, o crochê pode ser incrível! Os trabalhos são feitos com uma agulha simples, que possuem um pequeno ganchinho na ponta para dar formato às laçadas feitas com fios de algodão e até mesmo acrílicos.

 

Confira nosso post com as principais dúvidas de crochê aqui.

 

Inspire-se com as receitas de nosso site e aprenda a confeccionar projetos como esses aqui embaixo:

 

Trilho de Mesa Abóbora

 

trilho de mesa crochê artesanato

Regata Ônix Básica

 

regata ônix básica crochê artesanato

Macramê

 

Talvez uma das formas mais manuais do artesanato, de fato, seja o Macramê. Essa técnica consiste em um formato de tecelagem manual, que não utiliza de nenhum tipo de acessório ou ferramenta, como agulhas ou máquinas.

 

No Macramê, os dedos trabalham cruzando fios e fazendo nós, gerando cruzamentos geométricos e franjas que fazem toda a diferença em trabalhos de moda e decoração.

 

O Macramê é encantador!

 

Olha essa peça, que incrível:

 

Bolsa Macramê Náutico

 

bolsa macramê náutico artesanato

 

Confira mais receitas em macramê em nosso site!

 

Costura|Patchwork

 

Essa técnica é muito antiga! Suas primeiras aparições datam do período antes de Cristo. E depois, durante as guerras, trabalhos em patchwork eram utilizados sob as armaduras dos soldados.

 

Do inglês, patchwork significa “trabalho com retalho de tecidos”. E é exatamente disso que a técnica se trata.

 

Quem trabalha com patchwork tem a missão, e imaginação de sobra, para unir pedaços de diferentes tecidos por meio de costura, formando os padrões mais incríveis e coloridos que você já viu!

 

Sabe a famosa colcha de retalhos? É patchwork!

 

E além de colchas e cobertores, o patchwork pode ser usado para muitas outras coisas. Esse trabalho com tecidos é versátil e pode originar lindas almofadas, capas e mantas para sofá, mantas para berço, jogos de banheiro, panos de prato, bolsas, tapetes, cortinas, carteiras, capas para cadernos, acessórios para cozinha, puffs, bonecos e até mesmo detalhes em camisetas.

 

Os desenhos formados pelo patchwork não precisam ser só geométricos ou abstratos. Muitos artesãos trabalham formando paisagens, pessoas e até animais.

 

Temos alguns posts bem legais em nosso blog sobre patchwork também, leia aqui, aqui e aqui.

 

Confira algumas peças para se inspirar:

 

Almofadas Imperador

 

almofadas imperador patchwork artesanato

Bastidores de Juta

bastidores de juta

Tricô

 

O tricô é tão popular quanto o crochê e teve seu início no Egito Antigo, por volta dos 1.000 a.C., em locais onde existia grande quantidade de lã. Os artesãos da época utilizavam ossos de animais e madeira para entrelaçar os fios, e assim, criavam peças funcionais e artigos decorativos.

 

O entrelace proporcionado pelo tricô, que pode ser feito com diversos fios, proporciona uma trama organizada, macia e com elasticidade.

 

A técnica ganhou espaço durante as grandes guerras, pois era por meio dela que gorros, luvas e casacos eram confeccionados para aquecer os soldados.

 

Geralmente, o tricô é conhecido pelo uso de duas grandes agulhas retas. Porém, é possível fazer tricô também com agulhas circulares e até em máquinas.

 

Nos anos 60 e 70, essa arte se popularizou como um meio de produção de roupas para o inverno. Mas hoje é possível encontrar versões mais finas e delicadas de tricô, que podem ser utilizadas em qualquer estação. Essa é uma técnica que vem se mantendo em alta até hoje!

 

Para descobrir os melhores materiais para a criação das peças em tricô, clique aqui e confira nosso post completo!

 

Almofada Tricô Angorá

 

almofada tricô angorá

Onde encontrar nossos produtos para artesanato? 

 

Você encontra todos os nossos produtos para a confecção de artesanato (fios, agulhas e acessórios) disponíveis nos melhores armarinhos do Brasil.

 

Se estiver com dificuldades de encontrar lojas abertas em sua cidade, lembre-se de que nós comercializamos nossos produtos também em lojas on-line.

 

Lembre-se de verificar em sua cidade se os armarinhos estão trabalhando com serviços de entrega. Assim, você compra em segurança, sem precisar sair, e recebe tudo em casa.

 

Utilize a #semprecirculo! 

 

Sempre que confeccionar peças com nossos produtos e receitas, compartilhe o resultado com a gente nas redes sociais. Nós amamos ficar por dentro de tudo o que você cria!

 

É só usar a #semprecirculo no Facebook ou no Instagram.

 

Gostou de conhecer as técnicas mais famosas do artesanato? Comente aqui embaixo!

 

Até a próxima!

Acesse agora

Organize e encontre de forma fácil todas as suas receitas favoritas

Primeiro acesso?

Ainda não tem uma conta no nosso site?
Digite seu email e crie uma agora mesmo.

Acesse sua conta

Perdeu a senha?

Preencha seus dados para finalizar o cadastro:

Quais assuntos você tem mais interesse?*





« Fazer login