: : : para nossos 80 anos

Blog

06 de abril de 2020 |

7 MINUTOS DE LEITURA

Bordado: 5 dicas de ouro para aprender a técnica!

O bordado é uma técnica fascinante e você já pôde conhecê-la um pouco melhor nesse post aqui. Agora, chegou a hora de você conferir cinco dicas essenciais para começar a aprender essa arte tão linda e clássica.

 

Vamos lá?

 

5 dicas de ouro para aprender bordado!

 

Apesar de não parecer, aprender bordado é bem fácil. A questão é que precisamos de um pouco mais do que agulha, linha e tecido para fazer essa técnica acontecer com qualidade. Existem detalhes que podem tornar o bordar muito mais bonito e interessante. E você vai conhecer alguns deles agora!

 

Primeira dica para aprender bordado: atenção às linhas!

 

Confira algumas dicas superlegais sobre as linhas de bordado!

 

– Guarde sempre suas linhas em lugares secos e limpos, pois elas absorvem umidade e podem ficar um pouco mais pesadas, dificultando um pouco o momento de bordar.

– Na hora de confeccionar um trabalho, geralmente ficamos em dúvida do tamanho do fio que vamos precisar na agulha. Para ter uma medida certa que vão vá ficar torcida ou causar nós, aposte em 45 cm. É a medida ideal!

– As linhas para bordado em forma de meada são perfeitas para as técnicas de ponto cruz e vagonite. Mas, sabia que as linhas de crochê também são excelentes para bordar? Por serem mais grossas, além de formarem lindos bordados, essas linhas também são perfeitas para a criação de detalhes maiores e bem aparentes em grandes peças como bolsas e almofadas.  Faça o teste!

 

Segunda dica para aprender bordado: fique de olho nos tecidos!

 

Algodão e etamine são os dois tecidos mais utilizados nos bordados. Mas, será que você conhece a diferença entre um e outro? Isso pode ser um diferencial e tanto na hora de confeccionar seu bordado. Lembre-se: use sempre tecidos de qualidade!

 

Algodão: tecido de boa qualidade, ele facilita a passagem da agulha e da linha, ideal para bordados livres, à mão.

 

Etamine: tecido feito de algodão, ele possui pequenos quadradinhos em sua trama, que permitem a contagem dos pontos. Excelente para ponto cruz e vagonite.

 

Terceira dica para aprender bordado: cuidado com os gráficos!

 

Muita gente gosta de bordar ao estilo livre. Mas, aqueles que preferem seguir desenhos prontos de revistas ou da internet, os chamados gráficos, podem ficar um pouco confusos na hora de fazer o desenho do papel chegar ao tecido.

 

A dica aqui é usar um papel carbono próprio para tecido ou as canetas de tecido que saem com o calor. Assim, você pode até arriscar um desenho livre, de próprio punho, e contorná-lo com a linha depois.

 

Quando seu bordado estiver pronto, é só passar um ferro quente sobre o trabalho e a caneta sumirá, como mágica!

 

No caso de usar um papel carbono, coloque ele sobre o tecido, posicione o gráfico de sua escolha sobre ele, alfinete tudo para manter as coisas no lugar e trace o desenho escolhido com uma caneta.

 

Se preferir desenhar ao estilo livre, é importante encontrar o meio do tecido. Dobre seu tecido ao meio na vertical e na horizontal. E então, marque o centro dele para começar a trabalhar com tudo alinhado.

 

Quarta dica para aprender bordado: conserve suas peças do jeito certo!

 

As dicas abaixo não têm muito a ver com o bordar em si. Mas, tem tudo a ver com a durabilidade de seus trabalhos e por isso também são dicas de ouro para quem quer aprender bordado.

 

Sempre lave seus os tecidos bordados à mão apenas com água e sabão neutro, um de cada vez. Depois de lavar, não torça. Enrole o bordado entre duas toalhas e pressione delicadamente.

 

Quando for passá-los, sempre em temperatura média, tenha o cuidado de virar o bordado para baixo e envolvê-lo em outros dois tecidos brancos.

 

Quinta dica para aprender bordado: use um bastidor!

 

bastidor moldura

 

Os resultados de seus bordados sempre serão melhores com um bastidor, porque ele oferece muito mais firmeza ao trabalho.

 

Os bastidores podem ser de vários materiais e de vários tamanhos. Com certeza você encontrará a opção ideal para o seu projeto.

 

Você pode usar o bastidor apenas como apoio na hora de bordar ou pode deixar seu bordado nele e depois pendurá-lo na parede, como um lindo quadro.

 

Quer confira a receita desse bastidor lindo? É só clicar ali em cima, em cima da foto.

 

Dica bônus: divirta-se!

 

Não tenha medo de errar. O bordado é para ser divertido e relaxante. Perfeição não existe, muito menos para quem está começando.

 

A prática leva ao aperfeiçoamento do talento e só assim é que você vai conseguir evoluir nessa técnica.

 

Tudo pode ser bordado! Utilize a imaginação. Se não tiver o melhor desenho do mundo em mente, escolha uma frase ou o nome de alguém especial.

 

Quer aprender?

 

Se você quiser aprender bordado, confira as receitas de nosso site. É só clicar aqui e conferir várias criações como essa aqui embaixo. Escolha a que vai combina com seu estilo e divirta-se!

 

bordado floral

Onde encontrar nossos produtos?

 

Temos vários produtos incríveis para você criar os bordados mais lindos! Você encontra todos eles nos melhores armarinhos e lojas on-line do Brasil.

 

Porém, devido à atual situação em que o mundo se encontra, é possível que você não consiga encontrar armarinhos abertos por aí.

 

Algumas lojas estão realizando serviços de entrega, verifique se é o caso da sua cidade. Se não for, opte pelas lojas on-line! Você escolhe e compra da sua casa e recebe todo o material sem precisar sair.

 

Utilize a #

 

Assim que finalizar seus bordados, compartilhe com a gente nas redes sociais!

 

É só publicar suas fotos no Facebook ou no Instagram  com a #semprecirculo!

 

Até a próxima!

Acesse agora

Organize e encontre de forma fácil todas as suas receitas favoritas

Primeiro acesso?

Ainda não tem uma conta no nosso site?
Digite seu email e crie uma agora mesmo.

Acesse sua conta

Perdeu a senha?

Preencha seus dados para finalizar o cadastro:

Quais assuntos você tem mais interesse?*





« Fazer login