: : : para nossos 80 anos

Blog

21 de junho de 2022 |

5 MINUTOS DE LEITURA

Cachecol, o acessório clássico mais elegante do inverno!

Não importa a cultura ou faixa etária,  o cachecol sempre marca presença nas estações mais frias do ano em diferentes lugares e grupos.

 

Isso porque o acessório não confere apenas a funcionalidade de aquecer,  mas também uma elegância que faz parte dos looks de muita gente!

 

No entanto, a grande tendência das peças em crochê e tricô se encaixam ainda mais a esse item.

 

De forma que, os muitos fios apresentam texturas macias e cores espetaculares, deixando os cachecóis ainda mais originais e bonitos.

 

Renove seus modelos de cachecol com as dicas que selecionamos neste post e comece já suas produções. E deixe o handmade te abraçar neste inverno!

 

 

A história do Cachecol

 

A palavra cachecol vem do francês, onde “cacher” significa esconder ou ocultar, e “col”, por sua vez, colarinho ou pescoço. Ou seja, cachecol significa “esconder o pescoço”.

 

No entanto, uma outra curiosidade é que a origem do cachecol se deu com o objetivo de refrescar em dias quentes e não o de aquecer como vemos hoje.

 

O chamado focale, era usado por soldados na Roma Antiga, com o intuito de amenizar o calor. Era simplesmente um  pano molhado, que eles amarravam ao pescoço.

 

O interessante é que após isso, as mulheres romanas logo trataram de inovar na moda e  aderiram o acessório em seu vestuário.

 

Na China também há um indício de que os cachecóis apareceram há muito tempo. Historiadores relatam que durante o reinado do imperador chinês Cheng de Jin, os cachecóis eram usados como uma forma de identificação dos agentes ou o posto de guerreiros chineses.

 

No século XVII, cachecóis também foram usados por soldados na Croácia. O tipo de material do tecido era uma maneira de identificar a patente de cada soldado. Oficiais usavam cachecóis de seda, enquanto os demais tinham que usar de algodão.

 

Na Europa, portugueses e espanhóis aderiram à moda, ao usar lenços bordados, caídos sobre os ombros ou na cabeça.

 

Os franceses usavam lenços ainda menores e mais discretos e bem amarrados no pescoço.

 

Com o passar do tempo, o cachecol ganhou o mundo e hoje pode ser usado em diferentes estações, mudando conforme a necessidade e tecido.

 

Outros acessórios semelhantes também entram nessa lista, como por  exemplo, pashmina, echarpe, cachecol, lenço, xale e estola.

 

Mas venhamos e convenhamos, é no inverno que o cachecol brilha! Por isso, trouxemos aqui alguns modelos belíssimos para você se inspirar e ficar ainda mais elegante.

 

Modelos de cachecóis handmade

 

O cachecol clássico pode ser confeccionado com opções de tons coloridos ou mais discretos, com o conforto de uma macia lã ou de um toque suave de um fio acrílico, você escolhe!

 

No entanto, os modelos e inspirações fica por nossa conta!

 

Antes de mais nada, saiba que no menu Receitas você pode filtrar por peça, técnica e até mesmo o nome do fio que quer usar.

 

São mais de 7 mil receitas gratuitas, desde o nível iniciante ao avançado.

 

Contudo, já separamos algumas lindas peças para você dar vida aos seus cachecóis handmade. Para acessar a receita, basta clicar na imagem de sua preferência:

 

 

Cachecol

 

 

Cachecol

 

 

cachecol

 

 

cachecol infantil

 

 

cachecol

 

 

cachecol masculino

 

 

cachecol

 

 

cachecol

 

 

Também selecionamos aqui, algumas videoaulas incríveis de lindos modelos do acessório em nosso canal do Youtube, é só apertar o play para assistir:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Onde encontrar produtos para confeccionar seus cachecóis?

 

 

Nós temos diversos fios incríveis, além de agulhas especiais para te ajudar a confeccionar lindos cachecóis e muitos outros acessórios de inverno.

 

 

Você encontra tudo nos melhores armarinhos e lojas on-line do Brasil!

 

 

Utilize a #semprecirculo

 

 

Agora que você já conhece tudo sobre cachecol, é só escolher entre os seus preferidos e começar a criar! Lembre-se: assim que finalizar suas criações, compartilhe com a gente nas redes sociais!

 

 

É só publicar suas fotos no Facebook ou no Instagram com a #semprecirculo. Nós amamos acompanhar de pertinho tudo o que você faz!

 

 

Você costuma usar cachecóis no inverno? Comente aqui embaixo!

 

 

Até a próxima!

 

 

Acesse agora

Organize e encontre de forma fácil todas as suas receitas favoritas

Primeiro acesso?

Ainda não tem uma conta no nosso site?
Digite seu email e crie uma agora mesmo.

Acesse sua conta

Perdeu a senha?

Preencha seus dados para finalizar o cadastro:

Quais assuntos você tem mais interesse?*





« Fazer login