: : : para nossos 80 anos

Blog

08 de outubro de 2020 |

9 MINUTOS DE LEITURA

Como tirar medidas para peças de crochê? Aprenda de vez!

Você sabe como tirar medidas para peças de crochê? Se você é crocheteira ou crocheteiro, com certeza já deve ter sentido vontade de criar um projeto de moda para você desde o início, sem seguir receitas de outros artesãos ou padrões que, mesmo adaptados, não caem bem no seu corpo.

 

Isso é normal! Não tem problema nenhum em querer criar algo só seu. Mas sabemos que essa questão de medidas pode ser um pouco complicada e gerar muitas dúvidas.

 

Por isso, contamos com a ajuda de quem entende tudo sobre o assunto, a artesã do nosso Time, Bruna Szpisjak, que nos explicou direitinho como fazer peças sob medida.

 

Confira agora!

 

Por ponde começar?

 

Em primeiro lugar, você precisa entender que as medidas do nosso corpo são realmente importantes para a confecção de uma peça de moda em crochê.

 

Não adianta querer confeccionar algo apenas “de olho”. As medidas do nosso corpo servirão como base para a construção da peça, seja ela uma saia, um vestido, uma blusa ou até mesmo uma calça.

 

Como tirar medidas para peças de crochê?

 

Para tirar suas medidas, é importante que você tenha uma fita métrica e esteja vestindo pouca roupa, ou roupas finas. Você também deve estar parada e em pé. Provavelmente, você precisará de ajuda para tirar as medidas de algumas partes do seu corpo.

 

Tipos de medidas

 

Todas as medidas que podemos tirar de um corpo são classificadas em algumas categorias que você precisa conhecer. Assim, já vai saber do que se trata quando ouvir falar delas. Olha só:

 

– Fundamentais: circunferência do busto e quadril + comprimento de braços, corpo e pernas.

 

– Auxiliares: altura do busto ou tórax e altura do quadril, largura das costas, ombro e pescoço. Todas essas complementam as fundamentais.

 

– Complementares: comprimento da manga da blusa, da calça, casacos e vestidos. São medidas adicionais, mas também necessárias.

 

Quais são as medidas mais utilizadas?

 

Aqui embaixo estão as partes do corpo mais utilizadas e que você não pode abrir mão de medir se quiser criar uma peça de moda perfeita.

 

Altura da Entreperna

Medida entre a virilha e o chão, tirada colocando uma régua encostada na virilha, perpendicular ao chão.

 

Altura das Costas

Medida de altura, no centro das costas, entre a base do pescoço e a linha da cintura.

 

Altura do Busto

Medida entre a linha da cintura e o mamilo.

 

Altura do Gancho

Diferença entre a medida o comprimento da calça e a altura da entreperna. A pessoa precisa estar sentada em um local plano. A fita métrica precisa ser posicionada na cintura e ser levada até a base de onde a pessoa está sentada.

 

Altura do Quadril

Medida entre a linha da cintura e a linha do quadril, tirada pela lateral. Normalmente, 20 cm abaixo da cintura.

 

Braço

Medida de contorno do braço logo abaixo da axila, na parte mais grossa do braço.

 

Busto

Medida de contorno do corpo na altura dos mamilos. Se o resultado for um número ímpar, utilize o próximo número par.

 

Cintura

Medida de contorno na altura da cintura. Normalmente, 2 cm acima do umbigo. Se o resultado for um número ímpar, utilize o próximo número par.

 

Comprimento da Calça

Medida entre a linha da cintura e o chão, tirada pela lateral com a pessoa descalça.

 

Comprimento da Manga

Medida entre o ombro e o punho, tirada com o braço dobrado em um ângulo de 90°.

 

Comprimento da Saia

Medida entre a linha da cintura e a linha do joelho, tirada pela lateral.

 

Distância do Busto

Medida entre os mamilos.

 

Largura das Costas

Medida entre as cavas nas costas, tirada em uma altura que corresponde à metade da altura entre o ombro e a dobra da axila. A medida deve ser tirada com os braços cruzados na frente do corpo.

 

Pescoço

Medida de contorno na base do pescoço.

 

Punho

Medida do contorno da mão, de sua parte mais larga, com os dedos esticados e o polegar encostado na palma.

 

Quadril

Medida de contorno na altura onde o quadril é mais saliente. Normalmente, 20 cm abaixo da cintura. Se o resultado for um número ímpar, utilize o próximo número par.

 

Tórax

Medida de contorno acima do busto e logo abaixo das axilas.

 

Outras medidas importantes

 

Achou que tinha terminado? Ainda não! Existem mais algumas medidas importantes que você precisa conhecer antes de pensar em criar sua peça de vestuário.

 

Altura da Cava

A famosa cava! Existem duas medidas de cava: a menor, utilizada para modelos sem manga, cavados. Essa medida é igual à metade da largura das costas. E existe também a cava ideal. Essa medida se baseia na largura do braço, confira na tabela:

 

Altura da Frente

Medida da base do pescoço, passando pelos mamilos até a linha da cintura.

 

Joelho

Medida da circunferência do joelho.

 

Ombro

Medida da base do pescoço até a extremidade do ombro.

 

Tornozelo

Medida da circunferência do tornozelo.

 

Tá, mas e depois?

 

Depois que tirar todas as medidas, é só tecer a quantidade de pontos necessárias até alcançar os números que você precisa atingir. Não existe uma regra, nem como estabelecer uma quantidade exata de pontos e correntes. Isso tudo varia de acordo com o fio utilizado, a agulha, a tensão e o tipo de ponto que você irá trabalhar no seu projeto.

 

Para tentar te ajudar um pouco mais nessa questão, temos um vídeo bem legal em que a Bruna Szpisjak explica tudo sobre amostras, olha só:

 

 

No final, com tudo pronto, você vai unir todas as partes de sua roupa, com costura mesmo. Com isso, você terá criado uma linda peça exclusiva para arrasar por aí.

 

Inspire-se com a gente!

 

Mesmo criando seus próprios modelos, você pode usar o nosso site como inspiração para desenvolver seus próprios projetos.

 

São mais de 6 mil receitas gratuitas e esse número não para de crescer! É só clicar aqui para conferir receitas como essa aqui embaixo:

 

saia floral post como tirar medidas para peças em crochê

 

Gostou, clique na imagem para conferir o passo a passo!

 

Onde encontrar nossos produtos para criar seus projetos?

 

Nós temos diversos produtos que são ótimas opções para trabalhos sob medida. Você encontra todos eles nos melhores armarinhos e lojas on-line do Brasil!

 

Algumas lojas estão realizando serviços de entrega, verifique se é o caso da sua cidade. Se não for, opte pelas lojas on-line! Você escolhe e compra da sua casa e recebe todo o material em segurança, sem precisar sair.

 

Use a #semprecirculo!    

 

Agora que você já sabe como tirar medidas para peças de crochê, não deixe de colocar em prática todo o seu talento!

 

Lembre-se: assim que finalizar suas criações com nossos produtos, compartilhe com a gente nas redes sociais! É só publicar suas fotos no Facebook ou no Instagram com a #semprecirculo. Nós amamos acompanhar de pertinho tudo o que você faz!

 

Você conhecia todas essas medidas? Comente aqui embaixo!

 

Até a próxima!

Acesse agora

Organize e encontre de forma fácil todas as suas receitas favoritas

Primeiro acesso?

Ainda não tem uma conta no nosso site?
Digite seu email e crie uma agora mesmo.

Acesse sua conta

Perdeu a senha?

Preencha seus dados para finalizar o cadastro:

Quais assuntos você tem mais interesse?*





« Fazer login