: : : para nossos 80 anos

Blog

28 de julho de 2022 |

7 MINUTOS DE LEITURA

Decoração com tapetes handmade: dicas incríveis para usar na sua casa

Você já sentiu vontade de mudar completamente a decoração da casa, mas não soube por onde começar?

 

Saiba que é normal querer renovar o ambiente de tempos em tempos, mas existem alguns truques que ajudam a economizar no projeto e causam um efeito incrível no espaço de imediato, como trocar os tapetes tradicionais por lindas peças handmade.

 

 

O tapete handmade – ou seja, feito à mão – é uma peça artesanal que deixa o ambiente muito mais aconchegante e acolhedor. Também o consideramos a melhor opção para quem deseja renovar o espaço, pois pode ser feito em diferentes cores, texturas e formatos. É uma peça versátil.

 

 

Além disso, o tapete pode ser usado para decorar qualquer espaço da casa, desde a cozinha até a varanda gourmet.

 

 

E para você não errar na escolha do tapete artesanal, vamos te ensinar como usá-lo na decoração de cada ambiente. Confira e se inspire com as ideias que selecionamos de inspiração!

 

 

Tapetes handmade

 

 

Tipos de artesanato para tapete

 

O universo artesanal é amplo. Isso possibilita que diferentes técnicas sejam aplicadas na confecção dos tapetes handmade – você pode fazer a que mais tem facilidade, ou comprar peças favoritas de artesãs talentosíssimas.

 

 

  • Crochê: uma das técnicas mais versáteis e bonitas para investir em todos os cômodos. Você pode usar linhas mais grossas para ter um tapete grande e quentinho, ou mais fino, para caprichar mais nos detalhes.

 

  • Tricô: é similar ao crochê, mas utiliza duas agulhas para formar os nós da técnica. É versátil e deixa o ambiente super aconchegante!

 

  • Retalhos: você tem várias sobras de tecido? Então aproveite essas peças para fazer um tapete com tiras de tecido bem colorido e bonito. É super fácil de fazer e o resultado é incrível.

 

  • Patchwork: o patchwork também utiliza retalhos de tecido para fazer composições lindas, porém, é interessante escolher cores e estampas que combinam entre si para que a peça fique harmoniosa e bonita.

 

  • Pompons: os pompons são feitos com linha e podem ser costurados lado a lado para deixar o tapete superfofo e quentinho. É uma opção linda para quarto infantil e sala de estar. Uma boa opção para fazer esse tipo de tapete é o Kit de Pompom da Círculo, confira:

 

 

 

Kit Pompom

 

 

 

Agora que você já conhece diferentes tipos de artesanato, vamos aprender como usá-los em cada ambiente da casa:

 

 

 

Tapetes handmade

 

 

 

Quarto

 

 

O melhor local para colocar o tapete artesanal no quarto é ao lado da cama, assim você tem um espaço quentinho para pisar ao levantar e evita o contato com a friagem. Inclusive, essa dica vale tanto para quarto infantil quanto para quarto de casal.

 

 

 

No quarto infantil, aproveite para colocar um tapete grande no chão e inove no formato do modelo. Caso seu ambiente tenha alguma temática, faça um tapete dentro do tema para garantir um espaço harmônico e bem charmoso. Experimente tapetes com formatos diferentes, como urso, quadras de futebol, bolas, leões, laços… As possibilidades são infinitas!

 

 

 

Em quartos com espaço para poltrona, também indicamos o uso do tapete no ambiente. Você pode, inclusive, fazer uma almofada combinando com o tapete para formar uma composição impecável – e garantir ainda mais conforto.

 

 

 

Tapetes handmade

 

 

 

Sala

 

O ideal é que os tapetes handmade sejam feitos de tamanhos proporcionais ao sofá e poltronas, pois além de decorar eles são essenciais para delimitar o espaço entre a sala de estar e de jantar.

 

 

Outro ponto importante, é que você precisa se atentar às cores do tapete. É essencial que ela combine com o restante dos móveis. Caso você tenha uma sala neutra, em tons de cinza ou branco, então está liberado inovar na cor. Porém, se a sala já tiver uma parede colorida ou móveis mais vibrantes, escolha modelos de tonalidades que “conversam” com outros elementos do espaço.

 

 

 

Tapete handamde

 

 

Tapete handmade

 

Cozinha

 

Outro local que a gente ama usar um tapete handmade é a cozinha. Porém, não tenha apenas um conjunto de tapetes, é interessante ter mais de uma peça para trocar frequentemente. Enquanto uma lava, a outra decora a cozinha!

 

 

Também é uma oportunidade de usar flores e enfeites diferentes no seu tapete handmade. Algumas pessoas gostam de usar frutas, bordados e outros tipos de acabamentos que deixam a cozinha muito mais agradável e bonita no dia a dia.

 

 

 

tapete handmade

Banheiro

 

Os tapetes dos banheiros são menores e mais simples. O ideal é usar um modelo de crochê, mas evite usar perto do box, onde costuma molhar com mais facilidade. Deixe o tapete perto do vaso sanitário ou do gabinete.

 

 

Aqui também vale a dica que demos acima: tenha mais de um conjunto de tapetes para o banheiro, assim você consegue trocar as peças com frequência e manter o banheiro bem bonito e organizado.

 

 

tapete handmade

 

 

tapete handmade

 

 

Varanda

 

Caso tenha uma varanda fechada, aproveite para usar um conjunto de tapetes bem bonitos no espaço, como perto das poltronas, do sofá ou abaixo da mesa – tudo depende de como é a composição do seu espaço.

 

 

 

 

 

 

Por fim, nossa dica principal é: use e abuse de toda a criatividade, inspiração e beleza dos tapetes handmade na decoração. Com toda a certeza, eles serão ótimos aliados e farão toda a diferença!

 

 

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

 

 

 

Acesse agora

Organize e encontre de forma fácil todas as suas receitas favoritas

Primeiro acesso?

Ainda não tem uma conta no nosso site?
Digite seu email e crie uma agora mesmo.

Acesse sua conta

Perdeu a senha?

Preencha seus dados para finalizar o cadastro:

Quais assuntos você tem mais interesse?*





« Fazer login