: : : para nossos 80 anos

Blog

02 de setembro de 2021 |

8 MINUTOS DE LEITURA

Empreender no artesanato: 3 dicas de ouro!

Empreender no artesanato não é tão simples quanto parece, e esse desafio só aumentou com as circunstâncias atuais!

 

Mas, com algumas dicas, ficará mais fácil aliar o sucesso financeiro com a sua paixão pelo handmade! Por isso, selecionamos algumas sugestões para te ajudar na missão de ser um artesão bem sucedido!

 

Para empreender no artesanato, planeje-se!

 

A base de todo bom profissional é, com certeza, um bom planejamento! É essa organização que vai te ajudar a perceber onde está o seu negócio e qual o melhor caminho para fazê-lo chegar aonde você deseja.

 

Faça cronogramas semanais

 

É importante que você saiba exatamente o tempo de produção de suas peças. Para isso, a cada nova criação, anote o tempo que usou na confecção.

 

Dessa forma, você vai conseguir se programar para a semana e para o mês. Essa organização será muito útil nas épocas de festas, em que, geralmente, os pedidos de artesanato aumentam, como na Páscoa e Natal. Caso não se programe, você pode se atrapalhar com os prazos e deixar seus clientes frustrados.

 

Um planner será um bom aliado nessa hora! Mesmo na reta final de 2021, o material vai te ajudar a planejar seu cronograma para não atrasar nenhuma encomenda. Nele, você confere todos os feriados nacionais que ainda estão por vir e espaços de sobra para registrar todos os seus compromissos. Baixe agora mesmo!

 

Quem não faz um cronograma perde oportunidades e, por consequência, dinheiro!

 

EMPREENDER NO ARTESANATO

Elabore uma tabela de valores

 

Ter os valores das suas peças preestabelecidos pode ser de grande ajuda! Assim, você não corre o risco de acabar cobrando menos do que seu trabalho de fato vale.

 

Para ajudar nessa tarefa, faça pesquisa de mercado e veja quando estão cobrando por produtos semelhantes aos que você oferece no mercado. Procure manter tudo na ponta do lápis, como cada material usado, tempo dedicado e o grau de dificuldade dos seus produtos. A partir daí, você terá uma ótima base para formar sua tabela de valores.

 

Você também pode contar com uma ajuda da calculadora do nosso aplicativo Love Círculo para precificar suas peças. Tudo é calculado considerando gastos fixos e variáveis com materiais, fretes, embalagens, impostos e comissões. Você também pode descobrir o valor do seu salário por hora e estimar o quanto quer ganhar por mês.

 

Lucrou? Invista!

 

Um dos grandes erros da maioria das pessoas que estão crescendo no mundo dos negócios é estagnar e continuar oferecendo sempre as mesmas coisas, sem se atentar para a concorrência. Para que isso não aconteça com você, invista dinheiro em novos materiais, mantenha seu mix de produtos sempre atualizado e traga novidades para o seu negócio! Essas ações agregaram ainda mais valor ao seu artesanato, permitindo que logo todo esse investimento se transforme em retorno financeiro.

 

Empreenda no artesanato usando a tecnologia como aliada!

 

Tenha em mente que ela pode impulsionar seu negócio, seja por ajudar a expor seu trabalho e até mesmo para apresentar os meios de venda e contato entre você e seus consumidores.

 

Para isso, tenha páginas nas redes sociais e procure mantê-la sempre atualizada com fotos das suas criações mais recentes. A internet hoje é uma verdadeira vitrine virtual!

 

O marketing digital cresce cada vez mais! Por isso, se planejar e saber colocar as estratégias em prática que melhor funcionam para a rede social da sua escolha é fundamental. Você pode investir em cursos que te ajudarão nessa área ou, então, contratar a ajuda de pessoas que entendam do assunto e te auxiliarão nessa jornada digital.

 

Peça também para que seus clientes marquem sua página quando postarem uma foto com a peça. Dessa forma, você também atinge os seguidores dos seus clientes que, com sorte, podem se tornar futuros consumidores do seu trabalho.

 

Capriche nas embalagens

 

Você se empenhou tanto para fazer um produto de boa qualidade, que ele merece ser entregue ou apresentado em uma bela embalagem!

 

Elas serão o primeiro contato do seu cliente com o seu produto, então fazem toda a diferença e tornam a experiência muito mais especial.

 

É na embalagem também que seu cliente irá encontrar suas informações de contato para que possa realizar uma nova compra. E, se bem caprichadas, serão ótimos estímulos para agregar ainda mais valor ao seu trabalho.

 

Mas não pense que os investimentos financeiros precisam ser altos para que a estratégia seja eficaz. Um bilhetinho escrito à mão agradecendo a compra, uma cartinha listando os cuidados que o seu cliente deve ter para preservar a peça e um cheirinho especial (aplicado com cuidado para não manchar seu trabalho) deixam toda encomenda ainda mais incrível!

 

No nosso Instagram (@circuloprodutos), você encontra um IGTV mostrando na prática como deixar a entrega do seu produto ainda mais especial. Olha só!

 

 

Onde encontrar os produtos Círculo para começar a empreender no artesanato?

 

Tão importante quanto o seu negócio são os seus produtos! Por isso, invista em materiais de qualidade para confeccioná-los e começar de vez a empreender no artesanato!

 

Você encontra nossos materiais, que vão desde as melhores linhas a acessórios indispensáveis, nos melhores armarinhos e lojas on-line do Brasil!

 

Impulsione o seu negócio e encante ainda mais os seus clientes!

 

Use a #SempreCirculo!

 

Agora que você já recebeu as dicas, chegou a hora de soltar a imaginação e criar peças tão lindas quanto a sua vontade de agradar o seu público!

 

E não se esqueça: compartilhe o resultado de tudo com a gente nas redes sociais!

 

É muito fácil! Você só precisa publicar suas fotos no  Facebook ou no Instagram e em seguida marcar a #SempreCirculo. Assim, nós conseguimos acompanhar de pertinho tudo o que você faz!

 

Por último, mas não menos importante, conte pra gente: você já coloca alguma dessas dicas em prática? Comente aqui embaixo!

 

Até a próxima!

Acesse agora

Organize e encontre de forma fácil todas as suas receitas favoritas

Primeiro acesso?

Ainda não tem uma conta no nosso site?
Digite seu email e crie uma agora mesmo.

Acesse sua conta

Perdeu a senha?

Preencha seus dados para finalizar o cadastro:

Quais assuntos você tem mais interesse?*





« Fazer login