: : : para nossos 80 anos

Blog

14 de maio de 2020 |

9 MINUTOS DE LEITURA

Materiais para patchwork: conheça tudo o que é essencial!

Você conhece os materiais que precisa para fazer patchwork? Essa técnica é apaixonante e proporciona lindos trabalhos confeccionados com tecidos.

 

Aqui no blog, temos um post bem legal com 5 dicas para iniciantes que vão te ajudar a explorar melhor esse universo dos tecidos, se ele ainda não faz parte da sua rotina.

 

Se você está pensando que não pode fazer patchwork porque não tem máquina de costura, vai se surpreender, porque esse item não é essencial para a prática da técnica, sabia?

 

Vamos conhecer os materiais básicos para praticar patchwork!

 

Materiais para patchwork

 

Chegou a hora de conhecer todos os produtos que são realmente essenciais para o trabalho com patchwork. Com o tempo, você pode expandir seu arsenal de acessórios e deixar seu ateliê completo. Mas para começar, é importante que você não esqueça de nenhum desses itens aqui:

 

Tecido

 

materiais para patchwork tecidos

 

Esse é o personagem principal do trabalho com patchwork. Estampados, infantis, temáticos ou composês, os tecidos para qualquer tipo de projeto precisam ser compostos por materiais de alta qualidade, para garantir o bom resultado do seu trabalho.

 

Opte por tecidos 100% algodão para confeccionar suas peças e lembre-se de lavá-los antes do uso. Assim, você verifica se o tecido vai encolher antes de ter a peça pronta e também elimina possíveis excessos de tinta.

 

Nós temos diversas coleções disponíveis em nosso catálogo, se tiver interesse, conheça todas em nosso site.

 

Linha para costura

 

materiais para patchwork linhas para costura

 

A linha de costura, para trabalhos manuais ou mecânicos, também é extremamente importante no trabalho com patchwork. É ela que vai unir as partes de tecido, seja em costura ou aplicações.

 

Sua linha também precisa ser de boa qualidade, porque além de não romper durante o processo de costura, ela precisa suportar que a peça seja manuseada sem comprometer a costura. Opte por linhas 100% poliéster.

 

Você pode encontrar diversas cores disponíveis para combinar com todos os seus tecidos. A nossa Maxxi Retrós, por exemplo, conta com 200 cores na cartela!

 

Agulha costura

 

agulha costura para patchwork

 

As tradicionais agulhas de costura, feitas de aço niquelado, são indicadas para costura manual (bainhas, botões, etiquetas) e para aplicação de detalhes em peças prontas (customização). Elas também atendem perfeitamente as necessidades do artesão que deseja trabalhar com patchwork, evidenciando que não é necessário o uso da máquina de costura para essa técnica.

 

É claro que as máquinas de costura são sim muito utilizadas para trabalhos com patchwork, mas esse tipo de equipamento é mais comum no trabalho com peças maiores e complexas. Se você tiver máquina de costura e preferir trabalhar assim, mecanicamente, não se preocupe! No seu ateliê, é você quem faz as regras!

 

Alfinetes

alfinetes patchwork

 

Recomendados para marcação de costuras em geral, os alfinetes auxiliam na hora de passar e/ou costurar peças. Os formatos com cabeças coloridas e divertidas, ideais para patchwork, ajudam o artesão a não esquecer nenhum alfinete no trabalho.

 

Marcador de tecido

 

                                                                               

 

Os marcadores de tecido também são essenciais para o trabalho com patchwork. Existem algumas variedades disponíveis no mercado e você pode usar qual desejar. Vamos explicar para você as diferenças entre os tipos mais comuns para facilitar sua escolha:

 

  • Giz de alfaiate: esse marcador talvez seja o mais tradicional, usado para fazer marcações em tecidos variados. Ele permite marcar o tecido em ambos os lados, pois a marcação desaparece completamente com facilidade.
  • Lápis para marcar tecido: composto por papel e giz de alfaiate, o lápis serve para fazer marcações em tecidos também de uma forma mais prática, porque além de não sujar as mãos, ele não precisa ser apontado. É só o artesão ir rasgando o papel conforme o uso. Tanto o lápis como o giz podem ser removidos com um pano úmido.
  • Caneta patchwork: esse tipo de marcador é mais prático e moderno. Geralmente, estão disponíveis na cor azul para tecidos claros, e na cor branca, para ser utilizada em tecidos escuros. São tão eficientes quando o lápis e o giz. Ficará a seu critério decidir do que gosta mais. A tinta dessa caneta costuma sair com água, o que não prejudicará o seu tecido.

 

Tesoura

 

Tesouras são itens básicos para o trabalho com costura e tecidos. Geralmente fabricadas com aço inoxidável, elas são indicadas para todos os tipos de trabalho, inclusive com papel e materiais diversos.

 

Cortador rotativo

 

O cortador rotativo é um acessório indispensável nos trabalhos de patchwork. Com design inovador e movimento rotativo, o cortador permite executar cortes de forma prática e detalhada, inclusive em curvas.

 

O cabo emborrachado do cortador é anatômico e proporciona muito mais conforto e eficiência durante o uso. Sua lâmina é bastante afiada e permite o corte com precisão em diferentes materiais, como tecido, vinil, quilt, papel, veludo e couro.

 

Para diferentes tipos de corte, existem também diferentes tipos de lâmina. O nosso cortador, por exemplo, está disponível nos tamanhos de lâmina 28 mm e 45 mm.

 

A de 45 mm é ideal para cortes retos, com maior capacidade de corte, atingindo até 8 camadas de tecido. Já a lâmina de 28 mm é indicada para cortes curvilíneos, cortando até 4 camadas de tecido. Quando as lâminas perderem o corte, é só trocar por uma novinha, vendida separadamente.

 

Base de corte

materiais para patchwork base de corte

A base de corte é tudo o que o artesão que trabalha com tecidos sempre sonhou. Bastante tecnológica, ela se recupera do corte em minutos e serve como apoio para realizar os trabalhos de corte, colagem e costura, sem prejudicar o artesanato ou o local de trabalho.

 

Régua patchwork

materiais para patchwork régua

 

A régua para patchwork é utilizada para medir os tecidos e moldes, definir tamanhos, padronizar os retalhos, e o que for necessário na produção da peça para que ela tenha acabamento perfeito. Esse acessório possui marcações em centímetros e ângulos que facilitam na hora de cortar os tecidos, garantindo total precisão.

 

Receitas patchwork

 

Agora que você já conhece todos os materiais para patchwork e sabe tudo o que precisa ter em mãos para trabalhar, chegou a hora de escolher seu próximo projeto.

 

Nosso site está repleto de peças incríveis, como essas aqui embaixo, para você confeccionar lindos trabalhos usando a técnica do patchwork. São receitas simples, sem muitas emendas, que também podem ser chamados de costura criativa. Olha só!

 

Capas de Travesseiros Jardim de Rosas

 

capa de travesseiro patchwork

Jogo Americano Frutas com Cesta

 

jogo americano patchwork

 

Se quiser conferir todas as possibilidades disponíveis, clique aqui para acessar a seção de receitas de patchwork em nosso site.

 

Onde encontrar materiais para patchwork?

 

Nós temos diversos acessórios e várias coleções lindas de tecidos para você criar todos os seus trabalhos com patchwork! Você encontra tudo nos melhores armarinhos e lojas on-line do Brasil.

 

Algumas lojas estão realizando serviços de entrega, verifique se é o caso da sua cidade. Se não for, opte pelas lojas on-line! Você escolhe e compra da sua casa e recebe todo o material em segurança, sem precisar sair.

 

Utilize a #

 

Agora que você já conhece todos os materiais para patchwork, chegou a hora de começar a trabalhar.

 

Assim que finalizar suas criações em patchwork, compartilhe com a gente nas redes sociais!

 

É só publicar suas fotos no Facebook ou no Instagram com a #semprecirculo!

 

Até a próxima!

Acesse agora

Organize e encontre de forma fácil todas as suas receitas favoritas

Primeiro acesso?

Ainda não tem uma conta no nosso site?
Digite seu email e crie uma agora mesmo.

Acesse sua conta

Perdeu a senha?

Preencha seus dados para finalizar o cadastro:

Quais assuntos você tem mais interesse?*





« Fazer login