: : : para nossos 80 anos

Blog

31 de maio de 2022 |

9 MINUTOS DE LEITURA

Dicas de planejamento mensal para artesãos

Primeiramente, saiba que planejamento mensal é saber aplicar estratégias regulares para estruturar da melhor forma possível o crescimento da sua atividade como artesão.

 

 

Portanto, é muito importante criar alguns hábitos e práticas para alcançar resultados a curto e médio prazo.

 

 

Por isso, selecionamos aqui algumas dicas preciosas para te ajudar a organizar e ver seu trabalho como verdadeira fonte de renda e um potencial negócio no futuro!

 

 

 

Determine o tempo!

 

 

Uma das grandes questões entre todos os artesãos é que, na maioria das vezes, o trabalho é realizado em casa.

 

E definir um horário entre as tarefas, familiares e visitas pode se tornar um grande dilema, se não houver um planejamento.

 

Antes de mais nada, comece a fixar horários na sua rotina. Procure por momentos em que terá um tempo tranquilo e sem interrupções.

 

 

A nossa querida artesã, Renata Vieira, do Time de Artesãos da Círculo, deixou aqui uma SUPERDICA:

 

 

“Defina o seu horário de trabalho! Principalmente se você tem filho pequeno, aproveite os momentos em que a criança está na escola ou dormindo para focar no seu trabalho.”

 

 

Outra querida artesã do nosso Time, Simone Eleotério, também deu dicas valiosíssimas para você colocar em prática na sua rotina de atividades. A Simone nos contou sobre como o planejamento é fundamental no trabalho de um profissional do artesanato: Eu particularmente acho que para nós, artesão ou artesã, o tempo é nosso maior valor, cada minuto é importante”, afirmou.

 

 

Entre outras coisas, segundo ela, planejar o dia a dia é fundamental para que se possa cumprir metas e prazos. Dessa forma, Simone ainda nos relatou como conseguia fazer isso em dado momento da sua vida:

 

 

“[…] anos atrás eu tinha uma loja virtual bebê e infantil, onde eu criava e confeccionava sapatinhos de crochê e acessórios. Além disso, fazia as fotos e divulgação das minhas peças. Organizava minha semana de acordo com as peças que tinha que confeccionar, algumas semanas bem corridas com muitas encomendas, outras mais tranquilas, sempre que tinha uma semana mais tranquila aproveitava para confeccionar solas de sapatinho, deixava todas organizadas por tamanho e cor, isso me ajudava muito nas semanas mais corridas, pois tendo as solas adiantadas ganhava tempo na confecção das minhas encomendas.”     

 

 

Viu? Quando há planejamento de tempo o seu trabalho pode fluir de maneira mais organizada e até mesmo aumentar suas produções, impulsionando, consequentemente a sua margem de lucro.

 

 

 

Defina um local de trabalho

 

 

Primeiramente, como a grande maioria dos artesãos não têm um ateliê próprio, especialmente no início das suas atividades. Por isso,  é necessário reservar um cômodo ou um cantinho da casa para organizar e estruturar onde você vai trabalhar.

 

 

No entanto, não se esqueça de outro ponto crucial, se você trabalha em casa é de extrema importância que as pessoas do seu convívio familiar e social estejam cientes disso.

 

 

Sendo assim, mais uma vez a Renata Vieira deixou um conselho sobre o assunto para te ajudar:

 

 

“Aprenda a “educar” as pessoas da sua família, vizinhos e amigos a entenderem que você está trabalhando em casa.  Não permita que confundam o fato de estar em casa com disponibilidade.”

 

 

Entretanto, Renata também conta que por experiência própria, isso deve ser encarado como um processo. Dessa forma, esse foi até  o motivo pelo qual ela usou a palavra educar. Sendo assim,  é aos poucos que as pessoas começarão a entender que a sua rotina mudou e, que você trabalha em casa.

 

 

Planejamento mensal e o Controle Financeiro

 

 

Separe os gastos

 

 

A nossa querida artesã Renata Vieira também nos prestigiou com outra dica muito importante aqui:

 

 

Aprenda a separar os gastos!”

 

 

Renata conta que essa divisão fará toda a diferença e, principalmente, fará com que sua atividade se transforme mesmo em profissão.

 

 

Antes de mais nada, separe o que é referente as despesas de casa e o que será direcionado a investimentos no seu trabalho artesanal. E claro, medindo sempre qual mês poderá gastar um pouquinho a mais ou nada.

 

 

Renata fala sobre seu próprio exemplo relacionado a investir em equipamentos para melhor divulgação do seu trabalho, como câmera para gravar vídeos com uma qualidade melhor.

 

 

No entanto, ela orienta que é preciso medir em qual mês pode-se gastar o lucro com alguma melhoria, e qual período será preciso poupar mais.

 

 

Isso vale bastante quando nos referimos, por exemplo, a guardar dinheiro em épocas de “vacas gordas”, como as datas comemorativas quando o público consome mais. Para a época de “vacas magras”, essa reserva é essencial, pois não há tanta procura pelo seu trabalho.

 

 

 

Compra de materiais no planejamento mensal

 

 

Nessa parte, você precisa entender os custos envolvidos a cada mês e fazer um balanceamento do preço de cada item, pois isso influenciará no preço final.

 

 

Faça pesquisas, antes de comprar os seus materiais! Porém, padronize o seu produto. Evite trocar itens de boa qualidade por uma inferior.

 

 

Mais uma vez, podemos conferir uma dica preciosa da nossa artesã Simone Eleotério nesse ponto importante do planejamento mensal.

 

 

Para Simone, a compra de materiais e a organização dos mesmos é algo imprescindível! Principalmente quando se trata da produção da embalagens das peças:

 

 

Planejamento da compra de fios, custos envolvidos na produção como embalagem, tempo de confecção da peça, são muito importantes para o cálculo do preço final de cada peça.”

 

 

Sendo assim, realize essa prática de análise do quanto gastou para colocar sobre o preço da sua peça final  mensalmente.No entanto, considere que podem haver meses com promoções e outros que os materiais podem estar mais caros.

 

 

 

Adquira mais conhecimento

 

 

Leia também alguns posts em nosso Blog com conteúdo para você alcançar ainda mais sucesso como artesão. São inúmeras dicas para você colocar em prática e melhorar seu planejamento mensal.

 

 

 

Autocuidado e produtividade: 8 dicas para trabalhar melhor!

 

 

 

planejamento mensal

 

 

Dicas de fotos e vídeos para divulgar seu trabalho artesanal nas redes!

 

 

planejamento mensal

 

 

 

Empreender no artesanato: 3 dicas de ouro!

 

 

planejamento mensal

 

 

 

Como aumentar a produtividade? Confira as dicas!

 

 

 

planejamento mensal

 

 

 

Precificação: aprenda a calcular quanto cobrar pela peça!

 

 

planejamento mensal

 

 

E por último, mas não menos importante, você deve seguir bons conselhos de artesãos de sucesso. Por isso, finalizamos este artigo com as palavras da nossa artesã Simone Eleotério:

 

 

Planejar e estabelecer metas de crescimento para o futuro são importantes para empreender no artesanato e claro acreditar no seu potencial e talento com as artes manuais.”

 

 

Onde encontrar os produtos Círculo para trabalhar melhor seguindo as dicas para o planejamento mensal?

 

 

Continue crescendo e alcance muito sucesso! Para te ajudar nisso, desenvolvemos os melhores produtos para que seus projetos sejam cada vez mais especiais.

 

 

 

Você encontra nossos materiais, que vão desde as melhores linhas a acessórios indispensáveis, nos melhores armarinhos e lojas on-line do Brasil!

 

 

Use a #semprecirculo!

 

 

 

Agora que você já recebeu as dicas, chegou a hora de colocar todas em prática, então, solte a imaginação e crie peças incríveis!

 

 

 

 

E não se esqueça: compartilhe o resultado de tudo com a gente nas redes sociais!

 

 

 

 

Publique suas fotos no Facebook ou no Instagram e em seguida marcar a #semprecirculo. Dessa forma, nós conseguimos acompanhar de pertinho tudo o que você faz!

 

 

 

 

Mas agora, conte pra gente: quais dessas dicas você mais gostou? Comente aqui embaixo!

 

 

 

 

Até a próxima!

 

Acesse agora

Organize e encontre de forma fácil todas as suas receitas favoritas

Primeiro acesso?

Ainda não tem uma conta no nosso site?
Digite seu email e crie uma agora mesmo.

Acesse sua conta

Perdeu a senha?

Preencha seus dados para finalizar o cadastro:

Quais assuntos você tem mais interesse?*





« Fazer login