: : : para nossos 80 anos

Blog

23 de junho de 2020 |

9 MINUTOS DE LEITURA

Tecelagem manual: conheça mais sobre a técnica!

Uma das técnicas artesanais mais antigas que existem, a tecelagem manual surgiu nos primórdios da civilização. Desde que o Homem existe na Terra, precisa se proteger do frio e, com isso, passou a encontrar novas formas de utilizar fios, fibras e transformá-los em tecidos.

 

Apesar de o processo têxtil ter evoluído desde sua origem até os dias de hoje, ainda há quem prefira produzir peças à mão, como nos teares – um tipo de aparelho mecânico utilizado na produção de peças de tecelagem manual como mantas, tapetes, cachecóis etc.

 

A tecelagem manual na América

 

A tecelagem manual chegou ao nosso continente por meio dos povos astecas e dos indígenas. Como matéria-prima, esses artesãos utilizavam algodão, lã, palha e até penas de pássaros.

 

No Brasil, Minas Gerais mantém essa tradição viva e é um dos polos têxteis que mais exporta tapeçarias feitas em tear de pedal.

 

A tecelagem manual no mundo

 

Até hoje, a tecelagem manual e o tear têm seus espaços garantidos no dia a dia da comunidade tecelã e são muito valorizados. Os tapetes persas mais sofisticados e valiosos, por exemplo, são confeccionados por meio da tecelagem manual.

 

Hoje em dia, essa técnica sofre influência até mesmo da moda e se adapta às tendências das temporadas. A tecelagem manual já foi até inserida em coleções como a da Chanel, em Paris, no ano de 2018.

 

Como é feita a tecelagem manual?

 

Após a produção do fio e seu tingimento, chega a hora de iniciar a tecelagem.

 

fios coloridos família Amigurumi Círculo

Foto: Eglair Quicolli

 

Os tecidos desenvolvidos por meio da tecelagem manual são resultado do entrelace dos fios do urdume (fios verticais) e da trama (fios horizontais), que são trabalhados no tear e transportados pela lançadeira que entrelaça esse fio com o restante do trabalho.

 

tear pente-liço tecelagem manual

Foto: Eglair Quicolli

 

O tear pode ser de mesa ou uma espécie de moldura com pregos que pode ser apoiada em uma superfície. Há diferentes tamanhos e níveis de complexidade dessa estrutura de madeira. Também são variadas as formas de entrelaçamento desses fios, que podem gerar padronagens únicas e exclusivas.

 

Um presente especial

 

Agora que você já sabe do que se trata a tecelagem manual e conhece o que é um tear, chegou a hora de você se maravilhar com um presente muito especial que recebemos aqui em nossa fábrica dos sonhos.

 

tela feita com tecelagem manual Eglair Quicolli

Foto: Eglair Quicolli

 

Essa tela moderna, repleta de lindas cores e formas geométricas foi confeccionada pela artesã Eglair Quicolli com os fios da família Amigurumi no tear do tipo pente-liço, ideal para trabalhos à mão.

 

Eglair, designer e tecelã nascida em São Paulo, trabalha com foco em arte têxtil, design de superfície e joalheria artesanal. Ela ama ensinar e compartilhar conhecimento, por isso dá aulas em escolas, cursos on-line, grupos e até aulas particulares.

 

Eglair Quicolli

Foto: site Eglair Quicolli

 

Sobre seu propósito no trabalho com a arte têxtil, Eglair afirma que: “As poéticas manuais criam um espaço interno de reflexão e o têxtil evidencia essa característica com o manuseio de fios e fibras, cheios de texturas e potências criativas”. A tecelã ainda complementa: “Meu objetivo como professora de arte têxtil é proporcionar esse encontro entre os processos criativos e o caminho do coração”.

 

Para conhecer mais sobre o trabalho de Eglair Quicolli, acesse seu Instagram e site.

 

Confira mais algumas imagem do processo de produção da tela que ganhamos de presente!

 

tear pente-liço tecelagem manual

Foto: Eglair Quicolli

 

tear pente-liço tecelagem manual

Foto: Eglair Quicolli

 

produção de tela em tear Eglair Quicolli

Foto: Eglair Quicolli

 

tear pente-liço tecelagem manual

Foto: Eglair Quicolli

 

Os fios da família Amigurumi

 

Mais uma vez, os fios da família Amigurumi mostram sua versatilidade sendo utilizados não somente para o trabalho com os bichinhos de crochê, mas também para criar peças em técnicas diferentes e especiais, como a tecelagem.

 

Conheça cada um dos fios da família para escolher o que mais combina com você:

 

Amigurumi

 

Primeiro fio do Brasil para quem ama trabalhar com a técnica de origem japonesa, o Amigurumi surgiu em 2017 e tem 61 cores exclusivas e marcantes na cartela.

 

Amigurumi Círculo

 

Por ser um produto 100% algodão mercerizado, é resistente, brilhante, e por isso, tornou-se, em tempo recorde, o mais querido nos armarinhos de todo Brasil para quem ama os fofíssimos bichinhos de crochê.

 

Amigurumi Maxi

 

Em 2019, foi a vez da família aumentar pela primeira vez, e o inovador Amigurumi Maxi chegou para transformar o mundo do artesanato.

 

Com mais do que o dobro da espessura do fio tradicional, 100% algodão mercerizado e exatamente a mesma cartela de cores de Amigurumi, com 61 cores, a versão Maxi possibilitou peças incrivelmente maiores e bem-estruturadas, sem adaptações nas receitas. Um excelente custo-benefício!

 

Amigurumi Maxi Círculo

 

Além disso, novos acessórios foram desenvolvidos para atender os dois fios da família com alta qualidade, como olhinhos de segurança com tamanhos variados.

 

Amigurumi Soft

 

Por fim, um último lançamento conquistou o coração dos artesãos: o Amigurumi Soft que chegou para completar a família.

 

Desenvolvido após muitas pesquisas com o público em eventos como Amigurumi Day, Amigurumi Maxi Day e em grupos de artesanato, o Amigurumi Soft chega ao mercado para oferecer uma opção de fio com composição diferenciada, toque altamente macio, cartela de cores ampla e rendimento excepcional.

 

Com espessura média, entre o tradicional e o Maxi, ele é composto 55% por acrílico e 45% por algodão. Com ótimo rendimento, o Soft também conta com uma das maiores cartelas do mercado: são 60 cores maravilhosas para as confecções mais sofisticadas e delicadas.

 

Amigurumi Soft Círculo

 

A família Amigurumi, da Círculo, é tão incrível quanto as peças que seus fios são capazes de estruturar. Cada produto é inexplicavelmente macio, possui alta qualidade e cartelas de cores que preenchem os olhos com vida e intensidade, capazes de despertar a criatividade para produções de projetos lindos e alegres!

 

Tear Alternativo

 

Ficou animado e quer confeccionar uma peça à mão, mas não tem tear? Calma, a Eglair Quicolli preparou uma dica bem legal para você!

 

Confira abaixo, no passo a passo em vídeo, como criar um tear alternativo e conheça também alguns pontos de tapeçaria e tecelagem. Você vai aprender a tecer com duas cores usando a técnica “hatching”, vai descobrir como criar textura e fazer o acabamento da sua tapeçaria.

 

Os materiais necessários? São esses aqui: papelão durinho, agulha sem ponta, barbante, resto de fios diversos, fita crepe, tesouras, régua e lápis.

 

tear alternativo para tecelagem manual Eglair Quicolli

Foto: Eglair Quicolli

 

Olha só como é fácil de fazer:

 

Onde encontrar nossos fios para realizar trabalhos com tecelagem manual?

 

Nós temos diversos fios incríveis, nacionais e diferenciados, para te ajudar a confeccionar lindos trabalhos com tecelagem manual. Você encontra tudo nos melhores armarinhos e lojas on-line do Brasil!

 

Algumas lojas estão realizando serviços de entrega, verifique se é o caso da sua cidade. Se não for, opte pelas lojas on-line! Você escolhe e compra da sua casa e recebe todo o material em segurança, sem precisar sair.

 

Utilize a #

 

Agora que você já sabe o que é tecelagem manual, aprendeu a criar um tear alternativo e se inspirou com a linda tela que ganhamos de presente, é só colocar a mão na massa e criar sua obra de arte!

 

Lembre-se: assim que finalizar suas criações, compartilhe com a gente nas redes sociais! É só publicar suas fotos no Facebook ou no Instagram com a #semprecirculo. Nós amamos acompanhar de pertinho tudo o que você faz!

 

Você já conhecia essa técnica? Conte pra gente aqui nos comentários!

 

Até a próxima!

Acesse agora

Organize e encontre de forma fácil todas as suas receitas favoritas

Primeiro acesso?

Ainda não tem uma conta no nosso site?
Digite seu email e crie uma agora mesmo.

Acesse sua conta

Perdeu a senha?

Preencha seus dados para finalizar o cadastro:

Quais assuntos você tem mais interesse?*





« Fazer login