A Círculo convidou a artesã Elá Camarena para falar sobre as melhores maneiras de criar paletas de cores. Confira as dicas incríveis!
Repare que técnicas de artesanato não entram no quadro de inspirações. Faço isso para não correr o risco de copiar a ideia de alguém e para direcionar ideias e cores que se encaixem no ambiente que construí para minha inspiração. É só depois deste exercício que as cores começam a ser definidas. Na arte, moda, publicidade e outras áreas, o círculo cromático é usado para definir os tons dos trabalhos. Ele é uma representação simplificada de como percebemos as cores e por meio dela encontramos combinações de cores incríveis.
E para que você precisa saber disso? Porque existe um método para combinar cores. Uma vez que você entenda como funciona, não terá mais dificuldade em escolher as cores para seus trabalhos. Para ajudar você, fiz uma versão livre do círculo cromático no crochê com o fio Amigurumi.
A regra também vale para as cores terciárias e sua cor oposta, como o magenta e verde.
Essa combinação de cores é dinâmica e energética. É usada em trabalhos que requerem intensidade na sua combinação. Na interpretação (livre) que fiz do círculo cromático em crochê, você pode exercitar outras combinações de cores complementares, como o azul e laranja. Ficou mais fácil? Olhe para o círculo e veja qual cor está na frente da outra! Escolha entre seus fios, cores próximas aos azuis e laranjas que tenha certeza de que combinarão entre si. Então, todas as vezes que quiser uma combinação de cor mais dinâmica, você pode escolher uma e ver qual está a sua frente no círculo cromático. As combinações de cores não precisam ser exatas, como na imagem do círculo. Podemos trabalhar com as cores em intensidades diferentes, seguindo a regra da oposição, como pode ser visto no square.
Na versão em crochê, usei três verdes do fio Amigurumi para uma combinação de cores bem refrescante. Depois, usei a mesma ideia para tecer os demais quadrados. Exercite essa regra de cores! Escolha entre seus fios todos os laranjas e amarelos e faça amostras para estudos de novas combinações. Continue estes estudos com os roxos, rosas e azuis.
O círculo cromático a seguir tem as variações mais claras e mais escuras de cada cor. É o mesmo círculo que expliquei anteriormente e acredito que ficará mais fácil encontrar as cores mais próximas.
Procurei em meus fios quais cores se aproximam do roxo, amarelo e azul esverdeado para fazer a combinação. Veja só o resultado.
Claro que as cores dos fios que você tem podem não ser exatamente as cores do círculo cromático. Escolha tons próximos as do círculo para fazer as combinações entre elas.
Se deseja algo mais suave ou romântico, use as análogas – principalmente cores com mais branco em sua composição.
Com o estudo das combinações complementares, tríades e análogas, comece a pensar, ou “sentir”, as cores em propostas mais ousadas. Usei cores do fio Barroco para crochetar a Blaa, uma flor com carinha mais maluca e piercing na língua. Uma brincadeira combinando azuis, vermelhos, verdes e neutros. Visualizar esta foto no Instagram.
Blusas de tricô masculinas são tendência! No inverno, aquecem. No verão, surpreendem. Confira nosso E-book For Men com 5 peças exclusivas!
Leia maisEncante-se com 7 gráficos exclusivos para panos de copo cheios do amor dos trabalhos manuais!
Leia maisConheça a Junior Achievement e saiba como nos relacionamos com esse projeto que incentiva o empreendedorismo jovem.
Leia maisConheça hoje a paleta de cores do verão 2021 e confira uma sugestão especial de peça para cada cor!
Leia mais