Saiba como evitar e como tirar as indesejadas bolinhas nas suas peças de tricô e crochê!
Todo mundo já se deparou com uma de crochê ou tricô que, após um tempo, apresentou bolinhas se formando na trama? Venha descobrir os segredos destas bolinhas de algodão e como fazer para evitá-las.
Você já se pegou observando suas peças de tricô e crochê, apenas para descobrir as teimosas bolinha de algodão na trama? Não se preocupe, você não está sozinho nessa! O algodão, apesar de suas muitas qualidades, pode causar pequenas bolinhas nas suas peças. Venha descobrir o porquê.
O algodão é como um abraço suave. Sua fibra natural proporciona uma maciez incomparável, tornando o ato de tricotar ou crochetar uma experiência quase terapêutica. Além disso, é perfeito para criar peças que estarão em contato direto com a pele, como roupas e acessórios.
Quando você veste uma peça artesanal de tricô ou crochê, as fibras de algodão estão em constante movimento. Elas se movem, se entrelaçam e, às vezes, decidem se agrupar, formando assim, as tão conhecidas bolinhas.
A bolinha é então, na verdade, uma obra do atrito e da abrasão das fibras do algodão. À medida que suas peças de tricô ou crochê são usadas e lavadas, as fibras de algodão sofrem um pouco de desgaste. Esse atrito cria pequenas bolinhas que, de certa forma, contam a história do tempo em cada projeto.
Agora que desvendamos o mistério das bolinhas, como lidar com elas?
A primeira dica é usar uma escova macia (dessas que usamos para lustrar sapatos) e vinagre de álcool e água. Faça a mistura de 2 colheres de vinagre para ½ litro de água. Passe a escova nessa mistura, e faça o movimento de “varrer” delicadamente nas suas peças.
Outra dica para acabar com as bolinhas é utilizando lâmina de barbear. Essa já é muito popular por aí e aposto que todo mundo já ouviu falar. É bem simples: basta passar a lâmina nas regiões onde existem as bolinhas e pronto. Porém, tome cuidado, vá com delicadeza e deixe o tecido bem esticado para não o estragar.
A terceira é última dica é bem prática. Utilize a parte verde da esponja de lavar louça e passe delicadamente na peça. Basta apenas passar nas regiões com bolinhas e pelo e ir retirando o resíduo com as mãos.
E aí, gostou das dicas para tirar bolinhas das suas roupas?
Este post foi escrito por mim, Day Vaz do site Eu Amo Tricô. Sou apaixonada por tricô e a vários anos compartilho receitas, dicas, aulas e um pouco do dia a dia pelo meu ateliê nas minhas redes sociais. Venha tricotar junto comigo no site www.euamotrico.com.br ou no Instagram.
Com a primavera chegando, nada mais legal do que transformar a decoração da sua casa de uma maneira simples e fácil, sem perder a beleza do feito à mão. Venha se inspirar com a gente!
Leia maisA revista Crochê e Tricô Moda convida você a dar às suas roupas a importância que elas merecem. Encante-se com lindas peças feitas à mão!
Leia maisFizemos uma lista completa com base nas pesquisas da WGSN. Confira e escolha a sua favorita!
Leia maisExercite a sua criatividade e coloque sua personalidade em tudo que vestir com o bordado! Selecionamos 8 peças para você se inspirar!
Leia mais