"Minha história com o artesanato começou na infância, ainda muito pequena, acho que tinha sete ou oito anos. Aprendi sozinha (só de olhar os panos bordados da vizinha da minha tia) o bordado livre, aqueles da vovó. Depois ao dez anos comecei a aprender na escola, tapeçaria, crivo, bordado em geral, pintura em tecido, tricô e crochê, e foi por ele que mais me encantei. Durante toda a minha vida aprendi muitos outros tipos de artesanato, fiz curso de praticamente todos os tipos, dei aula, fiz muita coisa, mas tudo como passatempo.
Entrei para a universidade, me formei em biologia, fiz mestrado, me dediquei à pesquisa e ao magistério superior e ao magistério da rede estadual de educação e nunca mias tive tempo para o artesanato.
Em 1999 fui viver no interior do estado do Rio de Janeiro numa cidade muito pequena, ainda atuando como bióloga, mas era muito complicado com dois filhos pequenos ter que me deslocar todos os dias para o Rio...
Em 2003 resolvemos nos mudar para Rio das Ostras, onde tínhamos uma propriedade, e então, tomei a decisão de abrir uma loja de produtos para artesanato, e retornar ao mudo craft que sempre gostei tanto, porém, os caminhos escolhidos nem sempre são os melhores num determinado momento de nossa vida, mas sei que tudo coopera para o bem daqueles que amam a Deus, imediatamente, após minha mudança ocorreu minha separação, e foi um momento que muitas vezes pensei não iria superar, parece que todos os problemas do mundo começaram a desabar sobre mim, tinha uma menina com quatro anos e um menino com dois, tinha ainda muitos caminhos a serem percorridos.
Na minha separação, fiquei sem nada, inclusive do que tinha antes da minha união, fiquei apenas com um salário na época de R$380,00, fui então para uma localidade ao lado de Rio das Ostras chamada Barra de São João, onde estava lotada numa as escolas estaduais, aluguei uma casa cujo aluguel era exatamente o meu salário, e pensei o que fazer, me lembrei dos meus artesanatos e me joguei mesmo, fiz lembrancinhas de aniversário (biscuit, E.V.A, tecido, flores...) bijuterias lindas e ganhei muitas clientes, também fazia trabalhos em cerâmica que colocava numa loja de decoração, fiz também sandálias bordadas, como a cidade era ponto de veraneio, fiz uma grande clientela, consegui abrir um ateliê que chegou a ser referência na cidade, o artesanato permitiu superar as dificuldades financeiras e manter uma qualidade de vida para meus filhos.
Mas os problemas com o pai dos meus filhos, acabou por me deixar doente e precisei voltar ao Rio de Janeiro. Minha chegada ao Rio em janeiro de 2009, coincidiu com minha aprovação num concurso para professora temporário de um grande colégio federal, e aí com meus filhos ainda pequenos e muitas despesas, novamente me afastei do artesanato, pois precisaria ainda fazer clientes e estava a dez anos, totalmente afastada da cidade.
Vim morar no bairro de São Cristóvão, região central da cidade e precisava mesmo me dedicar ao trabalho com pagamento certo no final do mês, fui inclusive trabalhar também num colégio particular. Até que em 2011 dei de presente uma caixinha para uma amiga antiga, que se lembrou dos meus artesanatos e me incentivou a voltar a fazê-los comercialmente, e até se ofereceu para me ajudar a conseguir clientes, e assim enxerguei a possibilidade de viver de artesanato, fiz uma pesquisa, conversei com artesãs de nome que trabalham para algumas fábricas conhecidas que puderam ver meu trabalho e também me incentivaram, mas é uma decisão muito difícil, pois sou provedora da minha família e a maioria das pessoas acham uma loucura, trocar emprego com carteira assinada por comércio e mais ainda de artesanato.
Abri um Blog (Rose Crochê & Cia) ao qual, infelizmente ainda não estou me dedicando como deveria, pois ainda estou me organizando, mas tive a grande felicidade de ganhar o selo prata da Círculo, e isso foi um ponto decisivo na minha vida, vocês não imaginam impulso que isso me deu, pois eu aprendi a fazer crochê com linha Cléa e a Círculo sempre esteve presente em todas as fases da minha vida.
Foi a Círculo também que deu o maior apoio que precisa para acreditar que podia sim investir tudo no que gosto realmente de fazer quando deu aquele selo ao meu blog, e então, tomei finalmente minha decisão, deixei o colégio particular, permaneço lecionando apenas na rede estadual e, venho durante muitos meses trabalhando para comprar matéria prima, tecidos, linhas, lãs e barbantes, já montei um bom estoque, agora estou trabalhando na produção das minhas peças, para também montar o estoque para meu ateliê, que agora está focado apenas e m tecidos e linhas (Ateliê Flora Flor), também vou abrir espaço para aulas de bordado, crochê e tapeçaria.
Hoje estou abrindo um MEI (microempreendedor individual), já fiz um curso pelo SEBRAE e pretendo fazer outros, leio todas as dicas que recebo do Ganhe Mais da Círculo, pois quero me qualificar e ter um ateliê regularizado, falta muito pouco, logo já terei a mobília e ele estará organizado e regularizado, já tenho uma clientela, embora ainda seja pequena vai aumentar com o tempo, esta foi a melhor decisão da minha vida e estou muito feliz, pois estou conseguindo ganhar o dinheiro de que preciso fazendo o que gosto e poder tomá-la era o que faltava para que me sentisse uma pessoa realizada.
Aqui está parte do estoque de matéria prima do meu ateliê que deverá ficar pronto em cerca de dois meses.
Hoje minha felicidade se completa, pois de uma certa forma vocês colaboraram muito para que eu pudesse alcançar esta superação!"
Emocionante, né?! Nós estamos cheios de orgulho da Lolita, e muito felizes em saber que participamos de cada momento da história dela, ajudando-a a superar suas dificuldades e a ser plenamente realizada e feliz. Sabemos que existem muitas mulheres guerreiras como ela no nosso Brasil, e estas, com certeza irão muito longe!
Depois de tantas idas e vindas, tantas surpresas da vida, a única coisa que permaneceu na vida da Lolita foi o artesanato... Lindo demais! ♥
Podemos sempre mais, basta querer! Desejamos que esta linda história toque o coração de cada um de vocês e encoraje e inspire muito na hora de tomar futuras decisões.
Lembrem-se, nós podemos tudo... Basta acreditar!
Um grande e emocionado abraço,Se deixe apaixonar pelo Pedrinho e a Lulu! No nosso mais novo E-book, você vai encontrar 2 receitas que vão animar o momento de brincadeira das crianças, confira!
Leia maisIdeal para o artesão que busca um material durável, versátil e de maior qualidade para produzir bijuterias artesanais
Leia maisDeixe que os dias de frio sirvam de inspiração para as peças de decoração que deixarão seu inverno ainda mais gostoso!
Leia maisSão 7 receitas em crochê que mostram o melhor de cada um dos fios da família!
Leia mais