Imagine que bacana poder criar ornamentos para a sua casa com as próprias mãos! Veja por que vale a pena apostar na decoração em crochê!
A decoração em crochê oferece muitas possibilidades!
O crochê é uma das técnicas de artesanato mais encantadoras, que usa lã, fio de algodão, seda e outras opções para a criação de tecidos com a agulha.
O resultado são as mais lindas peças que podem ser utilizadas em ambientes da casa, perfeitas para dar um toque a mais de conforto às decorações. No texto a seguir, podemos ver alguns exemplos bem simples de artigos criados em crochê inseridos em composições residenciais. Confira.
A renda produzida em crochê pode ser gerada a partir de linhas mais finas ou grossas, e pontos mais fechados ou espaçados. A partir disso, o artesão pode conseguir peças com visuais bem diferentes, em motivos e padrões de desenhos variados, combinando melhor com a decoração da casa. O crochê filé, por exemplo, é um tipo de ponto bem delicado utilizado em trabalhos de artesanato. Mas existem muitos outros.
Um tecido de crochê mais resistente pode ser utilizado para revestir aqueles móveis que queremos proteger para poderem ser mais bem utilizados no dia a dia. Outra ideia pode ser criar capas para os móveis na intenção de aquecer os ambientes. Nesta linha, estão as coberturas de crochê para mesinhas, banquinhos e pufes.
As peças podem ser feitas com fios de fibras naturais ou sintéticas. Geralmente, a indústria mistura os dois materiais para se chegar a texturas de diferentes aspectos, mais suaves ao toque; além disso, alcançar mais resistência e durabilidade para as peças. Mas, certamente, a satisfação de criar um item de crochê no estilo DIY não se compara. Pense nisso.
Vamos analisar agora outras possibilidades de decoração com crochê. Pois bem, dominando os pontos básicos dessa técnica artesanal - como as correntinhas, o ponto alto, o ponto baixo, e o ponto baixíssimo - já se pode fazer muita coisa para casa.
E, claro, não podemos esquecer dos “pontos fantasias”, que são as combinações entre os pontos que, em conjunto, formam desenhos diferenciados.
Se queremos fazer peças maiores, basta ir aumentando as carreiras ou os intervalos dos pontos. Na dúvida, você pode baixar gráficos - desenho da estrutura - e receitas escritas na internet para se guiar na criação das peças de crochê.
Outra ideia é ir montando quadradinhos de crochê, os squares - bem coloridos. Com isso, podemos criar de modo mais fácil lindas colchas e capas de almofadas.
Já ouviu falar em ‘amigurumis’? Eles são bem conhecidos dentro desse mundo do artesanato. Trata-se dos bichinhos de pelúcia, mas feitos de crochê ou tricô.
Seu desenho é tridimensional e super combinam com decoração de quartos infantis, por exemplo. E, tentando explicar sua criação, surgem a partir de esquemas de diminuição das carreiras ou intervalos.
Os bichinhos de crochê podem ser expostos em nichos e prateleiras dos quartos das crianças. E o mais legal deles é que também funcionam como objeto pedagógico e de entretenimento.
Podem ser encontrados nas lojas físicas e online à venda em forma de kit, com agulha, fio, acessórios e a receita com o passo-a-passo para a confecção da peça.
Tapetes em crochê estão bastante em alta nas decorações atuais. Em parte, o motivo é tentar quebrar a frieza dos ambientes modernos e tecnológicos e trazer um pouco do clima de “casa da vovó” para os cenários.
As texturas dos pontos de crochê também são muito interessantes e facilmente viram pontos focais. Fora que os tapetes de crochês podem ser feitos com fios bem coloridos e, assim, serem usados para alegrar as decorações.
O detalhe que mais valoriza os tapetes de crochê é o arremate. Isso inclusive garante que os pontos não se desfaçam e as peças fiquem inteira por mais tempo, mesmo com a circulação de pessoas. Uma boa dica é aplicar cola pano sobre os nozinhos finais para eles poderem resistir até mesmo à lavagem na máquina de lavar roupas.
Antes de mais nada, se você não tem experiência com crochê e quer se aventurar a criar um tapete para casa nesta técnica artesanal, não desista. Na internet, você encontra tutoriais detalhados que podem te ajudar a dar vida a peças incríveis. Depois, é só se divertir e colocar as suas criações sobre o piso da sala, quarto, corredor, escritório, cozinha ou banheiro, como nas imagens apresentadas.
Por fim, trouxemos uma ideia que certamente você não havia cogitado para a sua casa. São os cachepôs, utilizados para envolver vasos de plantas em decorações.
Feitas de barbantes, cordas e até mesmo serem suspensas, essas peças podem dar um charme a mais aos cômodos da casa. Quer uma dica? Vasos de suculentas com crochê formam uma linda composição.
Mostre todo seu talento, deixe sua casa mais bonita e comece a criar peças para decoração em crochê!
Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.
São 15 novos personagens que ganham vida com toda a família de fios Amigurumi!
Leia maisNo material você encontra cinco receitas que mostram o melhor dos novos fios Diferenciados 2023!
Leia maisComo sabemos que nem você nem suas clientes querem perder uma trend, preparamos este post especial com dicas de como adotar o estilo boho usando handmade
Leia maisConheça as novidades que trarão ainda mais beleza e qualidade para seus projetos!
Leia mais