Organização é tudo! Quando trabalhamos de forma organizada, além d
e ter um maior rendimento no trabalho, também conseguimos otimizar processos. Depois de trazer ideias de como
arrumar seu ateliê de forma prática, trazemos uma dica de ouro da artesã Bruna Szpisjak. Esta é especial para quem quer organizar os projetos e manter um histórico das peças tecidas. A sugestão é que você registre seus trabalhos em uma ficha técnica. Nela, devem estar os fios, pontos e demais informações importantes. Assim, você economiza tempo no caso de receber encomendas de projetos que já executou. Ao invés de procurar informações ou tentar puxa pela memória o que foi usado, e pode colocar logo as mãos na massa.
Ficha técnica
“Sabe aquela peça linda que você já fez há tanto tempo, que vendeu muitas unidades, mas o tempo passou e você não se recorda da linha, agulha usada ou número de pontos? Apresento a vocês um novo jeito de guardar e organizar suas ideias: a Ficha Técnica para Crocheteiras. É claro que ela pode ser adaptada para outros segmentos do artesanato, como o tricô, por exemplo.

A ficha técnica é um documento descritivo de todas as informações necessárias para a confecção da peça, seja ela decorativa ou de vestuário. Nela, constam informações como o tipo de fio, agulha, tensão dos pontos, fotos, etc. Basta preenche-la com atenção e você terá um registro completo que facilitará na hora de executar o projeto novamente. Uma dica bacana é anexar a receita ou gráfico, caso haja necessidade”, recomenda a artesã. Veja abaixo um exemplo de ficha preenchida.

O registro ainda tem um espaço para que você cole uma amostra do ponto que utilizou e assim, otimize ainda mais seu trabalho. Para baixar a ficha em tamanho A4, é só
clicar AQUI. Você possui algum jeito de organizar os seus trabalhos? Conte nos comentários qual é a forma de organização que já utilizou e se pretende usar essa dica da artesã Bruna Szpisjak. Compartilhe suas fichas e suas peças com a gente pela #semprecirculo.