Você já ouviu falar em juta? Muito conhecida pelos artesãos, ela é uma fibra têxtil vegetal utilizada para a confecção de artigos decorativos e acessórios mais rústicos, sendo geralmente utilizada em ambientes festivos, embalagens de presentes, convites, bolsas e também na moda. Versátil e funcional, a juta é, sem dúvidas, um dos tecidos com maior capacidade de transformação que existem no mercado. Ela personaliza as criações e dá um toque ainda mais especial a cada trabalho. [caption id="attachment_94873" align="aligncenter" width="1041"]

Clique sobre a imagem para ter acesso à receita[/caption] Conhecida por ser bastante acessível e facilmente encontrada, essa fibra ainda permite a combinação com diversas cores e estampas. Na Círculo, você encontra seis modelos disponíveis para todos os gostos e trabalhos. Veja só: [caption id="attachment_94882" align="aligncenter" width="558"]

Clique sobre a imagem para ser redirecionado ao nosso site[/caption]
Dicas de acabamento
A finalização de uma peça é tão importante quanto a confecção. Por isso, para valorizá-la ainda mais e garantir sua durabilidade por mais tempo, confira algumas sugestões de acabamento.
- CORTE: Para evitar que a fibra desfie, aplique Termolina nas laterais depois de cortar a juta.
- BAINHA À MÃO: dobre a lateral da juta (+ ou – 1 cm), aplique cola quente e deixe secar. Dobre novamente, costure a bainha à mão ou faça um bico em crochê com linha Cléa e agulha 1,5 mm.
- FRANJAS: desfie a Juta nos fios da direção da trama, separe pequenas quantidades de fios e dê um nozinho:

Sua peça feita de juta está pronta, é linda e fez o maior sucesso. Agora, como fazer para higienizar e conservar seus trabalhos confeccionados com esse tecido?
Higienização da juta
Diferente de uma peça de roupa ou acessório que podemos lavar, a juta precisa ser higienizada de outras formas, já que uma lavagem tradicional pode estragar o tecido e fazer com que a fibra perca suas características naturais. Às vezes, a juta vem com especificações de lavagem e secagem, observe. Lave à mão em água fria, utilizando detergente neutro. Mas, somente se seu tecido permitir.
A seco
Para uma limpeza a seco, você pode optar por aspirar suas peças com juta. Dessa forma, a poeira e outras sujeirinhas soltas sairão facilmente. Faça uma limpeza periódica para evitar que a sujeira se acumule entre as fibras ao longo do tempo.
Molhou, e agora?
Caso algum líquido caia sobre a juta, limpe-a rapidamente, secando a área molhada, sem esfregar, para que a sujeira não fique impregnada entre as fibras, ou se espalhe para o restante do tecido. Depois de seco, verifique se não restou nenhuma mancha. Caso haja, misture metade de um copo água morna com a outra metade de vinagre e remova a mancha do local com a ajuda de um pano seco e macio, bem torcido. Quanto menos molhado, melhor. Cuidado com alvejantes e tira-manchas. Na juta, eles podem ter o efeito contrário.
Posso Passar?
Pode, desde que na menor temperatura possível, de forma esticada e de preferência com um tecido de algodão por cima para não queimar.
Saiba mais!
A luz e a umidade do ambiente podem alterar as características naturais da juta. Por isso, cuidado com a luz do sol, que pode mudar a cor da juta com o passar do tempo, e também com casos de encolhimento ou expansão do tecido, de acordo com a umidade. Gostou do post e está ansioso para trabalhar com juta? Veja só algumas de nossas inspirações para você: [caption id="attachment_94894" align="aligncenter" width="683"]

Clique sobre a imagem para acessar a receita[/caption] [caption id="attachment_94895" align="aligncenter" width="686"]

Clique sobre a imagem para acessar a receita[/caption] [caption id="attachment_94896" align="aligncenter" width="689"]

Clique sobre a imagem para acessar a receita[/caption]
Utilize a #
Libere a imaginação e exercite sua criatividade criando peças incríveis! Não esqueça de compartilhar os resultados com a gente. Utilize a #semprecirculo quando for postar seus trabalhos confeccionados com nossos produtos nas redes sociais.