Cada dia mais, nós temos certeza que a criatividade é mesmo algo sem limites!
Você já pensou em usar barbante para produzir peças lindas mesmo sem saber fazer crochê? Rafael Dagnoni nos mostra que isso é possível, sim!O gasparense produz luminárias incríveis com nosso barbante APOLO e mostra que basta um pouco de habilidade e criatividade para reinventar e surpreender! Veja:
Conversamos com o Rafael e ele nos contou um pouco sobre como é fazer este trabalho, há quanto tempo ele produz... Confira um pouco da história do Rafael e de suas luminárias:
"Primeiro queria dizer que é um trabalho prazeroso, e que não faltam ideias. Consigo trabalhar com muitas cores, alternar panos estampados com os barbantes e abusar de temas..."
"Tudo começou há um tempo atrás, em média há uns 12 anos... Foi quando fiz minha primeira luminária. A partir daí fui pegando gosto por fazer esse tipo de trabalho, e passei a fazer não só as luminárias, mas outras coisas também, tudo bem artesanal.
Pouco mais de um ano depois que fiz a primeira, eu e alguns amigos resolvemos fazer uma festa e eu levei as luminárias que tinha feito para decorar o ambiente, deixando- o mais harmonioso, com uma luz mais baixa. Todos que estavam na festa adoraram, e para a segunda edição eu elaborei outras, bem diferentes, utilizei além do barbante, a malha e outros materiais.
Na Praia do Rosa em Imbituba tem algumas lojinhas que vendem diversos tipos de luminárias, a maioria delas são artesanais e foi de lá que tirei as primeiras ideias para fazer as luminárias com panos. Recentemente eu estava fazendo com corda sisal, o trabalho fica legal também, mas não se compara com o barbante."
"No mês de Abril, participei de uma corrida e estive novamente na praia de Imbituba, então voltei a uma loja daquelas, me identifiquei como fazedor de luminárias e pedi permissão para que pudesse ver com calma e fotografar algumas delas, para pegar novas ideias, e gentilmente me foi permitido.
Como minha mãe faz crochê e vejo esses barbantes diariamente, peguei muito gosto por esse trabalho! A venda é um pouco difícil, eu mais presenteio do que vendo, pois apesar de todos gostarem do trabalho, dificilmente investem. Quando vendo é geralmente para amigos, sejam elas prontas ou por encomendas."
No último dia 18, Rafael expôs suas luminárias, acesas, no Butiquin Wollstein, em Blumenau. O lugar que já tem sua decoração e seu estilo um tanto quanto 'singulares', ficou ainda mais charmoso e aconchegante com a exposição do Rafael, confira:
O Butiquin adorou e ficou com todas as luminárias que o Rafael levou para a exposição! O efeito delas acesas é fantástico, não é mesmo?!
Bom, é realmente um trabalho diferente e encantador! Mais uma ideia para você que também é apaixonado por artes manuais, mas talvez não se dá tão bem assim com a técnica do crochê!
A arte pode ser expressada de diversas maneiras, basta deixar a criatividade e a imaginação tomarem conta!
Fica aí mais uma dica artesanal e uma grande inspiração para você!
Para valorizar os artesãos que confiam nos nossos produtos, lançamos a ação Homens que Criam. Confira 7 receitas incríveis!
Leia maisConfira as lindas histórias que recebemos em comemoração ao nosso 85º aniversário!
Leia maisPrepare o Natal nos mínimos detalhes e guarde boas recordações paras sempre!
Leia maisCelebre a arte, cultura e tradição do Festival de Parintins com os bois-bumbás em amigurumi e conheça um pouco mais sobre a história e curiosidades dessa festa amazonense
Leia mais