Macramê: uma das técnicas mais manuais do artesanato!
Talvez uma das formas mais manuais do artesanato, de fato, seja o Macramê. Essa técnica consiste em um formato de tecelagem manual, que não utiliza de nenhum tipo de acessório ou ferramenta, como agulhas ou máquinas. No Macramê, os dedos trabalham cruzando fios e fazendo nós, gerando cruzamentos geométricos e franjas que fazem toda a diferença em trabalhos de moda e decoração. Veja só alguns trabalhos feitos com a técnica: Quer confeccionar uma dessas peças? É só clicar na imagem para ter acesso à receita!
Macramê
Tipos
O macramê tem duas formas bastante conhecidas de trançado: o ponto "Festonê" e o ponto "Nó Duplo". No primeiro, dois fios são usados: um esticado e o outro enlaçado, formando nós; no segundo, três fios são usados: um esticado no meio e os outros dois enlaçados, formando nós.
Origem
Esta é uma arte que se originou na pré-história, quando o homem aprendeu a amarrar fibras para se agasalhar e criar objetos. Devido à habilidade que o artesão precisa ter e pela delicadeza do trabalho final, essa técnica ainda é muito apreciada, até hoje.
Material
Não existem regras quando falamos de trabalhos manuais. Os artesãos são livres para utilizar os materiais que mais gostarem. Mas, é claro que existem alguns fios que são mais indicados e que oferecem um acabamento esteticamente mais bonito do que outros. O Barroco, por exemplo, é um fio mais espesso, que fica muito bem quando aplicado no Macramê destinado à decorações de tamanhos maiores. Já quando o assunto é moda, decorações mais delicadas e até mesmo acabamentos, a Círculo tem um fio específico para Macramê, você sabia? O Monalisa possui delicadeza, espessura e caimento leve, ideais para a técnica. São 31 cores na cartela e mais 3 tonalidades neon que vão trazer mais energia e vida para seus trabalhos.
Aplicação do Macramê
Atualmente, o Macramê tem sido muito utilizado para a produção de porta-vasos e flâmulas na decoração. Abaixo, você poderá conferir um vídeo de um barrado em toalha, confeccionado pelo artesão Oscar Menezes com o fio Monalisa. Os barrados são muito versáteis, já que podem ser utilizados para tudo, inclusive coletes, saias e barras de vestidos.
Gostou? Então olha só esse outro vídeo de uma peça decorativa que também fica ótima com a técnica do Macramê. O artesão Oscar Menezes te ensina a fazer uma belíssima flâmula. Decore espaços variados com muito estilo e melhor ainda: diga que foi você quem fez!
Utilize a #
Deixe a sua imaginação fluir e use a técnica para fazer bordas de abajures, almofadas, roupas, cachepôs, tapetes, pulseiras, cestas, redes e o que mais você quiser. Aproveite as inspirações para criar muitas peças diferentes com esta técnica linda e elegante. Lembre-se de compartilhar tudo com a gente utilizando a #semprecirculo.
Neste Dia das Mães, emocione-se com a carta aberta da artesã Lu Gastal e confira uma receita exclusiva para mãe e filha arrasarem juntas no look handmade.
Receba tudo em primeira mão, novidades em produtos, receitas e muito mais.
Newsletter
Fique tranquilo, nós também não gostamos de spam.
Otimizamos sua experiência durante a navegação através do uso de cookies. Continuando em nosso site, entendemos que você está de acordo com nossa Política de Cookies, assim como nossa Política de Privacidade.