Ele recomenda intervalos de dois minutos a cada 15 minutos de trabalho. Neste momento, deve-se alongar os dedos, punhos, cotovelo, ombro e pescoço. “A tendência de quem trabalha com artesanato é de fazer uma flexão acentuada da coluna cervical, o que pode causar dores no pescoço e trapézio. Então é preciso fazer repouso e também rodar o pescoço para alongar”, aconselha. Outro ponto de tensão para quem faz artesanato é a região lombar da coluna. O médico explica que ficar muito tempo sentado causa no organismo uma reação natural: a contração da musculatura da área. Para aliviar a tensão lombar, você pode fazer alongamentos – como tentar encostar as pontas dos dedos no pé – ou compressas quentes. O alongamento não previne apenas dores, mas também doenças que podem acontecem entre artesanato, como tendinites de ombro, bursite de ombro, inflamação do cotovelo e punhos. Todo caso de dor persistente deve ser comunicado a um clínico geral ou ortopedista.
Se, além dos alongamentos realizados em casa, você deseja fazer alguma atividade física, Dr Rodrigo recomenda hidroginástica, pilates ou musculação com a supervisão de um profissional de educação física. São atividades que irão alongar e fortalecer o corpo. Previna-se. Pense que de nada vale passar horas produzindo peças lindas se no futuro você vier a sofrer com doenças causadas pelo excesso de movimentos repetitivos e má postura. Faça as pausas e se alongue para poder continuar com seus trabalhos manuais sempre.Aposte na beleza do Fio Náutico na decoração! Confira 8 peças incríveis que escolhemos com carinho para você se inspirar!
Leia maisNeste guia para artesãos, você vai conhecer todas as técnicas ideias para divulgar ainda mais suas criações e aumentar suas vendas!
Leia maisConheça o novo produto da Círculo, com estampas prontas para você pintar!
Leia maisPrepare-se para se apaixonar de vez pela arte do crochê, com o lançamento de "Meus Projetos Conduzidos", da artesã Flavia Duprat.
Leia mais