2 novelos de Duna na cor 8414;
1 peça de Couro Tricô na cor 3814;
Agulha Círculo para crochê 2,5mm;
Agulha para tapeçaria;
Cola quente;
1 botão para forrar (opcional), pode-se usar um botão comum
Pontos utilizados:
A legenda dos pontos utilizados no folha do gráfico.
Para baixar o gráfico clique em "ver gráfico";
A base desta bolsa serão as tiras de Couro Tricô unidas com crochê. Para que a bolsa fique mais estruturada e por conseqüência mais resistente, as tiras de Couro serão usadas duplas. Observe o esquema de montagem (Figura 1 do Gráfico).
Faixa que forma a lateral e as alças da bolsa: corte duas tiras de Couro Tricô com 92 bicos cada tira, sendo: 26 bicos para cada lateral e 20 bicos para cada alça.
Una as duas tiras, avesso com avesso, alinhando os bicos e forme um círculo. Utilize cola quente para manter as faixas unidas. Observe que quando as faixas são alinhadas bico sobre bico, os furos não coincidem, então será necessário refazê-los para que o trabalho em crochê seja feito. Para refazer os furos, utilize um furador de couro ou mesmo uma agulha grossa. Não é necessário fazer um furo muito grande, apenas o suficiente para que a agulha de crochê passe sem esforço. Na Figura 2, os pontos em vermelho indicam os locais onde os furos deverão ser feitos.
Unidas as faixas e os furos refeitos, faça sobre ela o trabalho em crochê conforme indicado no gráfico e representado pela letra “A”.
Faixa Central: corte uma tira de Couro Tricô com 52 bicos. Dobre a tira de modo que os bicos fiquem alinhados, dessa forma a faixa ficará com 26 bicos. Faça com que a emenda das pontas fique no meio da tira (Figura 3). Utilize cola quente para fixar. Refaça os furos e faça o trabalho em crochê conforme indicado no gráfico e representado pela letra “B”.
Repita o processo acima para fazer a faixa representada no gráfico pela letra “C”, apenas observe que esta faixa é unida a faixa “B” na última carreira do trabalho em crochê.
Faixa Lateral: corte uma tira de Couro Tricô com 52 bicos. Dobre a tira de modo que os bicos fiquem alinhados, dessa forma a faixa ficará com 26 bicos. Faça com que a emenda das pontas fique no meio da tira (Figura 3). Utilize cola quente para fixar. Refaça os furos e faça o trabalho em crochê conforme indicado no gráfico e representado pela letra “D”. Observe que esta faixa é unida a faixa “A” na última carreira do trabalho de crochê. Como acabamento, faça uma carreira de ponto alto, no gráfico esta parte está em azul.
Repita o processo acima para fazer a outra lateral.
Acabamento: Costure com o auxílio de uma agulha para tapeçaria os locais indicados no gráfico. Quando a bolsa estiver fechada, faça os acabamentos ao redor das alças (ver gráfico).
Fecho da bolsa: Faça o fecho conforme o gráfico e pregue o botão, que poderá ser forrado com o Couro Tricô ou use um botão simples.
Borla que adorna o fecho: ao redor de um círculo mágico, suba com 3 correntes, faça 11 pontos altos e feche com um ponto baixíssimo. Agora, trabalhando em espiral, faça 4 carreiras de ponto baixo, ponto sobre ponto e arremate. Esta é a “capa” da borla. Passe a alça do fecho por dentro desta “capa”. Franja: corte 10 pedaços com 20 cm aprox. do fio Duna, dobre-os ao meio e costure-os na alça do fecho e puxe a capa por cima da franja. (ver Figura 4)
Artesã: Izabel Bonatti