1 novelo do fio Alice - Cor 8176
1 par de agulhas para tricô 5.5 mm.
1 agulha de tapeçaria e tesoura para arrematar
Pontos Empregados:
Ponto Barra 1x1:
1ª Carreira: *1 tricô, 1 meia*.
2ª Carreira: *1 meia, 1 tricô*.
Ponto Oitinho (Múltiplo de 6+2):
1ª Carreira: 1tr, *2tr, 1m, 1laç, 1m, 2tr*, 1tr.
2ª Carreira: 1tr, *2m, 3tr, 2m*, 1tr.
3ª Carreira: 1tr, *2tr, 3m (com a ponta da agulha esquerda passe o primeiro dos 3 meias feitos sobre os 2 meias seguintes e derrubá-lo fora), 2tr*, 1tr.
4ª Carreira: 1tr, *2m, 2tr, 2m*, 1tr.
5ª Carreira: Voltar na primeira carreira.
Aumento: Entre os pontos, levantes um ponto com o fio flutuante da carreira debaixo entre os pontos fazendo o movimento detrás para frente e com a agulha da direita, teça em tricô.
SSK: Deslize 1 ponto em meia, 1 ponto em tricô para a agulha da direita e devolva-os para a agulha da esquerda e os teça juntos.
Montar 74 pontos e tecer 5 cm do ponto Barra 1x1. Após atingir essa medida, pelo lado do avesso, faça um aumento para cada ponto existente na agulha totalizando 146 pontos. Após esta carreira de aumentos, faça 1 carreira de ponto meia e volte em tricô. Teça 20 cm do ponto oitinho e após atingir essa medida, faça 1 carreira de ponto meia e volte em tricô.
Vamos começar as diminuições para o topo da boina:
Inicie a carreira com *1 meia, 1 SSK*. Repita o esquema entre os * até o final desta carreira. A próxima carreira, volte em tricô. Repita o procedimento anterior até restar 7 pontos na agulha e com o auxílio da agulha de tapeçaria, capture os pontos vivos e costure as laterais da boina.
OBS: Para tamanhos menores, sugiro respectivamente montar 56 ou 64 pontos e acompanhar a construção da boina conforme orienta a execução.
Artesão: Mateus Moraes