É engraçado como a vida dá voltas e acabamos relembrando momentos do passado com pessoas, empresas e produtos. Este mês mesmo, visitando os amigos da Sutaco apresentei peças que fiz ainda quando criança e todos me perguntavam sempre: qual fio você utilizou? E minha resposta era quase sempre Cléa, o fio da Círculo. Depois de muitos anos, já “crescidinha” e de muitas laçadas, conheci a Fábrica da Círculo em Gaspar - SC, em 2004, rapidamente, e depois, com o "boom" da internet e do Facebook volto a integrar e apoiar este empreendimento que é muito atuante em novidades para nós artesãs como “Novelo da Amizade”.
E como tudo isto começou? Quando eu estava com 7 anos, descobri que podia ler! Ler e escrever naquele momento era como se eu pudesse desbravar o mundo ainda desconhecido que eram as revistas de artesanato, tão escassas naquela época - lá se vão mais de 30 anos - mas que minha tia comprava sempre nas bancas de jornais, principalmente as de tricô e crochê (só existiam estas na época). Muitas eram importadas como as japonesas, mas ainda tínhamos aqui no Brasil uma editora que se importava com mãos ávidas por trabalhos manuais. E assim foi que aprendi, com minha tia, os primeiros pontinhos: correntinha, ponto baixo e ponto alto. A grande surpresa foi quando em uma tarde, apareci com uma roseta crochetada com restinhos de fios para minha tia e ela me disse: “de onde foi que você tirou isto, menina?” - e respondi: “da sua revista tia, tava escrito lá!”! Naquela época, as receitas eram todas escritas, não existiam gráficos e eu mal sabia ler e foi por isto tamanha foi surpresa dela!
Trabalhos antigos com fios Cléa e a saudade dos anos 80!
'De lá pra cá já foram muitos pontos, fios, novelos , alegrias, algumas tristezas como a ida de minha avó mais cedo para o céu, uma das minhas principais incentivadoras e propagadoras do meu “negócio”, já que ela era vendedora e oferecia meu trabalho e alegrias também com minha “financiadora” que era minha tia quando eu era criança, pois ela quem comprava os fios para meus trabalhos."
Hoje temos relíquias guardadas como alguns novelos de linha dos anos 80 dos fios Cléa, agulhas e tesourinhas já escuras de tanto uso de infãncia, livrinhos de receitas que a Círculo distríbuia em troca dos “selos” dos fios e muitas histórias para contar dos trabalhos. Infelizmente naquela época a fotografia era cara, então não tenho muitas fotos dos meus trabalhos de criança. Hoje com a internet tudo é mais fácil, a informação vem em forma de laser (antigamente era velocidade de flecha!) e podemos nos comunicar em apenas poucos segundos para divulgar nossos trabalhos , fazer amizades e conhecer as novidades do mundo do artesanato.
O selos (etiquetas) eram colecionáveis e trocávamos por muitos livretos de receitas. Era uma verdadeira febre naqueles tempos.
Parabéns Círculo por incentivar a cada dia que passa em “velocidade de laser” mais e mais pessoas. Quem sabe jovens meninas que como eu, desbravaram este mundo maravilhoso de linhas e agulhas com este incentivo, caminhem para ter seu próprio negócio no mundo do artesanato. Criar, para mim, é transplantar meu coração para as linhas e agulhas relembrando tudo isto. Hoje tenho a loja virtual Joanoca Brasil. Muito obrigada por todos estes anos Círculo!
♥ ♥ ♥ É ou não uma história linda de amizade entre a Círculo e Andréa? Ficamos muito emocionados com este depoimento e esperamos continuar fazendo parte de sua vida, de seus negócios!!
Hoje Andréa possui uma loja virtual, a Joanoca Brasil, e um Blog, o Mil Pontinhos. Desejamos que o sucesso sempre esteja presente em sua vida!
VISITE:
BLOG: http://milpontinhos1.blogspot.com.br/ LOJA VIRTUAL: http://www.joanocabrasil.com.br/
Por: Equipe Círculo
Descubra como transformamos a vida de jovens em Santa Catarina com desenvolvimento e oportunidades de trabalho por meio do Programa Novos Caminhos
Leia maisDeseja começar a vender suas peças feitas à mão, mas está inseguro? Neste texto separamos algumas dicas, confira!
Leia maisEncante-se com as modelagens, cores e texturas que vão invadir a estação mais quente do ano!
Leia maisDescubra tudo o que o seu ateliê particular precisa ter para que você possa criar seus trabalhos com tranquilidade
Leia mais