No Dia Mundial do Crochê, nada melhor do que saber um pouco mais sobre essa técnica que conquistou o mundo todo. Confira tudo!
Quem é crocheteira ou crocheteiro de carteirinha sabe todo amor que é possível sentir pelas peças que podem ser criadas com apenas alguns novelos, agulhas e mãos talentosas. A arte de crochetar está conquistando cada vez mais adeptos ao redor do mundo e se mantem firme durante gerações.
Se você é novo, ou nunca procurou saber de onde veio, como surgiu e algumas outras informações, trouxemos uma lista de curiosidades e fatos que vão te fazer se encantar ainda mais por essa técnica manual tão queridinha dos artesãos.
Vamos começar pelo nome, o termo “Crochet” vem do vocabulário francês e significa gancho. A palavra se refere à forma característica da ponta da agulha que é usada para puxar as linhas.
E esse ganchinho milagroso nos ajuda a fazer as mais lindas peças, não é mesmo?
A origem do crochê é muito contraditória. Há teorias do surgimento da técnica na Europa, na China, no Oriente Médio e até na América do Sul! Foi a partir do século 18, na Europa, que o crochê passou a ser muito difundido, com a criação de padrões que podiam ser copiados e a publicação de livros e revistas com gráficos.
Porém, foi somente nos anos 60 e 70, que a técnica decolou como forma de expressão artística, com os mais diversos artigos de vestuário e decoração. Atualmente, o crochê conquistou as casas e as passarelas. Presente nas mais variadas peças, cores, tamanhos e estações do ano, é impossível não se encantar por cada criação.
Falando em criações, hoje é possível crochetar de tudo. Mas, TUDO mesmo! Na internet podemos encontrar as mais diversas (e inusitadas) peças feitas a partir da técnica. Aqui no site, na seção de receitas, você consegue encontrar uma infinidade de receitas gratuitas para você confeccionar aí na sua casa! Até onde vai a sua criatividade?
Você sabia que a maior colcha de crochê tem mais de 11.148 m²? O recorde, registrado no The Guinness World, foi feito por cerca de 2.500 mulheres da Índia, elas participavam de um grupo no Facebook e decidiram bater o Record de maior colcha de crochê do mundo. A colcha tem tamanho suficiente para cobrir um campo de futebol!
Através do crochê é possível participar de projetos sociais e trazer esperança e leveza para quem enfrenta momentos difíceis. É o caso dos Polvinhos de Crochê, que auxiliam bebês prematuros a sentir aconchego e carinho durante o tempo que precisam ficar na incubadora.
Recentemente, um novo projeto conquistou as crocheteiras solidárias. A peruca de fios é uma forma lúdica de devolver a autoestima e dar alegria às crianças que lutam contra o câncer. E você, já pensou em usar seu crochê para fazer o bem?
Quem disse que artesanato é coisa de mulher? Hoje em dia, os paradigmas são deixados para trás e temos a satisfação de ver homens e mulheres exercendo trabalhos e hobbies que antes eram taxados como algo comum em apenas um dos gêneros. O time da Círculo conta com 3 artesãos supertalentosos na arte do crochê. Já conhece o trabalho de Neddy Ghusmam, Mateus Moraes, além de parceiros como o João Stanganelli Junior. Vale a pena conferir! Mais uma prova de que no artesanato não tem espaço para preconceito.
Estudos comprovam que a atividade manual auxilia na concentração, raciocínio e coordenação motora, prevenindo doenças como Alzheimer e Parkinson. O artesanato também afasta a depressão e a ansiedade, diminui os níveis de estresse e aumenta os níveis de serotonina e dopamina, substâncias responsáveis pelas sensações de bem-estar e prazer. Crochetar é tudo de bom!
Atualmente, o artesanato é uma ótima fonte de renda. Há quem utilize os trabalhos artesanais para garantir um dinheirinho extra e quem se dedica em tempo integral às agulhas e novelos.
O fato é que o crochê está em alta e é a oportunidade perfeita para alegrar o seu bolso. Tem dúvidas de como cobrar por suas peças? O vídeo abaixo tem dicas superlegais para valorizar seu trabalho. Confira!
Agora que você já sabe um pouco mais sobre essa técnica, que tal comemorar crochetando?
Nós temos diversos fios, agulhas, acessórios e apostilas incríveis para te ajudar a criar as peças mais lindas. Você encontra tudo nos melhores armarinhos e lojas on-line do Brasil!
Depois que tiver lido todo o conteúdo deste post, confira as mais de 7 mil receitas gratuitas do nosso site clicando aqui.
Sempre que finalizar seus projetos de crochê com nossos produtos, compartilhe com a gente nas redes sociais!
É só utilizar a #semprecirculo no Facebook ou no Instagram.
Nós adoramos acompanhar tudo o que você faz!
Até a próxima!
José Heitor da Silva levou os fios Círculo e todo o seu talento para a semifinal do concurso nacional Sou de Algodão + Casa de Criadores.
Leia maisSão 3 receitas exclusivas para uma primavera cheia de beleza e sofisticação!
Leia maisExercite a sua criatividade e coloque sua personalidade em tudo que vestir com o bordado! Selecionamos 8 peças para você se inspirar!
Leia maisConfira 13 receitas especiais para celebrar seu dia com o melhor do feito à mão!
Leia mais