Saiba como conquistar o reconhecimento oficial da sua arte e viver do artesanato com mais segurança.

Você já pensou em transformar seu talento no artesanato em uma profissão reconhecida? A Carteira Nacional do Artesão é o documento que comprova oficialmente que você é artesã(o) e vive da sua arte, algo que todos nós sonhamos tanto. Além disso, ela pode abrir portas para feiras, eventos e novas oportunidades de vendas — e o melhor: é gratuita! Eu sempre recebo essa pergunta, então hoje eu trago um guia para você tirar todas as suas dúvidas. Vamos lá!
A Carteira Nacional do Artesão é um documento emitido pelo Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), ligado ao Governo Federal, que reconhece o profissional que trabalha com atividades artesanais como tricô, crochê, costura, bordado, amigurumi, biscuit, madeira, reciclagem e tantas outras técnicas manuais.
Com ela, você comprova que o seu trabalho faz parte da cultura e da economia criativa do Brasil. Ou seja, não é apenas nosso hobby, é também nosso poder de criar e gerar renda para nossas casas, economia do país girando quando consumimos muitos itens para a confecção de nossos produtos, é nosso empreendimento, nossa expressão em feiras e eventos… ou você achava que isso não tinha valor nenhum?
Ter esse documento facilita muito a vida de quem vende suas criações, quer dar cursos e precisa de apoio de instituições, quem quer expor em feiras nacionais. Em alguns eventos, ela é inclusive obrigatória para a inscrição. Separei aqui alguns benefícios que essa carteirinha pode lhe oferecer:
● Inscrições em feiras e eventos oficiais
● Ter acesso a cursos, capacitações e editais
● Emissão de nota fiscal de artesanato
● Apoio em formalização e empreendedorismo
● Mais confiança do cliente ao comprar seu trabalho
● Facilita oportunidades com prefeituras e programas sociais
● Cadastro como Microempreendedor Individual (MEI)
● Projetos culturais e editais públicos
● Provas de renda e formalização de negócios
E agora, eu sempre ouço a pergunta “Day, é caro?” ou então, “Day, é muito difícil ou burocrático tirar a minha carteirinha de artesão?”. Não amigos, o processo é simples, gratuito e muito mais fácil do que você pode imaginar. Fiz aqui um guia para você.
Primeiro Passo: Entre no site: https://artesanatobrasileiro.gov.br/
Um vez logado, você escolhe a opção Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) e clica na opção “Cadastro”. Na nova página, clique em “Entrar”. Autorize o site para acessar seus dados pessoais na janela que se abrirá. Aguarde a página lhe localizar no sistema. Se você não tiver cadastro, volte e faça o “Pré-Cadastro”. Nesta etapa é legal você juntar tudo que for material que comprove sua atuação como artesão. Deixo aqui um exemplo de conteúdos que você pode usar:



Segundo Passo: Realize o agendamento com a coordenação de artesanato do seu Estado. Aqui eles vão lhe pedir para agendar um dia para verificar se você realmente faz as peças que você alega serem seu artesanato. Não vale colar um botão numa garrafa e chamar de artesanato, para isso, há uma banca que vai examinar e julgar se você realmente está apto a ter essa carteirinha.
Terceiro Passo: No dia do agendamento feito pelo site, compareça com:
● Documento de identificação e CPF
● Comprovante de residência
● Peças prontas do seu artesanato
● Materiais usados na produção
Quarto Passo: Faça uma demonstração da sua técnica no local da avaliação. É como provar que você foi o autor, mostrando que sabe fazer, explicar e demonstrar os elementos que compõem seu artesanato. Se você faz tricô, pode levar uma blusa e um cachecol por exemplo, levar agulhas e novelos, e esteja pronto para explicar como a peça é feita, tecer uma amostra mostrando a sua afinidade com as agulhas. Mostre suas redes sociais e comprove que você realmente é um artesão. Se aprovado, sua carteira é emitida gratuitamente!
A Carteira do Artesão tem validade de 2 a 4 anos e pode ser renovada sem custo. Na renovação, basta atualizar seus dados e, em alguns casos, passar por uma nova avaliação.
Se você já vende suas peças ou quer começar a empreender com o artesanato, tirar a Carteira do Artesão é um grande passo rumo ao profissionalismo, valorização e crescimento. Continue me acompanhando aqui no blog da Círculo para mais dicas incríveis que vão te ajudar a viver da sua arte!
Este post foi escrito por mim, Day Vaz do site Eu Amo Tricô. Sou apaixonada por tricô e há vários anos compartilho receitas, dicas, aulas e um pouco do dia a dia do meu ateliê nas redes sociais. Venha tricotar comigo no site www.euamotrico.com.br ou me acompanhe no Instagram @blogbyday. Não esqueça de marcar suas criações com #semprecirculo e #blogbyday — vou adorar ver o que você anda tricotando por aí!
No post de hoje, vamos te contar sobre as nossas ações especiais, que acontecem não só neste mês de conscientização sobre a importância da prevenção ao câncer de mama, mas o ano todo
Leia maisConfira uma seleção especial de 13 peças para você levar o crochê e tricô para o quarto do bebê! Você vai se apaixonar!
Leia maisElegantes e versáteis, as novas cores de Jumbo XL são perfeitas para projetos de decoração especiais, sofisticados e marcantes. Conheça já!
Leia maisNo Festival do E-book, você confere um compilado de todos os materiais ricos que já foram lançados durante os seis primeiros meses de 2021.
Leia mais