Listamos dez dicas essenciais ao lavar, secar e guardar as roupas feitas à mão para garantir peças lindas e confortáveis por mais tempo
Quem produz peças handmade sabe o quão prazeroso é ver o trabalho pronto, depois de horas de dedicação, cuidado e carinho empregados.
Como estamos falando de um trabalho especial, feito à mão e com materiais delicados, os cuidados com a limpeza e preservação de um crochê ou tricô também devem ser especiais.
Leia também:
Dessa forma, eles duram mais, mantêm-se por mais tempo com aspecto de novo e com as cores vibrantes e os atributos dos fios são preservados.
A seguir, listamos dez dicas essenciais na hora de lavar, secar e guardar seus itens handmade para garantir peças lindas e confortáveis por muito mais tempo. Confira!
1. Lave e enxague à mão
A lavagem e o enxague devem ser manuais e feitos com delicadeza. Até mesmo o modo mais delicado da máquina de lavar prejudica o fio e distorce a peça. Não deixe de molho, nem torça. Esprema o excesso de água com cuidado e coloque para secar.
2. Use água fria
Lave a peça em água em temperatura ambiente tal qual sai da torneira do tanque. Água acima dos 40 graus faz o tricô e crochê encolher e perder o brilho.
3. Prefira sabão neutro
Sabão em pó é um produto agressivo para as fibras delicadas do crochê e do tricô. Use somente sabão neutro. Não coloque a peça no alvejante.
4. Evite pendurar em varal
Estenda as peças sobre toalhas em mesas ou varais de chão. No varal convencional elas podem esticar ou distorcer. Não use prendedores de roupa, eles deixam marcas.
5. Seque à sombra
Evite estender as peças para secar ao sol. Os raios solares desbotam o handmade e danificam as fibras dos fios.
6. Cuide ao usar o ferro de passar
Evite, mas se precisar, use o ferro nas temperaturas mais baixas, no máximo 110 graus. Além disso, coloque um pano de prato em cima da peça e passe o ferro sobre ela. O contato direto com o calor estraga as fibras e estica a roupa.
7. Prefira dobrar a pendurar em cabide
Peças feitas à mão não devem ser penduradas em cabides, mesmo depois de secas. Os pontos ficam distendidos e a peça deformada. Dobre e guarde numa gaveta ou prateleira. Ela precisa estar bem seca antes de ir para o roupeiro.
8. Envolva a peça ao guardar
Guarde a peça dobrada do avesso, dentro de um saquinho de TNT ou envolvida em papel de seda. Isso é importante para protegê-la da poeira e preservar as fibras.
9. Usou, lavou
Evite guardar peças de tricô ou crochê sujas. Usou, lavou! Do contrário, a sujeira tende a agarrar na fibra do fio e quando você lavar sua roupa ela não ficará totalmente limpa.
10. Vestir também requer cuidados
Cuidado com joias, tiaras e alças de bolsa, principalmente as em formato de corrente, pois podem puxar fios do seu handmade. Evite borrifar perfume diretamente na peça, pois pode manchar.
Todas essas dicas também podem ser aplicadas a peças artesanais de decoração. Tapetes, mantas, centros de mesa e almofadas exigem o mesmo carinho e cuidados.
Aqui vai uma ajuda extra: esses itens todos usados para deixar a casa ainda mais bonita devem ser guardados preferencialmente em armários bem fechados, longe da luz solar. E cuidado com saltos altos em tapetes, pois é quase certo que vão puxar fios.
Se for um bichinho muito utilizado pela criança, lave uma vez por semana. Se você souber com qual fio seu amigurumi foi feito, pode seguir as indicações de lavagem do rótulo.
Caso contrário, a regra é a mesma das roupas: prefira lavar à mão com sabão neutro em barra ou líquido. Seque à sombra e na horizontal.
Para quem lava tudo na máquina, você pode proteger o bichinho colocando-o em um saquinho para roupas delicadas ou fronha para travesseiro.
Está inspirado para confeccionar as peças da nossa seleção especial de receitas? Nós temos os materiais certos para isso!
Além de diversas opções de fios e linhas, temos também os melhores acessórios para deixar seus projetos ainda mais bonitos!
Você encontra tudo nos melhores armarinhos e lojas on-line do Brasil.
Agora que você já está cheia de ideias, reúna os materiais necessários e comece a reproduzir!
Lembre-se: assim que finalizar suas criações, compartilhe com a gente nas redes sociais! Você só precisa publicar suas fotos no Facebook ou no Instagram com a #semprecirculo.
Nós amamos acompanhar de pertinho tudo o que você faz!
Até a próxima!
Quer executar mais projetos em menos tempo e com qualidade? Confira as dicas que listamos para você sobre como aumentar a produtividade!
Leia maisAs cores novas do fio Amigurumi foram definidas com a colaboração de artesãs especialistas na técnica. Atendendo a pedidos, trouxemos 4 cores de volta e uma com efeito jeans
Leia maisConheça o Amigurumi Slim, a versão mais fina e leve do fio Amigurumi. Com Tex 394, ele é perfeito para tecer peças menores, como roupinhas e acessórios, mais delicadas, e criar expressões faciais precisas
Leia maisUtilize receitas, videoaulas e posts exclusivos para impulsionar seu negócio e inspirar seus clientes!
Leia mais