Imagine que você quer muito confeccionar uma peça, mas não está conseguindo encontrar o fio indicado na receita. Você até tem um outro em casa, bem parecido, mas não sabe o que fazer para utilizá-lo de um jeito que não comprometa o resultado do trabalho que você quer fazer. Há um jeito bem fácil de substituir fios, você sabia? Fique ligado neste post e aprenda a utilizar vários cabos na hora de seguir uma receita!
Como substituir fios?
Para substituir fios você pode utilizar mais de um cabo de fio para “transformá-lo” em outro. Porém, existem algumas regrinhas que você precisa saber antes de fazer isso, veja só!
Regras de ouro!
Composição
Imagine agora que você gosta muito de um fio, quer utilizá-lo, mas não encontra ele no mercado de jeito nenhum. O que você pode fazer? Encontre um fio que tenha a mesma composição que ele. Isso mesmo. Na hora de comprar o fio, além de buscar por uma cor específica, você precisa prestar atenção na matéria-prima que compõe o substituto. Se você está tendo dificuldades para encontrar um fio de algodão, procure outro fio de algodão também.
Tex

Certo, você encontrou aquele fio que é da mesma cor do fio que você precisa, e tem a mesma composição do fio com o qual você gostaria de trabalhar. Mas, só tem um problema, as espessuras dos fios são muito diferentes! E agora? Veja só, se os tex dos fios que você está lidando são diferentes, fique calmo, isso não é um problema! Veja o que fazer nessa situação: Vamos supor que você não consegue encontrar o fio
Anne, que é 100% algodão. Você pode usar dois cabos do fio
Cléa, que também é 100% algodão, e tem exatamente a metade do tex do Anne. Então, com 2 cabos de Cléa, você chega ao tex 295 de Anne, e aí é como se utilizasse o mesmo fio, sem comprometer em nada seu resultado. Quer um outro exemplo? Então, vamos lá: o tex do fio
Duna, 100% algodão, é 590. Mas você, infelizmente, não está conseguindo encontrar esse fio no mercado. Então, o que você pode fazer é o seguinte: pegue o fio Anne, que também é 100% algodão e tem tex 295, una dois cabos, e tenha como resultado um fio com tex 590. Fácil, né? Se você tiver dois novelos do fio substituto, é só trabalhar com os dois ao mesmo tempo, unindo os cabos. Agora, se você tem um novelo só, lembre-se que ainda pode utilizar as duas pontas desse novelo e trabalhar com dois cabos utilizando um só novelo. Você só não irá conseguir fazer isso com novelos que possuam aros de papelão em seu interior, como o Duna e o Barroco Maxcolor 4, por exemplo. Isso vale também para o caso de fios triplos, quádruplos, e quantos mais você desejar.
Agulhas
Você já sabe que dá para utilizar vários cabos de um fio para fazer com que ele fique igual a outro. Mas, antes de fazer isso, precisa analisar a numeração de agulha indicada no rótulo, para que não comprometa o resultado do trabalho. Por exemplo: a agulha indicada para o Anne é de 1,75 mm, mas, utilizando dois cabos de Anne, ele fica igual ao Duna, e a agulha do Duna é maior. Por isso, a agulha indicada para o fio Duna é a que você deverá utilizar. ANNE + ANNE = DUNA -> A AGULHA INDICADA PARA DUNA É DE 2,5 MM A 3,5 MM.
Utilize a #
Viu só como é fácil substituir fios utilizando vários cabos de um outro fio bem parecido? Esperamos que você tenha entendido e que, assim que terminar de criar suas peças com nossos produtos, possa compartilhar o resultado com a gente nas redes sociais. É só colocar a #semprecirculo em suas fotos do
Facebook ou do
Instagram. Estamos ansiosos para acompanhar seus trabalhos bem de pertinho! Ficou com alguma dúvida? É só escrever pra gente aqui nos comentários! Até a próxima!