Outubro foi o mês do Rise Above Plastics Month - Surfrider Foundation (a tradução é algo como: 'fique acima do plástico' ou 'mês de se elevar acima dos plásticos'), uma ideia super bacana para diminuir o uso das famosas - e vilãs - sacolinhas plásticas que acabam parando no oceano. A meta da fundação é educar as pessoas sobre as ameaças que os plásticos representam e desafiá-las a reduzir a quantidade usada, fazendo apenas mudanças simples em suas rotinas, já que, infelizmente as praias do mundo inteiro são afetadas por elas e a vida marinha sofre absurdamente com a poluição gerada pelo consumo desenfreado de plástico.
"O plástico é o tipo mais comum de lixo marinho em todo o mundo, compreendendo até 90% do lixo marinho flutuante", diz Laura Lee, Diretora de Marketing e Comunicações da Surfrider Foundation.
O cartaz diz: "Tem um monstro crescendo no oceano... Não alimente-o"
Milhares de criaturas marinhas, principalmente tartarugas, morrem todos os anos porque ficam presas na poluição ou simplesmente porque comem sacolas pensando ser águas-vivas.Sarah Bellums de San Francisco/CA criou uma ação incrível... Ela fabrica biquínis de tricô feitos de sacolas plásticas retiradas da praia. O nome do processo de reaproveitamento sem mudar a extrutura da matéria é Upcycling, o que chamamos de reciclagem aqui no Brasil.
Sarah que espera inspirar as pessoas a não poluírem e a reciclarem mais, diz que, "[...] através do meu saco de crochê plástico, espero inspirar as pessoas a reduzir a quantidade de resíduos; criar e difundir o conhecimento de forma divertida e sexy! Recolher o lixo, é sinônimo de boa sorte!"
Para gerar maior conforto, Sarah forra os biquínis com malha e depois os tinge fazendo lindos trabalhos. E mais: além dos biquínis ela faz saídas de praia, bolsas, mochilas, chapéus e muitas outras peças com a mesma técnica, a reciclagem das sacolinhas plásticas.
O tricô de sacolas plásticas pode não ser exatamente uma novidade, pois, já conhecemos algumas bolsas e tapetes em crochê/tricô feitos com sacolas, mas, o trabalho feito com as sacolas retiradas da praia é algo realmente inovador, sustentável e que deve ser copiado!
Quer aderir a ideia de Sarah e fazer suas peças também? Faça em casa mesmo, não é nada complicado... Basta você separar as sacolas e cortá-las em tiras; toda a bolsa pode ser aproveitada e você pode usar uma agulha de ponta grossa. Depois que a peça ficar pronta você vai ver que o fio feito com as sacolas é muito macio, resistente e maleável! Experimente! Mude!
São 7 receitas em crochê que mostram o melhor de cada um dos fios da família!
Leia maisNáutico Poly é um fio 100% poliéster mais leve, macio e resistente ao sol. Ele é perfeito para peças de decoração e acessórios de moda em crochê, tricô e macramê. Elas vão ficar com um acabamento perfeito e vão durar muitos anos!
Leia maisConfira as lindas histórias que recebemos em comemoração ao nosso 85º aniversário!
Leia maisConfira inspirações e descubra os fios perfeitos para dar esse acabamento às suas peças!
Leia mais