Hoje, dia 20 de junho, é comemorado o Dia do Patchwork, nesse texto vamos te explicar tudo sobre a técnica e a importância dela para o mundo do artesanato. Confira!
Se você já está familiarizado com o universo do artesanato, certamente já ouviu falar do Patchwork. Essa técnica utiliza retalhos de tecidos que normalmente seriam descartados transformando-os em peças únicas, como bolsas, necessaires, jogos americanos e muito mais.
Neste texto, em comemoração ao Dia do Patchwork, celebrado em 20 de junho, vamos explorar todos os detalhes dessa técnica fascinante, oferecendo uma explicação completa para que você possa mergulhar nesse mundo.
A palavra Patchwork vem no inglês, que significa “trabalho com retalhos”. Com sobras de tecidos, linha de costura e máquina, é possível dar vida a uma infinidade de projetos.
De acordo com relatos históricos, o Patchwork teve origem aproximadamente há 3500 anos com os egípcios, que uniam os remendos manualmente. No entanto, foi somente durante a revolução industrial, por volta de 1850, com a invenção da máquina de costura, que o Patchwork passou a ser produzido de uma forma diferente. Foi nessa época que os americanos e ingleses desempenharam um papel crucial no aprimoramento da técnica e na sua configuração atual.
Uma técnica tão importante e milenar merece uma data especial para homenageá-la, não é mesmo?
É por isso que o Dia do Patchwork é comemorado mundialmente em 20 de junho. Nessa data, artesãos de todo o mundo se reúnem para celebrar essa técnica tão amada e admirada.
Para você que quer aproveitar o Dia do Patchwork para começar a se aventurar nessa técnica, separamos algumas dicas nesse texto!
Para dar vida às suas peças feitas com a técnica Patchwok você vai precisar de alguns materiais. No começo, pode parecer complicado, mas garantimos que não.
O item principal para dar vida as suas criações é o tecido, é claro. Aqui na Círculo, indicamos que eles sejam 100% algodão, o que vai facilitar na confecção e vai garantir um lindo resultado.
Possuímos diversas opções, lisos, estampados, temáticos, não importa qual o tema, temos a opção certa para você!
Outro elemento indispensável para conferir vida às peças é a linha de costura. Você pode optar por costurar à mão ou utilizar uma máquina de costura. Através da costura, é possível unir os diferentes pedaços de tecido e aplicar detalhes.
A nossa linha Maxxi Retrós se destaca como a escolha perfeita, oferecendo uma ampla cartela com 200 cores disponíveis.
Agulhas de costura, feitas de aço niquelado, são indicadas para costura manual (bainhas, botões, etiquetas) e para aplicação de detalhes em peças prontas (customização). Elas também atendem perfeitamente as necessidades do artesão que deseja trabalhar com patchwork, evidenciando que não é necessário o uso da máquina de costura para essa técnica.
É claro que as máquinas de costura são sim muito utilizadas para trabalhos com patchwork, mas esse tipo de equipamento é mais comum no trabalho com peças maiores e complexas.
Recomendados para marcação de costuras em geral, os alfinetes auxiliam na hora de passar e/ou costurar peças. Os formatos com cabeças coloridas e divertidas, ideais para patchwork, ajudam o artesão a não esquecer nenhum alfinete no trabalho.
Os marcadores de tecido também são essenciais para o trabalho com patchwork. Existem algumas opções disponíveis no mercado e você pode usar qual se adaptar melhor.
Giz de alfaiate: esse marcador é o mais tradicional, usado para fazer marcações em tecidos variados. Ele permite marcar o tecido em ambos os lados, pois a marcação desaparece completamente com facilidade.
Lápis para marcar tecido: composto por papel e giz de alfaiate, o lápis serve para fazer marcações em tecidos também de uma forma mais prática, porque além de não sujar as mãos, ele não precisa ser apontado. É só o artesão ir rasgando o papel conforme o uso. Tanto o lápis como o giz podem ser removidos com um pano úmido.
Caneta patchwork: esse tipo de marcador é mais prático e moderno. Geralmente, estão disponíveis na cor azul para tecidos claros, e na cor branca, para ser utilizada em tecidos escuros. São tão eficientes quando o lápis e o giz. Ficará a seu critério decidir do que gosta mais. A tinta dessa caneta costuma sair com água, o que não prejudicará o seu tecido.
Tesouras são itens essenciais para o trabalho com costura e tecidos. Geralmente fabricadas com aço inoxidável, sendo indicadas para todos os tipos de trabalho, inclusive com papel e materiais diversos.
O cortador rotativo é um acessório indispensável nos trabalhos de patchwork. Ele permite executar cortes de forma prática e detalhada, inclusive em curvas. O cabo emborrachado do cortador é anatômico e proporciona muito mais conforto e eficiência durante o uso. Sua lâmina é bastante afiada e permite o corte com precisão em diferentes materiais, como tecido, vinil, quilt, papel, veludo e couro.
Para diferentes tipos de corte, existem também diferentes tipos de lâmina. O nosso cortador, por exemplo, está disponível nos tamanhos de lâmina 28 mm e 45 mm.
A de 45 mm é ideal para cortes retos, com maior capacidade de corte, atingindo até 8 camadas de tecido. Já a lâmina de 28 mm é indicada para cortes curvilíneos, cortando até 4 camadas de tecido. Quando as lâminas perderem o corte, é só trocar por uma novinha, vendida separadamente.
A base de corte é tudo o que o artesão que trabalha com tecidos sempre sonhou. Bastante tecnológica, ela se recupera do corte em minutos e serve como apoio para realizar os trabalhos de corte, colagem e costura, sem prejudicar o artesanato ou o local de trabalho.
A régua para patchwork é utilizada para medir os tecidos e moldes, definir tamanhos, padronizar os retalhos, e o que for necessário na produção da peça para que ela tenha acabamento perfeito. Esse acessório possui marcações em centímetros e ângulos que facilitam na hora de cortar os tecidos, garantindo total precisão.
Agora que você já sabe como surgiu e quais materiais são necessários para começar a se aventurar nessa técnica, é hora de praticar! Se você está entrando nesse mundo agora, aqui no nosso blog você encontra um post supercompleto com algumas dicas que vão te ajudar.
Para já ir te inspirando a criar as suas peças em Patchwork, separamos algumas receitas que você encontra gratuitamente aqui no nosso site. Confira!
A Círculo tem lindas coleções de tecidos para você. Além de fios, agulhas e outros acessórios que vão te ajudar a produzir trabalhos incríveis.
Você encontra tudo nos melhores armarinhos e lojas on-line do Brasil.
Assim que finalizar suas criações em Patchwork, compartilhe com a gente nas redes sociais!
É só publicar suas fotos no Facebook ou no Instagram com a #semprecirculo. Nós amamos acompanhar de pertinho tudo o que você faz!
Até a próxima!
Conheça os novos acessórios Círculo e dê acabamento impecável às suas peças!
Leia maisBiquínis de crochê combinam sim com praia e piscina! Confira nosso post com lindas opções especialmente desenvolvidas para o verão 2021.
Leia maisConfira tudo o que rolou na Mega Artesanal 2023, maior feira de artesanato do Brasil!
Leia maisConfira todos os detalhes das estampas que vão marcar presença no seu Natal!
Leia mais