Inspire-se com as dicas de artesãs de sucesso!
Não é de hoje que sabemos a força do poder feminino em empreender nos muitos setores do mercado. E no universo handmade não poderia ser diferente, elas dão um show de garra, coragem e criatividade.
Por isso, no Dia do Empreendedorismo Feminino vamos trazer depoimentos de artesãs incríveis, que além de fazer parte do Time de Artesãos da Círculo brilham muito no mundo do artesanato!
Dentro da economia criativa o artesanato foi um dos seguimentos que mais gerou oportunidade de negócio em meio a pandemia.
Além de gerar renda e ser o ganha pão de muita gente, o fazer manual é uma arte que carrega inúmeras técnicas e, consequentemente resulta em muitos benefícios para a saúde.
Conforme artigo do Portal do Sebrae, em janeiro de 2022 o Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiros (Sicab) recebeu 918 cadastros.
Outro dado desse mesmo artigo aponta que o país tem hoje cerca de 8,5 milhões de artesãos, sendo a maioria mulheres que vivem diretamente da própria produção.
Tamanha a sua importância, o setor do artesanato representa cerca de 3% do Produto Interno Bruto (PIB) e movimenta por volta de R$ 50 bilhões ao ano.
Há muito tempo, as informações de pesquisas do próprio Sebrae já apontavam a presença marcante das mulheres entre os artesãos do Brasil. Um gráfico de 2013 já mostrava que 77% das pessoas que trabalhavam nesse setor era do público feminino, para apenas 23% do público masculino.
Confira agora, relatos de artesãs do nosso Time de Artesãos e inspire-se!
“Hoje em dia ouvimos falar bem mais sobre empreendedorismo feminino, ou seja, quando mulheres são protagonistas do seu próprio negócio.
Aos poucos estamos conquistando nosso espaço,
com isso, aumentando a representatividade feminina.
No Artesanato, nossa voz é forte. Mas empreender não é fácil!
Muitas vezes temos jornadas múltiplas, casa, filhos entre outros compromissos do dia a dia.
Porém quando temos um sonho, devemos acima de tudo, ter determinação e não desistir jamais.
Hoje, dia 19 de novembro, dia do empreendedorismo Feminino, tenho muito orgulho da minha força e coragem como mulher para dizer: sou uma empreendedora e estou à frente dos meus projetos.
Por isso, deixo algumas dicas para mulheres que pensam empreender: confie em si mesma, busque conhecimento, se organize e tenha metas, assim você terá grandes chances de se tornar uma empreendedora de sucesso!”
Simone Eleotério
“Empreender pode ser o desejo de ter o seu próprio negócio, mas em muitos casos, ter um CNPJ pode ser a única opção para se obter uma renda. Acontece que, ao longo de nossas vidas, não somos preparados para administrar uma empresa. E para você que pensa em ter seu negócio, mas não sabe por onde começar, aqui vão 10 perguntinhas que podem te ajudar a planejar seu sonho:
1º Por que abrir sua empresa?
2º Como profissional, quais serviços e produtos você pode oferecer com excelência?
3º Quem são seus clientes?
4º Qual o valor que você estaria disposta (o) a investir para iniciar seu negócio?
5º Qual será a forma de comercialização? Online ou loja física?
6º Quem são seus fornecedores?
7º Quem são seus parceiros?
8º Quem são seus concorrentes? Aponte as vantagens e desvantagens.
9º Qual o lucro desejado da empresa?
10º Quais conquistas pessoais você deseja alcançar?
Acredite! Planejar antes de iniciar é essencial para que o seu negócio inicie bem. Ao responder essas perguntinhas básicas você vai trilhar um caminho rumo aos seus objetivos. E aqui vai uma dica, “não tenha pressa, mas não perca tempo”, ou seja, pesquise, planeje, estude, mas fique de olho nas oportunidades para se lançar no mercado.”
Bruna Szpisjak
“Para nós, mulheres, começar a empreender depende muito mais da força de compromisso do que da força de vontade. Vai muito além do desejo de conquistar o mercado e produzir renda.
Toda mulher que decide empreender sabe muito bem que a primeira barreira está em conciliar todas as tarefas da casa com essa nova atividade, principalmente para aquelas que não contam com nenhum apoio familiar. É preciso muita disciplina para organizar o tempo e dar conta de tudo. Entretanto, é completamente possível!
Comigo não foi diferente! No começo, e isso foi lá em 2008, tudo pareceu muito difícil, mas assim que decidi que esse era o caminho que eu queria seguir, as coisas foram acontecendo. Com papel e caneta eu organizei as tarefas com as horas do meu dia. Todo tempo livre me dediquei a esse projeto e quando a gente começa a pesquisar, a estudar os caminhos para alcançar os objetivos, descobrimos que muitas coisas estão ao nosso alcance e a gente nem sabe. Por exemplo, eu não precisava sair de casa para comprar fios, não precisava sair para descobrir o valor do frete para a cliente, tabela de medidas, cores, texturas de fios, promoções, tendências, receitas, videoaulas, etc. Havia tanta informação importante na internet e eu mergulhei de cabeça. Então, o primeiro passo é esse: FOCAR e se COMPROMETER com você mesma. Não espere que as pessoas façam por você.
Montei um blog, que existe até hoje, inclusive dá pra ter uma noção do meu começo acessando as primeiras postagens. Tudo bem simples. Comecei com o que eu tinha. Não fiz nenhum investimento além do meu tempo e do meu comprometimento.
Mas eu não sabia de quase nada! Foram muitos desafios que me ajudaram a crescer. Quando eu recebia encomenda de peças que nunca tinha feito, lá ia eu para a internet. Estudava as receitas até conseguir fazer a peça. Tentar e persistir foi fundamental. Aprendia muito errando e consertando cada peça. Fica aqui minha segunda dica: ENFRENTE, PERSISTA mesmo que não se sinta pronta!
Outra coisa muito importante é fazer com que sua família respeite e entenda que agora você tem um trabalho e que é uma atividade extra muito séria. Essa parte depende de nós, pois quantas ouvem diariamente: “você não trabalha, você só faz artesanato”! Com jeitinho e firmeza a gente consegue, mas foi vendo o meu comprometimento que todos a minha volta perceberam que alguma coisa diferente estava acontecendo. Rapidinho aquele meu tempo de trabalho estava completamente protegido e ninguém me atrapalhava.
Aos poucos fui profissionalizando meu pequeno projeto, fiz o MEI, montei uma loja virtual, busquei parceiros, e foi aí que tive o privilégio de começar a trabalhar em parceria com a Círculo. Mas nunca deixei de aprender.
Sobre as vendas: eu não me prendi ao local onde eu morava, vender pela internet tem um alcance assustadoramente maior. Ah, e sempre quis oferecer peças diferentes, sempre mudava uma coisinha aqui e ali para ganhar mais mercado. E assim fiquei por 8 anos exclusivamente produzindo e vendendo moda crochê.
Depois de um tempo reuni um grupo de amigas e comecei a ensinar. Eu também não estava pronta, mas fui assim mesmo! Isso me fez crescer ainda mais. Foi com o desejo de aprender das alunas que me descobri professora. Eu aprendia as peças para depois ensinar.
E com muito orgulho digo que crochetar realizou muitos sonhos. Nunca parei de aprender e a cada dia me apaixono mais pelo artesanato. Hoje me dedico também ao aprendizado do tricô. Os filhos cresceram com a minha presença em casa e sobra ainda mais tempo para mim. Sou muito feliz por ter acreditado, defendido e persistido no meu projeto de empreender com o crochê.”
Renata Vieira
Nós temos diversos fios incríveis, além de agulhas especiais para te ajudar a confeccionar lindas peças e arrasar no mundo do artesanato. Você encontra tudo nos melhores armarinhos e lojas on-line do Brasil!
Agora que você já está inspirada para empreender e arrasar no setor do artesanato, é só começar a criar. Nós vamos adorar ver todo o seu sucesso!
Lembre-se: assim que finalizar suas criações, compartilhe com a gente nas redes sociais!
É só publicar suas fotos no Facebook ou no Instagram com a #semprecirculo. Nós amamos acompanhar de pertinho tudo o que você faz!
Agora responde aqui pra gente: qual é a sua técnica preferida no mundo handmade? Comente aqui embaixo!
Até a próxima!
Fontes:
Confira as lindas histórias que recebemos em comemoração ao nosso 85º aniversário!
Leia maisSaiba agora quais são os materiais indispensáveis para fazer tricô. São 21 itens para te ajudar a se aventurar nessa arte!
Leia maisConheça as novidades que preparamos para celebrar a cor do ano de 2024!
Leia maisCom o apoio da Círculo, diversas marcas apresentaram coleções que celebram o trabalho artesanal no maior evento de moda brasileira. Confira os detalhes!
Leia mais