Já pensou se no meio de seu trabalho com a técnica do pooling o seu fio acaba e você precisa precisa fazer uma emenda para iniciar um novo novelo? “O pooling já é difícil, se meu fio acaba, eu vou logo desistir e deixar a peça como ela está mesmo, né”. Se foi isso que você pensou, então, esse post é para você! O processo de terminar um novelo para começar um novo, geralmente, é dado por um nozinho entre as pontinhas dos fios. Aí, o artesão continua tecendo, esconde o nozinho no meio do trabalho, e vida que segue, não é mesmo? Isso acontece no crochê, no tricô, nas melhores famílias e com todos os artesãos. Esse processo é chamado de emenda, e é bastante comum a quem faz trabalhos maiores, que exijam mais de um novelo. Agora, com o pooling, as coisas são um pouquinho diferentes. Se você não conhece bem essa técnica, clique aqui para saber como fazer e aplicá-la no crochê, e aqui, para saber como utilizar o pooling no tricô. Aproveite e já conheça o Love Círculo, nosso aplicativo que tem várias funcionalidades e materiais gratuitos, inclusive, a ferramenta Pooling. Caso você seja mais visual, temos duas playlists bem legais no YouTube com vídeos que explicam tudo bem direitinho com a ajuda de nossos professores Bruna Szpisjak e Marcos Filho. É só clicar no nome de cada um deles para acessar os vídeos. Agora, voltando ao nosso assunto principal...
Como fazer a temida emenda?
Se você já conhece o pooling, sabe que para criar peças utilizando essa técnica, você precisa de uma interface digital, fios multicoloridos e de uma contagem de pontos bem certinha para que o trabalho dê certo e tenha exatamente o padrão que você imaginou pra ele, e o mesmo que a interface digital mostrou pra você. Pode parecer complicado, mas fazer a emenda no pooling é bem fácil! Você apenas vai precisar emendar o fio novo na mesma cor do fio que está acabando. Como assim? Vamos imaginar que você está utilizando um fio multicolorido com duas cores, o Barroco Multicolor Premium na cor Zebra (9016), que é preto e branco.Se o seu trabalho estiver acabando na cor branca e o novo novelo tiver uma ponta que comece com preto, é só você unir as duas partes brancas dos fios e dar um nó na metade da extensão da cor. Depois, é só seguir tecendo o trabalho normalmente, seguindo a contagem de pontos que a ferramenta Pooling deu para você. Não precisa recomeçar a contagem, nem nada assim. É só continuar de onde você tinha parado. Fácil, né? Prefere visualizar na prática? Então, veja só esse vídeo que a artesã Bruna Szpisjak gravou para você.
Gostou? Ah, lembre-se que essa emenda pode ser feita para trabalhos com pooling no crochê, tricô, de modo linear e circular. Que tal testar suas habilidades com o pooling e confeccionar algumas peças bem lindas? Confira aqui embaixo algumas das nossas inspirações em pooling. Para acessar a receita da imagem, é só clicar sobre ela. Para os vídeos de passo a passo, basta dar o play. Divirta-se!
Cachecol Pooling
Poncho Infantil
Cesto de Crochê em Pooling
Utilize a #
Viu como é fácil emendar fios no pooling? Esperamos que você não sofra mais com esse problema! Se esquecer, volte aqui e relembre tudo mais uma vez. Salve esse post em seus favoritos para os momentos de emergência e compartilhe com seus amigos artesãos. Quando concluir seus trabalhos, compartilhe com a gente no Facebook e no Instagram! É só utilizar a #semprecirculo. Até a próxima!
Transforme o Natal da sua família com os personagens encantadores da Apostila Amigurumis Natal no Campo. Crie, decore, presenteie ou faça uma renda extra
Receba tudo em primeira mão, novidades em produtos, receitas e muito mais.
Newsletter
Fique tranquilo, nós também não gostamos de spam.
Otimizamos sua experiência durante a navegação através do uso de cookies. Continuando em nosso site, entendemos que você está de acordo com nossa Política de Cookies, assim como nossa Política de Privacidade.