Na entrevista com a artesã Luana Telles, do Bubalu Crochê, ela ensina a fazer fotos de artesanato atrativas e que sensibilizam o consumidor para você aumentar as vendas
Se uma imagem vale mais do que mil palavras, no universo artesanal ela vale uma venda. Principalmente se seu principal canal de negócios for a internet. Quem vende pelas redes sociais trabalha com uma plataforma muito visual. O que chama atenção de imediato é a fotografia. E fazer uma foto atrativa e que sensibilize o consumidor a ponto de ele fechar uma venda é possível e nós vamos te ensinar!
Neste post, contamos com uma convidada superespecial, especialista no assunto. A professora de crochê e especialista em Amigurumi, Marketing Digital e Vendas Luana Telles do @luanatelles.bubalu, a Bubalu Crochê.
Recentemente, ela participou da criação e lançamento do mais novo fio da família Amigurumi, o Amigurumi Slim. Confira no vídeo a seguir.
E agora sim, leia a entrevista com a Bubalui Crochê e aprenda a fazer fotos de artesanato que vendem.
Quando você tem poucos recursos para investir em suas fotografias, fique tranquilo. Não é isso que determina se a imagem vai ser boa ou não. Você consegue fazer com o seu celular, usando a luz natural ao seu favor. Ela é a única que realmente valoriza o seu produto. É gratuita e não há como substitui-la. Basta ter uma janela, colocar uma mesa ao lado dela e aproveitar a luz lateral que entra. Acomode o amigurumi num bom ângulo e improvise um rebatedor de luz. Com isso você vai tirar fotos.
Como é uma luz lateral, que provavelmente vai entrar por uma janela, ela vai iluminar apenas parte do produto. Então, você entra com um rebatedor. Que pode ser uma folha de isopor, em vez de rebatedor profissional, pois ele é mais em conta e deixa a luz suave. A folha de isopor você encontra em papelarias. Para fotografar um amigurumi, por exemplo, um pedaço em tamanho de folha A4 já é suficiente. Alguns objetos que você tem em casa também servem, como protetor solar do carro, assadeira de alumínio e prato de cerâmica branco. Tudo isso pode ser usado para rebater a luz.
Para não tremer, invista em um tripé. Se não for possível, coloque um suporte atrás do celular. Pode pegar o que você tiver à disposição. É importante para o aparelho não cair e você ficar com a mão livre para mexer na cena. E, quando puder, invista em um tripé.
Sim! Uma boa fotografia é prática. É testar. Não tem como fugir disso. Toda a vez que você se põe disponível a praticar, seu cérebro faz ligações neurais e você acaba aprendendo. Uma boa foto é iluminação. E para isso você precisa treinar o seu olhar. Então, com o tempo, você vê luz e sombras que não via antes e vai abrindo novos caminhos na sua cabeça que vão facilitar a sua produção de fotos.
Se você não tem um norte de marca, uma identidade visual definida de forma profissional, indico que use um fundo simples, neutro. E todo objeto de composição de cena seja para agregar e não confundir o olhar. Amigurumi, por exemplo, já tem uma textura diferenciada que chama a atenção. Se você coloca um fundo com textura, a visão de quem vê a imagem se perde. Analise se a textura do amigurumi e do fundo brigam. Se quer usar a textura ao fundo, distancie o amigurumi da parede, de 60 cm a 80 cm, para dar um desfoque. Dependendo do modelo de aparelho celular, a lente já vai ter um desfoque natural. Ou você pode colocar um desfoque mais natural em um aplicativo na pós-produção. Se colocar desfoque de fundo com o amigurimi perto da parede o amigurumi fica artificial.
Eu, como consumidora, gosto muito de ver nas fotos deste tipo de produto elementos que mostrem o conforto, o corte, a modelagem, a usabilidade. Na venda do amigurumi trabalhamos com emoção. Na moda praia, quebraria objeções. Mostraria detalhes da modelagem, ver detalhes dessas peças, pois é moda íntima, ainda que de praia. Se o decote é profundo, se vai ter elasticidade.
Fotos que tiveram o fundo original trocado na edição repelem os clientes. Fica muito na cara o desleixo. E quando trabalhamos com desleixo, a impressão é de que tudo é feito com desleixo, não importa o quanto você investiu na confecção da peça.
O que mais envolve são fotos de detalhes, fotos humanizadas. Se você fotografa crianças brincando com amigurumis, vai transmitir sensações que farão os clientes se imaginarem na cena ou imaginarem a pessoa que mais ama. Também funciona muito bem acrescentar elementos que contam a história daquela peça. Simular uma mata, um lugar selvagem, no caso de amigurumis de animais que vivem nesses locais, por exemplo. Quebra de padrões envolve demais. No amigurumi todo mundo fotografa com bolacha de madeira, fundo chapado. Se você fizer algo diferente da maioria, quem vê terá acesso a uma informação nova e será envolvida por isso. Encontre sua essência. É através dela que você vai conseguir diferenciar a sua marca das demais e criar um padrão para a sua fotografia.
Padronização é uma discussão profunda. Postar sempre um carrossel com três fotos de cada peça no Instagram: na capa a melhor foto e depois imagens dos detalhes. Isso cansa a audiência. O que vai padronizar o seu trabalho são os tons que você escolhe para estas imagens. Como um fundo escuro e elementos de composição claros. Na próxima foto, inverta isso. Mas sempre usando os tons da sua marca e as cores da sua peça. Dá para fazer esse jogo de tons. E daí você vai trazer elementos novos a cada foto, respeitando a identidade visual da sua marca.
Se sua marca tem cinco tons, selecione os dois tons que mais conversem com os tons da peça. Há vários artifícios para manter um padrão sem deixar a peça monótona. A gente disputa atenção com muita gente. Então, coisas novas sempre. Algo criado por você, original.
Quanto mais você facilitar a trajetória do seu cliente, melhor. Eu primeiro trabalhei muito as vendas no meu feed do Instagram. Deixei aquela vitrine desejável e depois reuni todas as peças em um catálogo porque não queria que o meu cliente tivesse de ficar rolando o feed para encontrar o que queria. Gastei um tempo danado nesse PDF, encaminhava, e o cliente nem abria. Ele quer informação direta sempre. Eu fiquei pouco tempo usando o catálogo. Quando o cliente gosta do seu perfil no Instagram, ele mora nele. E daí ele fala com você decidido pela compra. A gente não precisa convencer, ele já vem convencido.
É importante ter uma esteira de produtos para venda, mas se você apresenta muitos produtos diferentes no feed, o cliente perde o foco. Recomendo investir em três, quatro produtos.
Sim, a venda acontece muito antes do contato. Quando você elimina todos os ruídos de comunicação. Nichar é eliminar todos os ruídos de comunicação. É se portar e se posicionar como especialista em algo. Seguir um padrão na fotografia é eliminar ruído. Assim como apresentar legendas claras, diretas, objetivas e que gerem emoção. Quanto mais eliminar ruído, mais você vai vender. Por isso tem que nichar. Se uma pessoa procura por moda praia e o que você mais ama é fazer isso, mas a três últimas fotos de seu feed são de mesa posta, e depois tem uma bolsa, e só depois tem moda praia, o cliente não vai dar crédito.
Se seu nicho é mesa posta, apresente ideias diferentes de jogos americanos em crochê. Ensine a montar essa mesa posta. Faça reels dessa montagem. Isso cativa e gera desejo. Esse conteúdo vai fazer a pessoa se imaginar sentando-se à essa mesa em um momento agradável. O cliente precisa se enxergar nestas situações que oferecemos a ele por meio de nossos conteúdos.
Uma foto arrebatadora de produto artesanal precisa emocionar, ser autêntica, manter consistência visual, contar uma história. Um segredo é instigar uma ação natural. Uma reação. Gerar uma ação, um comentário, um compartilhamento natural. Ela tem tanta vida que não tem outra opção a não ser comentar e compartilhar.
Gostou das dicas?
Então agora é tecer com os fios e acessórios Círculo e depois fotograr todas as peças seguindo os conselhos da Bubalu Crochê.
E não esqueça de compartilhar seu trabalho conosco nas redes sociais usando a #semprecirculo. Nós adoramos acompanhar tudo o que você faz.
Obrigada pela leitura e até a próxima!
Confira esse guia completo e descubra como fazer, materiais necessários e tutoriais de passo a passo!
Leia maisNo mais novo E-book Círculo, você encontra quatro receitas exclusivas que vão transformar as brincadeiras do seu pet ainda mais especiais! Confira todos os detalhes!
Leia maisChegou o novo Kit Amigurumi Bichinhos Dorminhocos, uma turminha encantadora que vai roubar seu coração. Conheça os cinco personagens!
Leia maisConfira as lindas histórias que recebemos em comemoração ao nosso 85º aniversário!
Leia mais