Aprenda a fazer a leitura correta de gráficos de crochê com cinco dicas práticas e simples, desvende todos os segredos desses diagramas e amplie as suas possibilidades de produção
Gráficos são um material de apoio às receitas de crochê, tricô, amigurumi e outras técnicas artesanais que você encontra aqui no nosso site, na seção Receitas (exemplo na imagem abaixo). Eles são uma representação visual dos pontos usados na produção da peça, do início ao fim, e servem como um guia para o artesão seguir.
É fundamental você aprender a fazer a leitura correta desses gráficos para elevar a qualidade das suas peças e as possibilidades de produção.
À primeira vista, a leitura desses gráficos pode oferecer certa dificuldade, principalmente para quem está começando no universo artesanal.
Mas, com as dicas que reunimos neste post, você vai ver que esse conhecimento é super necessário e pode ser algo simples e prazeroso.
Para facilitar o seu aprendizado, concentramos as informações sobre a leitura dos gráficos de crochê, que é a técnica mais difundida entre quem produz artesanato com linhas e agulha.
Como bônus, trouxemos algumas dicas para a leitura dos gráficos de tricô, com ajuda da nossa talentosa artesã do Time, Vitória Quintal.
Continue a leitura e bons estudos!
De certa forma, os gráficos do artesanato são parecidos com a matemática: eles são desenhos ou diagramas que representam um conjunto de dados. No caso das receitas de crochê, uma série de pontos que, juntos, formam uma linda peça.
Os gráficos são representações ilustrativas de todos os pontos que compõem uma peça. Já as receitas são instruções em formato de texto, uma espécie de passo a passo, bem parecido com uma receita culinária mesmo. Os dois devem ser lidos e interpretados, mas o gráfico precisa passar por uma espécie de tradução.
Muitas vezes não é possível escolher entre um e outro, porque gráfico e receita costumam ser complementares. Geralmente, as receitas são descritas somente até certa parte. E a partir de um momento, a indicação é de que você acompanhe o gráfico.
Nós dividimos as instruções para uma boa leitura de gráficos de crochê em cinco dicas, para facilitar a aprendizagem. Seguindo os passos abaixo, você vai conseguir entender direitinho como interpretar os desenhos daquela receita que você quer tanto fazer. Vem com a gente!
A primeira coisa que um iniciante no crochê sente quando depara com o gráfico de uma peça é um pouco de medo. Imagina só ver vários desenhos pequenininhos juntos e não saber o que cada um deles representa. Não se assuste e tenha calma. Compreender todos os seus significados não é tão difícil assim!
Os gráficos são, com certeza, a forma mais rápida de instrução para confeccionar uma peça. Ele é, de uma certa forma, absoluto. E por mais que precise ser interpretado, as chances de haver um erro no desenho é bem menor do que nas instruções escritas.
Dedique-se a aperfeiçoar mais essa habilidade como artesão!
Gráficos precisam ter seus símbolos desvendados e traduzidos para significarem alguma coisa. Por isso, atenção às legendas. As legendas de um gráfico são a tradução dele. Isso mesmo. Cada símbolo tem um significado e é assim que você vai começar a desvendar o mistério de sua peça.
Esses significados não mudam e você não precisa se preocupar. Sempre que deparar com diferentes gráficos, os desenhos terão os mesmos significados.
Olha só a legenda correspondente ao gráfico da primeira imagem deste post, da Almofada Rosa e Hena:
Então, sempre que vir cada um desses símbolos, você já sabe o que tem que fazer, certo? Agora, podemos ir para a próxima dica!
Os gráficos de crochê podem ser de duas formas: lineares e circulares. E isso tem a ver com o tipo de peça que ele irá formar: retas ou redondas.
No caso dos gráficos circulares, de peças arredondadas, a leitura funciona de dentro para fora e no sentido horário. Ah, e tem um detalhe: o início dessas peças é algo que geralmente não está representando nas legendas. Isso mesmo!
O início de peças redondas se dá com o anel mágico, geralmente representado por um círculo no centro da imagem.
A linha subsequente ao círculo traz uma determinada quantidade de pontos, representados nas legendas. E é essa quantidade de pontos que você deve inserir dentro do anel mágico para começar a trabalhar.
Daí em diante, basta seguir em frente, até chegar à linha mais externa do círculo.
Se quiser relembrar como fazer um anel mágico, dá uma olhadinha nesse vídeo:
Já os gráficos lineares, são lidos de baixo para cima, e da esquerda para a direita nas carreiras ímpares. As pares, são lidas da direita para a esquerda.
No vídeo a seguir, a talentosa artesã do Time Bruna Szpisjak, explica em detalhes as diferenças entre a leitura destes dois tipos de peças de crochê: linear e circular. Confira!
Essa etapa parece não ter muito a ver com gráficos, mas tem sim. Você não pode se esquecer de contar! A cada carreira finalizada, faça uma marcação em seu gráfico e confira a quantidade de pontos com atenção. Veja se a quantidade de pontos que você desenvolveu está igual ao desenho.
Às vezes, a gente acha que pegou o jeito e começa a produzir de forma automática. Quando lá na frente, percebe que a conta não fecha. E aí, quando vamos ver: faltou ou sobrou ponto. E a repetição do erro até o final pode deformar sua peça.
Para não precisar desmanchar seu trabalho quase no final, conte os pontos de cada carreira no início e no final. É melhor pecar sempre pelo excesso.
Aproveite, se tiver oportunidade, para observar alguém que tenha bastante conhecimento na técnica que você está querendo aprender para desenvolver sua leitura de gráficos. Ter alguém para nos ensinar e compartilhar experiências é sempre incrível.
A leitura de gráficos de tricô segue a mesma lógica da interpretação dos gráficos de crochê. Uma das únicas diferenças é que os pontos básicos têm nomes e desenhos diferentes.
Assim como o crochê possui gráficos diferentes para peças lineares e circulares, o tricô também trabalha com gráficos diferenciados para agulhas retas e circulares.
É importante observar a receita do trabalho que você irá confeccionar e conferir qual o tipo de agulha indicada para executá-lo da forma correta.
Neste post utilizaremos um gráfico de uma peça confeccionada com uma agulha reta para exemplificar.
A apresentação do gráfico de tricô com agulha reta, neste caso, é feita em carreiras, e a leitura deve ser realizada de baixo para cima. A carreira mais embaixo do desenho é a primeira. O número de quadradinhos da carreira é o número de pontos que você deve ter na agulha.
Os gráficos do tricô mostram sempre o lado direito dos trabalhos, ou seja, as carreiras ímpares. A primeira, a terceira...o lado avesso, quando não indicado no gráfico, deve estar descrito no corpo da receita ou em uma observação acima do gráfico.
Atenção: nem sempre o lavo avesso é o contrário do lado direito! Algumas receitas não trazem as carreiras pares desenhadas, aí cabe a você lembrar de fazer a inversão dos pontos.
No vídeo a seguir, a nossa super especialista em tricô Vitória Quintal, do Time de Artesãos da Círculo, dá mais algumas dicas sobre a leituras de gráficos de tricô, usando uma de nossas revistas. Clique e confira!
Fizemos uma seleção especial de receitas de tricô e crochê para você exercitar a leitura dos gráficos dessas duas técnicas.
Clique em cada imagem para acessar a página da receita completa, com texto e gráficos.
Além de diversas opções de agulhas e fios, temos também muitos acessórios para ajudar você a fazer peças incríveis e revistas e apostilas com receitas exclusivas para você reproduzir e se inspirar!
Você encontra tudo nos melhores armarinhos e lojas on-line do Brasil!
Compartilhe com a gente todas as suas criações! É só utilizar a #semprecirculo no Facebook ou Instagram.
Nós adoramos acompanhar tudo o que você faz!
Obrigada pela leitura e até a próxima!
Leve a delicadeza do tricô e do crochê para o guarda-roupa das crianças com o E-book Tricô e Crochê – Especial Baby!
Leia maisSelecionamos lindos trabalhos de crochê para decorações modernas, joviais e dentro das tendências atuais de moda casa. Confira!
Leia maisFizemos uma seleção das abreviações que você precisa conhecer para ler receitas e confeccionar peças em crochê, amigurumi e tricô com facilidade
Leia maisConfira os detalhes das agulhas mais práticas que acabaram de chegar no mercado!
Leia mais