Acerte no tamanho! Fique por dentro das dicas de modelagem e faça peças perfeitas!
Falar de modelagem pode ser um bicho de sete cabeças para algumas pessoas! Mas a prof. veio aqui, hoje a convite especial da Círculo, para falar um pouco mais desse tema e, te dar algumas dicas (de ouro) que vão fazer você olhar o subnicho de vestuários artesanais de uma nova maneira! Vamos lá?!
Uma das primeiras coisas que você precisa prestar atenção para começar a tecer qualquer tipo de peça de roupa, são as medidas corporais. Não podemos esquecer que o nosso corpo é composto por um volume tridimensional. Ou seja, temos comprimento, largura e profundidade!
Dito isso, você vai começar a aguçar o seu olhar para o tipo de roupa que deseja tecer e quais partes do corpo medirá para que essa peça se encaixe e modele perfeitamente ao vestir!
Vou deixar abaixo duas imagens, uma com as principais medidas de comprimento e a outra com as principais alturas, para medirmos as circunferências corporais!
A medida de circunferência significa medida na horizontal em que vamos dar a volta em uma parte do nosso corpo. Como as principais medidas de circunferências do corpo que usamos como base para blusas, casacos, shorts, saias, toucas, chapéus, dentre outros.
Esses, por sua vez, são conhecidos como circunferência de tronco (tórax/ busto / cintura), circunferência de quadril, circunferência de bíceps, circunferência de coxa e circunferência de cabeça!
E os comprimentos são as medidas que medimos na vertical. Comprimento de uma manga, por exemplo, comprimento de uma blusa, comprimento de um short, de uma saia e de uma calça!
Para tirar essas medidas, você só vai precisar de uma fita métrica!
Bom, agora que você já sabe como e onde medir no seu corpo ou no de alguém, a primeira etapa está feita!
Agora, eu quero falar com vocês de uma outra dúvida que surge MUITO entre as crocheteiras e artesãs, ficou curioso, veja a seguir no próximo tópico.
A primeira coisa desse tema que você precisa saber é: mude a sua percepção de aprendizado, pois nem tudo é definido por “quantos pontos” para “quantos centímetros”! Por quê?!
Aposto que você já deve ter feito uma receita do Youtube que foi toda baseada em seguir correntinhas e pontos, mas somente quando você foi tecer, mesmo seguindo a receita, percebeu que a sua peça ficou DIFERENTE!
Pois é, isso acontece por causa de uma coisa muito comum chamada de “tensão de ponto”. Ou seja, é a tensão que cada artesã coloca ao tecer um ponto, podendo puxar ou soltar mais o fio, fazendo as laçadas.... e isso é o que deixa uma artesã com pontos mais apertados e com pontos mais frouxos— é sobre isso!
Por causa disso, a prof. adotou o jeito de trabalhar ensinando tudo por centímetros e, instigando vocês a aguçarem a percepção CROCHETEIRA RAIZ!
Vamos lá, como você vai fazer para criar uma peça do zero?
Primeira pergunta: as medidas corporais que se encaixam no tipo de peça que vai tecer, você já tem certo?
Agora existe uma etapa do processo que chamamos de “sketching” ou melhor, fazer o esboço ou desenho com lápis e papel mesmo, no estilo visual da modelagem que você quer tecer!
Não importa se você não é um Picasso... rs! O que importa é você conseguir visualizar a ideia das formas da peça, através de um desenho e começar a colocar as medidas corporais nele!
Isso, nós no ramo de Design de produtos ou Design de moda, chamamos de Desenho técnico.
Depois que fez isso, você irá pegar a medida principal da peça, escolher por qual parte você quer começar e AI SIM: transformar uma medida em centímetros em pontos, de acordo com a sua tensão de ponto, a sua escolha de fio e combinação com a numeração de agulha!
A partir daí é a etapa de TESTES! Por a mão na massa! Ou melhor, na agulha!
Fonte: Foto Milena Miranda (Exemplo da baguncinha criativa com esboços com as medidas)
A partir do momento que você fez uma peça teste, ou melhor uma PEÇA PILOTO no manequim escolhido, por exemplo, você teceu uma blusa no seu tamanho M de medidas.
Agora você já sabe como fazer e vai precisar ter em mãos as medidas de um manequim maior, em tamanho g, ou menor, em P, depende de onde sua imaginação te levar!
Uma dica de ouro para facilitar a vida de todo mundo: mas prof, onde eu acho uma grade de manequim com as medidas corporais?! Você pode criar a sua! Ou você pode fazer uma coisa simples— jogar na pesquisa do Google, buscando por tabela de medidas corporais femininas! Pronto!
Não existe no mundo uma tabela única padronizada de medidas, cada marca de roupa pode e, tem a sua com variações! Você já foi em algumas lojas de roupas e comprou o seu número que ficou perfeito e na outra loja pediu a sua mesma numeração, mas a peça ficou muito pequena ou muito grande? É por causa disso, cada marca tem a sua grade de tamanho, de manequim P,M,G...!
Mas com essa busca na internet você já poderá ter uma base para se aventurar e usar a mesma lógica para aumentar o tamanho de uma receita ou diminuir. O que significa que sempre vai se basear nas medidas corporais em centímetros para transformá-las em pontos ou carreiras!
Durante seu processo criativo, você vai precisar tomar nota de todas as informações que forem crescendo na sua criação! Para isso, nós costumamos usar a ficha técnica!
A ficha técnica também pode ser criada de acordo com cada marca. Mas o intuito de uso é o mesmo: anotar informações para você saber gastos de fios e ornamentos, medidas e grades de tamanhos, cor de fio, lote, quantidades e, tudo isso, vai te ajudar a também precificar a sua peça artesanal no final, se você quiser vendê-la ou fazer encomendas!!!
Vou deixar um modelo simplificado para vocês feito especialmente para a Círculo, onde poderão imprimir e sempre ter no cantinho do seu ateliê para as suas criações!
Milena Miranda
Encante-se com as modelagens, cores e texturas que vão invadir a estação mais quente do ano!
Leia maisTendência de moda que invadiu as ruas neste verão, os squares de crochê são garantia de peças modernas, únicas e superdivertidas. Confira!
Leia maisOrganização é tudo! Quando trabalhamos de forma organizada, além de ter um maior rendimento no trabalho, também conseguimos otimizar processos. E a ficha técnica é uma grande aliada nessa missão!
Leia maisDois modelos e seis novas cores para adicionais sofisticação às peças!
Leia mais