Olá leitores!
Lembram quando falamos sobre o Projeto Irmãs de Lã?! (AQUI) A reação das pessoas em relação a matéria foi ótima e os comentários sobre a ação das voluntárias foram incríveis! É muito bom saber que as pessoas que fazem o bem ainda são um grande e significante número, e que muitas dedicam quase todo seu tempo para ajudar quem precisa.
Bom, nós temos uma extensão desse projeto aqui pertinho, em Blumenau/SC, o Projeto Aquecer! A mesma versão, o mesmo objetivo e o mesmo amor e vontade de ajudar o próximo.
Vamos conhecer um pouco as história desse grupo, contada pelos próprios integrantes? Vem com a gente:
"Franz Kafka, escritor húngaro – um dos maiores do século XX – disse uma vez: A solidariedade é o sentimento que melhor expressa o respeito pela dignidade humana. Este sentimento, simples e genuíno, faz bater o coração de tantos pelo mundo, que buscam, através de pequenos gestos, a construção de um mundo mais justo, mais digno, mais igualitário.
Foi este mesmo sentimento que fez nascer o grupo virtual Trama Mágica Crochê Arte – Gang das Agulhas, cuja moderadora, Marisa Almeida, teve a ideia de fazer doações de mantas para o os asilos da região. Depois desta iniciativa, inúmeros outros grupos foram criados em várias regiões do Brasil.
Aqui no Sul quem encabeçou o movimento foi Nazir Peixer. No início o grupo começou um tanto tímido, com poucos colaboradores de Blumenau, recebendo ajuda de outros grupos virtuais e, especialmente, do grupo Irmãs da Lã, de Curitiba, coordenado por Marina e Alcenir Albertoni, que vieram fazer uma visita ao pequeno grupo de Blumenau, oferecendo auxílio, ensinando e dando dicas de como confeccionar as primeiras mantas.
Hoje o grupo de Blumenau já conta com aproximadamente 40 colaboradores, envolvidos diretamente na confecção e montagem das mantas, mas mesmo assim continua contando com a colaboração de outros grupos virtuais, recebendo, assim, doações de todo o Brasil.
O grupo encontrou no tricô uma forma de entregar afeto aos que já fizeram tanto pela vida: idosos que estão passando o restinho de seus anos em asilos aqui da região.
Através das várias mãos caridosas que compõem este grupo, milhares de quadradinhos de crochê (de 20 x 20 cm ou 15 x 15 cm) são confeccionados. Depois eles são costurados uns aos outros formando as mantinhas, que mais do que aquecer corpos já frágeis e, na maioria das vezes, doentes, aquece o coração, tanto de quem recebe, como de quem entrega a manta.
Desde que o grupo começou em 2008, já foram entregues 219 mantas, um total de 8.760 quadradinhos. Para 2014 a meta é ousada: “Queremos entregar 125 mantas para idosos de Blumenau e Braço do Trombudo”, diz Nazir. A meta é desafiadora tanto pelo trabalho, como pela viabilização dele, que hoje funciona através da colaboração e doação de pessoas e empresas que se sensibilizam com a causa. Nazir diz que o grupo precisa crescer com mais voluntários e também com mais doações.
O movimento vem ganhando cada vez mais força e mais adeptos, se transformando num grande coletivo onde cada um auxilia da forma que pode. Alguns tricotam e costuram as mantas, outros fazem cachecóis, outros estão sempre em busca de mais doações de lãs. Alguns até promovem ações especiais para angariar material, como o caso de uma senhora que no dia do seu aniversário fez uma grande festa e pediu novelos de lã como presente.
Depois de tudo pronto, vem a melhor parte: a entrega das mantas que é um momento de muitas emoções. Histórias lindas, histórias tristes, histórias engraçadas, histórias incríveis e quase impossíveis. Quando se trata de quem já viveu muito, sabe-se que o que mais se tem é história pra contar. Este é o melhor pagamento que as voluntárias podem ter, uma experiência de amor, de amizade e de verdadeira solidariedade.
Nazir reforça que esta campanha é social, sem quaisquer fins lucrativos e comerciais, sendo assim proibida a venda das mantas. Além disto, todo o trabalho das colaboradoras é essencialmente voluntário, não recebendo, desta forma, qualquer pagamento econômico/financeiro."
O grupo esteve presente, em 2013, no Dia Mundial de Tricotar em Público na cidade de Blumenau/SC e a imprensa local (RBS TV) filmou este momento, e também o asilo que recebeu as peças. EMOCIONANTE! Assista aqui: http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/rbs-noticias/videos/t/blumenau/v/voluntarias-de-blumenau-tricotam-pecas-que-sao-doadas-para-idosos-de-asilos-da-cidade/2641927/
Confira alguns momentos do grupo:
Uma história linda e que nos orgulha, muito! Gostaríamos de parabenizar a Nazir pela dedicação e o cuidado com o grupo, e também a cada integrante por espalhar solidariedade e abdicar o seu tempo para ajudar o próximo.
Se você também gostou do projeto e tem interesse em se tornar um colaborador, ou fazer doações, entre em contato através dos e-mails:
npeixer@gmail.com e/ou mmarciakruger@hotmail.com
FAZER O BEM, SEM OLHAR A QUEM!
AJUDAR É TUDO DE BOM! :)
Um grande abraço, Equipe Círculo. Imagens: Foram cedidas pelo grupo.Obras essenciais para artesãos que desejam aprimorar suas técnicas e conhecimentos.
Leia maisAproveite os dias de férias para começar novos projetos em crochê. Confira a seleção de conteúdos que a nossa equipe preparou para você!
Leia maisE aí, preparado para escolher sua favorita?
Leia maisConfira os detalhes das agulhas mais práticas que acabaram de chegar no mercado!
Leia mais