EXECUÇÃO
Pontos utilizados -
Correntinha (corr.). Ponto alto (p. a.): laç., introduza a ag., laç., puxe o p. laç., rem., 2 p. e com outra laç., rem. todos os p.. Ponto alto em relevo direito (p. a. em relevo): laç., introduza a ag., horizontalmente por trás do p. a. da carr. anterior, laç., puxe o p. laç., rem., 2 p. e com outra laç., rem. todos os p.. Ponto alto em relevo avesso (p. a. em relevo): laç., introduza a ag., horizontalmente pela frente do p. a. da carr. anterior, laç., puxe o p. laç., rem., 2 p. e com outra laç., rem. todos os p.. Ponto fantasia: siga o gráfico. Barra em relevo: siga o gráfico.
Amostra - Um quadrado de 10 cm em p. a. com a ag. nº 3mm = 20 p. x 9 carr.
Execução -
Costas - Trabalhe a peça toda na seguinte ordem de cores: 10 carr. com o fio verde, 5 carr. com o fio amarelo, 2 carr. com o fio azul, 12 carr. com o fio rosa e 15 carr. com o fio salmão. Com o fio verde, faça uma corr. de 65 p. mais 3 corr. para virar e trabalhe em rede de p. a. seguindo o gráfico. Terminado o gráfico trabalhe em p. a.. A 10 cm do início do trabalho passe para o fio amarelo e trabalhe em p. fantasia seguindo o gráfico. Continue em p. fantasia seguindo o gráfico e trocando a cor conforme indicado no início da receita. Na 3ª carr. com o fio salmão para as cavas deixe de fazer de cada lado 4 p.. Terminado as carr. indicadas no início da receita rem..
Frente direita - Com o fio verde faça uma corr. de 42 p. mais 3 corr. para virar e trabalhe na sequência de cores e pontos das costas. A 27 cm do início do trabalho para o decote deixe de fazer à direita em cada carr.: 2 p. (2 v.) e 1 p. (14 v.). Ao mesmo tempo na 3ª carr. com o fio salmão faça à esquerda a cava como nas costas. Terminado as carr. indicadas no início da receita rem..
Frente esquerda - Mesmo trabalho da frente direita ao contrário.
Acabamento - Costure os ombros e os lados. Pregue os botões na frente direita, o 1º no início do decote o segundo na 1ª carr. do fio rosa, os outros dois a 12 p. dos 2 primeiros (veja foto). Abotoe entre os p. da frente esquerda.
Artesã - Vilma Maurer (1809)