Materiais:
3 Novelos de Jeans Lite (100g) - Cor: 8739 (azul médio);
Ag. para crochê Círculo 3,0mm;
1 botão (1,5cm x 1,5cm);
Tecido de malha para fazer o forro da peça;
Papel vegetal; Lápis; Tesoura.
Tamanho: 40
Pontos utilizados no crochê:
Corr.: correntinha, p.bx.: ponto baixíssimo, p.b.: ponto baixo, p.b.l.d.: ponto baixo laçando a alça da corr., da carr. anterior por detrás, p.a.: ponto alto, ponto fantasia (A): siga o diag. 1, ponto fantasia (B): siga o diag. 2, ponto fantasia (C): siga o diag. 3.
Abreviaturas:
P.: ponto, pts.: pontos, nov.: novelo, carr.: carreira, ag.: agulha, trab.: trabalhe ou trabalhando, diag.: diagrama, mot.: motivos, seg.: seguintes, rep.: repetição ou repetições, rem.: rematar, acomp.: acompanhando, dir.: direito, esq.: esquerda, comp.: comprimento.
Amostra:
Um quadrado de 10cm em p.a., na ag. de 3,0mm = 16 pts. x 10 carr..
Execução:
Transfira os moldes para o papel vegetal para usar como referência na execução da peça. Observe as setas no esquema de medidas com a indicação do sentido do trabalho.
Regata:
Inicie pela barra trab. frente e costas de uma só vez. Use a ag. de crochê de 3,0mm e o fio Jeans na cor azul médio, trab. um cordão de 180 corr., 1 p.bx. para fechar o arco. Sobre este arco trab. no p. fantasia (A) acomp. o diag. 1 (21 mot.) e os pts. de rep., trab. em carr. circulares. À 38cm de comp. do início trab. frente e costas separadamente no p. fantasia (B) acomp. o diag. 2 e os pts. de rep. e o molde. Para formar cada cava rem. de cada lado (5cm). Finalize a borda do decote de cada lado na medida de (13cm). À 53cm de comp. do início rem. a peça.
Tira para as cavas:
Una o fio na parte superior da cava e tab. no p. fantasia (C) acomp. o diag. 3 e os pts. de rep. da 1ª até a 4ª carr., esta tira ficará na medida de (4 x 30cm). Trab. em carr. de ida e volta.
Tira para o decote:
Una o fio no decote parte da frente dir. da peça e suba um cordão de 18 corr., prenda este cordão no lado oposto no decote parte das costas dir. com p.bx.. Faça outro cordão iniciando no decote lado esq. parte das costas, esta tira fica solta para depois prende-la ao botão. Agora sobre o decote e sobre estes dois cordões trab. a tira no p. fantasia (C) acomp. o diag. 3 e os pts. de rep. da 1ª até a 4ª carr., esta tira ficará na medida de (4 x 56cm). Trab. em carr. de ida e volta.
Acabamento do decote:
No decote parte da frente lado esq. prenda o botão.
Acabamento na barra:
Trab. ao redor da barra uma carr. de p.b..
Forro:
Sugestão do forro modelado ao corpo da peça, preso na peça ao redor do decote e cavas.
Artesã: Angélica Schmitt (206222)